Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



sábado, 23 de abril de 2016

Álbum pôster The Lost World: Jurassic Park [Update 23/04/16]

Capa do álbum
© Patrick Król Padilha

O ano era 1997. No cinema filmes variados faziam sucesso, como o aclamado "Titanic", vencedor do Oscar em várias categorias. Mas para nós paleo-geeks o único filme que interessava era "O Mundo Perdido: Jurassic Park". O filme, sequência tão esperada de "Jurassic Park", atiçava a curiosidade de todos os amantes da paleontologia e devido ao blockbuster original ter feito muito sucesso a sequência teve muita atenção. Mas não é dos filmes que vou falar hoje e sim de um certo produto, somente um dentre milhares de itens promocionais do filme, que marcaram minha infância e a de muitos e que hoje não se vê mais por aí. O item é um álbum pôster do segundo filme e que a cada dia se torna mais raro. Confira a postagem e relembre esse ano histórico para todos os fãs de paleontologia.


Demorei exatamente 15 anos para encontrar um exemplar do álbum, independentemente do estado de conservação. Quando encontrei finalmente o vendedor me pediu um preço alto levando em consideração a conservação do produto. Estava bem deteriorado, amassado e as figurinhas coladas fora do lugar correto, algumas tortas e mal conservadas também.
Mas antes de dizer mais qualquer coisa, vou apresentar a você o álbum. Como já disse, o álbum era um tipo de álbum pôster, neste caso era constituído de apenas 4 páginas, se contar a capa e contra capa. De fato, para descrever com exatidão o álbum eu poderia dizer que é uma folha de papel dobrada ao meio para fazer duas "folhas" ou quatro páginas.
O nome real do álbum é "Descubra o mundo dos dinossauros", um nome bem clichê em produtos de dinossauros, sendo que tal título está escrito em letras amarelas no topo da capa. Infelizmente a empresa fabricante preferiu dar mais destaque ao nome da sua marca do que ao nome da coleção, por isso bem abaixo do título amarelo há em letras brancas um enorme "Bomky", que era a marca do chiclete em questão, no qual vinham as figurinhas. Achei que ficaria bem melhor se tivessem colocado o título ou o logo do filme em tamanho grande.

© Patrick Król Padilha

O logo do filme aparece na "capa", pequeno e alinhado à direita. Bem no centro está uma foto de um modelo do Tiranossauro rex, que mostra o busto do bicho. É o mesmo T.rex do filme, mas no álbum a imagem foi editada para que a pele do bicho ficasse bem chamativa, com uma cor vermelha muito forte que eu particularmente gostei, pois combina com a descrição do bicho no primeiro livro da série. Como plano de fundo colocaram uma imagem bem legal de símbolos de cadeias de DNA e esqueletos de dinossauro, tudo estilizado em verde e roxo. No canto direito há algumas fotos de chicletes e figurinhas da coleção.
© Patrick Król Padilha© Patrick Król Padilha

Abrindo o álbum temos as duas páginas centrais divididas em 3 partes. A parte superior em vermelho traz o logo do filme à direita, ao centro espaços para 7 figurinhas e à esquerda o seguinte texto, bem acima do logo do chiclete.

Divirta-se colecionando e completando as cenas do filme The Lost World, Jurassic Park. São 60 espetaculares figurinhas metalizadas.
Abaixo da parte em vermelho, separadas por uma faixa preta e negra há duas grandes fotos de plano de fundo. À esquerda uma floresta cuja foto foi editada para tudo ficar em tom verde e na frente desta imagem espaços para 12 figurinhas. Também há o seguinte texto:
Passaram-se quatro anos desde o desastre do Parque dos Dinossauros, quatro anos que este extraordinário sonho da ciência e imaginação terminou tragicamente. Com a destruição do Parque ea Ilha fechada ao público definitivamete. Mas algo sobreviveu. Na continuação conheça os principais personagens desta nova aventura.
Basicamente um texto se referindo ao primeiro filme e à continuação, para situar a pessoa que não conhece bem a história.
A última parte dessas páginas é um trecho em que foi usada uma imagem representando a paisagem da Ilha Sorna, com várias imagens de dinossauros (bonecos e fotos) do filme populando a cena. Ao todo há 18 figurinhas nessa parte, sendo que elas completam a cena, preenchendo as partes cortadas da cena pelos espaços em branco.
Cena principal para ser completada
© Patrick Król Padilha

