Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Você sabia que o âmbar da República Dominicana não é do tempo dos dinossauros?

© Universal Pictures
E daí, você deve estar dizendo. O que há de errado nisso. Não há, realmente, nada de errado neste detalhe se você não fizer um filme sobre um ricaço, que contrata cientistas para recriar dinossauros a partir do sangue retirado de mosquitos aprisionados no âmbar encontrado neste país! Você deve ter notado que estou me referindo ao filme Jurassic Park (1993), cuja história tem base no best-seller de mesmo nome, escrito por Michael Crichton e dirigido no cinema por Steven Spielberg. Se não entendeu ou entendeu e quer ler mais sobre isso, leia a postagem na íntegra expandindo o texto.

A proposta do Parque dos Dinossauros era criar dinos a partir do DNA preservado dentro de mosquitos que se alimentaram de sangue dos grandalhões mesozóicos. Bem, no livro de Crichton é ressaltado que John Hammond, o excêntrico dono do projeto, está comprando carregamento de âmbar de várias partes do mundo. No filme, isso não é dito e só mostram que há uma mina de âmbar na República Dominicana, onde trabalham mineiros e paleontólogos, empregados por Hammond. No entanto o âmbar daquele país não é da era dos dinos, mas sim muito mais recente, de cerca de 35 milhões de anos no máximo. Sem falar que as minas reais onde se coleta âmbar ficam em campos abertos, de cerrado como bioma principal, sem que seja necessário abrir cavernas nas rochas como mostrado filme, em que escavam uma encosta bem no meio da mata, à beira do rio. Tudo isso foi planejado para tornar a trama mais atraente ao telespectador! That's it for today folks!

Fonte
  • DESALLE, R. & LINDLEY, D. Jurassic Park e o Mundo Perdido: ou como fazer um dinossauro. Tradução: Sérgio Coutinho de Biasi. Rio de Janeiro, Campus: 1998.

2 comentários :

Dino Histórias disse...

eu achei este blog incriveu

Dino Histórias disse...

achei este bloger muito legal