Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



terça-feira, 11 de maio de 2010

Você sabia que a "garra terrível" dos raptores não era realmente tão terrível?

Deinonychus em clássica posição de ataque
© Nestle

Você sabia que os raptores estão entre os mais populares dinossauros e têm muitos admiradores. Eram inteligentes, ágeis e elegantes. Mas há um porém na fama deles. Quando descobriram os primeiros espécies, logo notaram a grande garra em forma de foice, localizada no 3º dedo do pé e julgaram que era capaz de retalhar a vítima. Filmes e ilustrações a partir disso retrataram os raptores como máquinas de matar e suas garras como armas letais, capazes de rasgar e retalhar carne profundamente. No entanto, estimativas mais recentes observam que a parte de baixo das garras não tem fio, é meio arredondada. Só a ponta é afiada e com estas características só poderia furar e arranhar a pele superficialmente, mas nada como o que se pensava anteriormente. No documentário da BBC chamado "A Verdade sobre os Dinossauros Assassinos" há uma interessante explicação sobre a garra do Velociraptor. Confira!

6 comentários :

Anônimo disse...

Pois é, são notícias que os fãs-de-meia-tigela-de-dinos não querem saber: para a maioria deles, os dinossauros não eram animais, como se fossem algo mais na linha evolutiva dos vertebrados. Algumas pessoas acreditam que os raptores (velociraptor, Utahraptor, Deinonychus...) matavam o tempo todo tudo o que tinha vida e não apenas para comer, como se eles fossem humanos, que caçam pelo prazer de matar, pura e simplesmente. Bando de ingênuos. Abração, Patrick.

Unknown disse...

Olá Patrick,como diz o comentário do "Operários" muitos desses fãs de meia tigela de dinos que eu me incluiria no caso há uns tempos atrás, foram inflúenciados pela midia na fabricação desses "Dinos comercializados"
mas como eu tenho um pouco desse lado investigador que é um ponto chave na ciência,como passar do tempo começeia a pesquisar mais sobre esse mundo perdido e cheguei a uma conclusão de que os dinos carnivoros e herbivoros teriam um temperamento, de serta forma bem parecidos com os dos grandes mamiferos atuais.
e , tal como em hoje em dia , uma caracteristica semelhante em individuos pode servir pra diferentes fins em um como para outro!
por isso eu lhe agradeço por proporcionar esses esclarecimentos em seu blog "ikessauro"!
grande abraço!

Mundo dos bichos disse...

Ai eu te faço uma pergunta Ikessauro. As garras não retalhavam a carne da vítima. Mas por que os dromeossaurídeos precisavam de uma garra que retalhe se eles já tinham dentes cortantes e e garras afiadas mãos?

Patrick disse...

Oi Mundo dos Bichos

Verdade, seus dentes eram eficientes para cortar. Mas não é fácil cortar algo sem ter um apoio, não acha?

Imagino que eles precisassem da garra para se prender nas vitimas ou furar apenas. SEria uma espécie de gancho para se prender nas costas das presas maiores e ter firmeza para morder.

incognito disse...

olha mundo dos bichos, eu acho que os raptores eram animais arbóreos, carregavam a presa para o topo das árvores.

Godzilla, Kaiju & Dinossauros disse...

pos e as pessoas pensam q os dinossauros são monstros eles tao achando q os raptores são filhotes de godzilla