A parte final do álbum é praticamente a contra-capa, que eu dividiria em 3 partes. No canto superior esquerdo da página há uma imagem, desenhada e não foto, com estilo de história em quadrinhos, que também é completada pelas 6 figurinhas que cobrem este trecho. O segundo segmento dessa página seria o próprio plano de fundo, nada especial, só um degradê diagonal do amarelo ao vermelho, lembrando tons quentes, algo dos climas tropicais das ilhas do filme, contendo espaços para 13 figurinhas. A última parte é uma montagem em que o Tiranossauro rex surge na floresta em meio aos raptores e que em minha opinião ficou meio mal feita, mas não culpo os editores, pois levo em conta a tecnologia na época. A cena tem 4 figurinhas que novamente completam a imagem atrás dos espaços em branco.
© Patrick Król Padilha

Sinto que devo também comentar um pouco sobre as figurinhas em si, o estilo delas e tudo mais. Bem, primeiro devo ressaltar que são figurinhas lindas, bem coloridas e o um fato interessante é que são metalizadas. A imagem da figurinha se situa dentro de uma margem preta retangular e o resto da figurinha fora desse quadro é toda prateada, em ambos os lados. A qualidade de impressão das imagens nas figuras também é excelente e o material é bem resistente no quesito de dureza do plástico usado, porém a tinta metalizada descasca com facilidade e por isso o manuseio das figurinhas deve ser evitado ao máximo. Se observar as imagens das figurinhas que possuo perceberá que muitas já estão levemente desgastadas nas bordas, mostrando falhas na tinta metalizada. As figurinhas vem com um adesivo na parte traseira, protegido por uma película transparente para poder retirar e utilizar a cola para grudar no álbum quando quiser, ou seja, formato padrão de figurinhas de chiclete. Se observar nas imagens em que fiz uma colagem das figurinhas virtualmente, notará que removi as bordas prateadas de cada uma. Acredito que as figuras tenham sido de fato criadas para serem recortadas, deixando apenas o retângulo central com as imagens para um encaixe perfeito. Se observar no álbum, os espaços das figurinhas que não completam cenas são maiores tem uma "borda" equivalente à parte prata. Nos espaços dentro das imagens não há a mesma borda.
Compare as diferenças entre os campos
©
Patrick Król Padilha

As figuras se dividem em 4 tipos diferentes.
1 - O tipo predominante é o que completa o fundo da paisagem com imagens dos dinossauros dos filmes, fotos de modelos usados no longa, formando assim uma cena completa e cheia de dinossauros. Estão distribuídas em duas partes do álbum, a parte central e maior de todas onde há a maior parte dos dinossauros e uma pequena área no canto inferior direito da contra capa, onde retrata uma cena do Tiranossauro e dos raptores na floresta.Abaixo uma foto do álbum, com as figurinhas coladas. Na verdade não as colei e sim editei no photoshop, usando as figurinhas escaneadas para preencher os espaços correspondentes.
Úlima parte do álbum com figurinhas de fotos
© Patrick Król Padilha© Patrick Król Padilha

2 - O segundo tipo é praticamente o mesmo do primeiro, completa uma cena do álbum, mas em vez de fotos, as figurinhas apresentam desenhos, como mencionei, no estilo de quadrinhos. Só há uma pequena parte do álbum com este estilo, infelizmente.
Figurinhas da área de desenhos
© Patrick Król Padilha

