Sem dúvida o que os paleontólogos buscam é mais do que apenas encontrar um dinossauro ou um outro animal extinto interessante, mas sim entender o surgimento e a evolução da vida na Terra. Uma das dúvidas mais intrigantes é a seguinte: Quando e onde os primeiros seres vivos marinhos de quatro patas pisaram em terra firme, iniciando a conquista terrestre pelos primeiros anfíbios. Uma descoberta recente altera a resposta para esta pergunta e é isso que você confere nesta postagem.
Segundo cálculos feitos a partir dos rastros, o animal deveria ter em torno de 2,5 metros de comprimento e andava em 4 patas sem arrastar o ventre no solo, deduções estas com base no tamanho das pegadas (25 centímetros) e e em outros traços do fóssil.
Segundo Philippe Janvier e Gaël Clément, a descoberta destrói a ideia de que os seres aquáticos sofreram uma transição para seres terrestres por volta de 385 milhões de anos, pois o fóssil recém descoberto nos mostra que 18 milhões de anos antes disso os animais já começavam a se arriscar na terra. Agora os pesquisadores começam a pensar que os exemplares mais recentes não são realmente seres transicionais, mas seres com resquícios da transição ocorrida alguns milhões de anos antes.
Assista o vídeo abaixo e veja os paleontólogos falando a respeito da descoberta das pegadas e explicando o que ele pensa a respeito. Infelizmente só tem áudio em inglês, sem legendas.
Fontes
0 comentários :
Postar um comentário