Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



quarta-feira, 6 de julho de 2011

Você sabia que encontraram impressões de pele do Carnotaurus?

Carnotaurus em vida
© Andrey Atuchin

Você sabia que em 1985, quando encontraram o Carnotaurus na Argentina, foram encontradas impressões de pele do dinossauro em seu fóssil que ficara preservado na lama? Pois é verdade. É raríssimo encontrarmos impressões de pele de qualquer dinossauro porque a pele é mole e se decompõe rapidamente com a morte do animal. Veja mais sobre isso e fotos (que finalmente encontrei) da pele no resto da postagem!


O Carnotauro em questão deve ter caído sobre um lodo de sedimentos finos, que penetraram nas ranhuras de suas escamas e calombos, preservando um negativo de sua pele no barro que secou. Assim, a pele foi decomposta mas a rocha permaneceu com o formato da pele. Várias partes do lado direito do bicho tinha impressões de pele, principalmente perto do pescoço, costelas e cauda. Segundo a descrição feita no artigo original (Baixe o PDF aqui) que nomeou o animal, escrito por Bonaparte e alguns colegas, a maior parte da impressão ficava na proximidade da cauda. A pele era repleta de pequenas protuberâncias de 5 a 6 centímetros, separadas por espaços de 10 centímetros, sendo a pele composta de escamas de 5 milímetros arredondadas. As fotos dessa impressão de pele são raras na internet e eu só consegui fotos no artigo original, que foi publicado em 1990. No entanto, o fato de as fotos serem antigas e em preto e branco dificultam a visualização, o que me decepcionou mas não surpreendeu, mas enfim, aqui estão elas. Aproveite!

Grande bloco de impressão de pele
© Bonaparte et.al. (1990)Detalhes do bloco grande da primeira foto
© Bonaparte et.al. (1990)Detalhes do bloco grande da primeira foto
© Bonaparte et.al. (1990)
Detalhes do bloco grande da primeira foto
© Bonaparte et.al. (1990)
Fonte

0 comentários :