3 - O terceiro tipo de figurinhas é o informativo, figurinhas com ícones de espécies de dinossauros, seu nome e um pequeno texto sobre a espécie. Curiosamente o texto e os nomes estão escritos em espanhol. Talvez o álbum tenha sido lançado em outro país latino-americano e os fabricantes do chiclete exportaram as figurinhas no chiclete sem lembrar de traduzir ou a empresa, no caso de ser brasileira, esqueceu de fazer o serviço completo.
© Patrick Król Padilha

4 - O quarto e último tipo de figurinha é o de espécies individuais, ou seja, figurinhas que mostram um único dinossauro com um fundo neutro e com o nome do dinossauro escrito na figura.
© Patrick Król Padilha

Tudo levado em consideração, o álbum é bem legal, muito interessante e prende a atenção do colecionador, com figurinhas bem coloridas e imagens realistas. Não há nada no álbum de educativo além do tema ser dinossauros, pois como sabemos hoje, os dinos dos filmes não estão totalmente corretos cientificamente falando, porém é um ótimo meio de atrair a atenção de crianças, possíveis futuros paleontólogos ou aficionados pelo tema.
Para colecionadores de itens da saga Jurassic Park é um item bem importante, marcou época e é relativamente difícil de achar, fazendo do dono de um exemplar uma pessoa de sorte, especialmente se completo. No meu caso demorei muito para adquirir uma cópia e também figurinhas, mas fiquei muito feliz de ter conseguido. Embora tenha adquirido o álbum, não consegui todas as figurinhas. Te um total de 60 figurinhas eu só comprei 44, em razoável estado de conservação. Todas elas foram escaneadas e são as que você pode ver nas fotos desta postagem.



Por isto deixo também um aviso aqui para você que está lendo e também possui figurinhas do álbum, coladas ou não. Aceito trocar as suas figurinhas por outros colecionáveis de dinossauros, também posso comprar, pagando da maneira que melhor lhe parecer. Caso possua as figurinhas e não queira se desfazer delas, pode contribuir com o blog enviando as mesmas escaneadas em boa resolução, ou se não for possível escanear, enviar fotografias de cada uma individualmente. Ficaria feliz em dar os devidos créditos ao autor dos scans ou fotos da maneira que escolher, posso indicar até o site/blog do respectivo contribuinte através de links.
Sei que tenho publicado pouca coisa ultimamente, mas estou me esforçando para melhorar o Ikessauro a longo prazo e alguns projetos tomam tempo. Espero em breve postar mais artigos, tenho um quase pronto, talvez publique até a próxima semana. Só peço mais uma coisinha. Gostou? Então comente, compartilhe, divulgue da maneira que quiser, mas dê uma força e mostre que o trabalho está agradando, assim posso continuar publicando com mais frequência e incentivo. Um grande abraço e até a próxima!

5 comentários :

Unknown disse...

Nossa que nostalgia ^^
Nem acredito, eu tinha esse album quando eu era criança ^^
Tive uma bela recordação agora, quem me dera ter meu estimado album até hoje.
Ainda me lembro de mostrar meu album para meus amigos pedindo que eles me dessem as figurinhas dos chicletes deles ^^

VinnieMgá disse...

Eu tinha um desses também, sério, eu procurei no google sobre ele e apareceu aqui, revendo as fotos, cheguei a sentir o cheiro do chiclete kkk que era horrível, mas eu ficava com esse album na mão o dia todo, se me lembro bem faltaram poucas figurinhas ara eu completar..pena que eu o perdi nem sei quando, muito bacana!

Thiago disse...

Caraca, eu tinha esse álbum!!!
Infelizmente, fui procurar por ele no meio do meu recortes, mas não encontrei.... suspeito que minha mão tenha jogado ele fora em algum momento. Pena, ele era muito bom....

Renoso disse...

Gostei da matéria!

Muito boa !

"Recordar é viver"

Flaubrt Marques disse...

Adorava esse álbum. Principalmente porque eu não tinha vídeo cacete em casa. Daí passava horas admirando o meu álbum e desenhando os dinos das figurinhas. Fez parte da minha infância. Gostava em especial do painel central do álbum que trazia todos os dinos do filme.