Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Tetrápodes saíram da água antes do que se pensava

Sem dúvida o que os paleontólogos buscam é mais do que apenas encontrar um dinossauro ou um outro animal extinto interessante, mas sim entender o surgimento e a evolução da vida na Terra. Uma das dúvidas mais intrigantes é a seguinte: Quando e onde os primeiros seres vivos marinhos de quatro patas pisaram em terra firme, iniciando a conquista terrestre pelos primeiros anfíbios. Uma descoberta recente altera a resposta para esta pergunta e é isso que você confere nesta postagem.

Uma descoberta na Polônia, especificamente no sul do país, indica que ali um animal deste tipo, de quatro patas e vertebrado, um tetrápode, pisou em terra durante o período Devoniano, há cerca de 395 milhões de anos, indícios em forma de pegadas, que são pelo menos 18 milhões de anos mais antigas que os mais antigos fósseis que comprovam a passagem de vertebrados em terra seca.
As pegadas que estão sendo estudadas por paleontólogos na Universidade de Uppsala, na Suécia, já renderam um artigo que foi publicado na revista Nature, anunciando a descoberta, que pode alterar todo o modo de ver a evolução dos seres vivos.
Segundo cálculos feitos a partir dos rastros, o animal deveria ter em torno de 2,5 metros de comprimento e andava em 4 patas sem arrastar o ventre no solo, deduções estas com base no tamanho das pegadas (25 centímetros) e e em outros traços do fóssil.
Segundo Philippe Janvier e Gaël Clément, a descoberta destrói a ideia de que os seres aquáticos sofreram uma transição para seres terrestres por volta de 385 milhões de anos, pois o fóssil recém descoberto nos mostra que 18 milhões de anos antes disso os animais já começavam a se arriscar na terra. Agora os pesquisadores começam a pensar que os exemplares mais recentes não são realmente seres transicionais, mas seres com resquícios da transição ocorrida alguns milhões de anos antes.
Assista o vídeo abaixo e veja os paleontólogos falando a respeito da descoberta das pegadas e explicando o que ele pensa a respeito. Infelizmente só tem áudio em inglês, sem legendas.
Walking with Tetrapods
© Nature


Fontes

0 comentários :