Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



sábado, 9 de fevereiro de 2008

The Lost World: Jurassic Park (1997)

Logotipo do filme, baseado no logo do primeiro
© Universal PicturesO primeiro Trailer de The Lost World
© Universal Pictures
Esta postagem é dedicada ao segundo filme da trilogia Jurassic Park, de título The Lost World: Jurassic Park (1997), também do autor Michael Crichton, que se inspirou no livro de Sir Arthur Connan Doyle, também nomeado The Lost World (O Mundo Perdido), no qual pesquisadores acabam perdidos em um platô na floresta amazônica, onde existem ainda dinossauros vivos. O roteiro do filme é baseado na obra de Crichton, mas foi muito modificado e adaptado pelo roteirista David Koepp e por Spielberg. Lançado no Brasil em 20 de Junho de 1997 o filme foi um grande sucesso, só não superando o primeiro filme da franquia. O filme teve três indicações ao Oscar, mas não chegou a vencer nenhum. Ganhou outros prêmios menores. O filme foi muito divulgado, usando a famosa frase "Something has Survived"(Algo sobreviveu), para indicar que os dinossauros de Jurassic Park estariam de volta.

Mapa da ilha Sorna e seus dinossauros
© Retirado do livro de Crichton


A história da obra de Crichton, é semelhante, se passa 4 anos após o incidente na Ilha Nublar, em outra ilha também na Costa Rica, chamada Ilha Sorna ou Site B (sítio B), onde a empresa InGen, criadora do Jurassic Park, tinha laboratórios de criação de dinossauros e instalações de pesquisa. Após um furacão fortíssimo atingir o local, as instalações são destruídas e os trabalhadores e cientistas fogem da ilha, soltando os dinossauros na mata, acreditando que morreriam pela falta da proteína chamada lisina. Porém os animais sobrevivem, adaptando-se e criando um ecossistema completo, com predadores grandes e pequenos, herbívoros de porte variado, convivendo tranqüilamente em um ambiente equilibrado, um verdadeiro mundo perdido. Com o governo querendo destruir tudo, John Hammond decide provar que a ilha pode ficar do jeito que esteve nos últimos anos, que não representa perigo algum à sociedade e que os animais estão adaptados e tem direito de viver.
Para isto ele convoca um equipe, que seria composta de um paleontologista (Sarah Harding), um especialista em segurança e sobrevivência na selva (Eddie Carr), um cinegrafista de documentários (Nick Van Owen), para registrar tudo e alguém que tenha já um conhecimento sobre os animais, que já os viu antes, no caso Ian Malcolm que esteve na Ilha Nublar.
O grupo observa os Estegossauros na mata
© Universal Pictures
Ao receber a proposta, o matemático prontamente recusa e só concorda em ir para a ilha ao saber que Sarah, sua namorada, é a paleontologista e que já está na ilha. Durante este resgate acontecem diversos acidentes, cenas de ação, com direito a um ataque de dois Tiranossauros, fuga dos Velociraptors em meio a um campo de capim alto e até uma perseguição para capturar herbívoros. Durante a estadia na ilha, todas as previsões catastróficas de Malcolm sobre ataques, mortes e outros imprevistos acontecem, fazendo que o grupo dele precise unir-se ao grupo de saqueadores, enviados pelo sobrinho de Hammond, em nome da InGen, para capturar dinossauros e levá-los ao continente para exibição. Juntos, conseguem chegar a uma instalação com aparelhos de rádio funcionando, conseguindo chamar socorro para sair da ilha. Mas a ação continua, pois o caçador Roland Tembo, consegue dominar um T.rex com dardos tranqüilizantes, que depois é levado à cidade de San Diego, onde obviamente acaba escapando e causando o caos, até que Sarah e Malcolm conseguem prender o animal novamente no navio e levá-lo até a ilha.
Outra versão do mapa da ilha, desta vez colorida
© Vladimir Nikolov
Casal de Tiranossauros com filhote
© Universal Pictures

Os dinossauros do livro são:

Os dinossauros que aparecem no filme são:
Algumas partes do filme foram retiradas do primeiro livro de Michael Crichton, como a cena em que a menina Cathy é atacada pelos Procompsoganthus na praia e a cena em que alguns ficam presos numa cascata por um T. rex, que os tenta pegar com a língua. A cena da cascata é vista no primeiro livro, onde Tim e Alex ficam presos numa cachoeira e Tim é quase comido pelo dinossauro. Outras partes como o T. rex em San Diego, ficaram a cargo da mente de Spielberg, que decidiu fazer cenas inexistentes no livro, no caso desta, baseando-se no famoso King Kong.
Abaixo o elenco em amarelo e os personagens em vermelho:

  • Jeff Goldblum------------ Ian Malcolm
  • Julianne Moore ----- ---- Dra. Sarah Harding
  • Pete Postlethwaite------ Rolando Tembo
  • Arliss Howard------------Peter Ludlow
  • Richard Attenboroug--- John Hammond
  • Vince Vaughn----------- Nick Van Owen
  • Vanessa Lee Chester---- Kelly Malcolm
  • Peter Stormare---------- Dieter Stark
  • Harvey Jason----------- Ajay Sidhu
  • Richard Schiff----------- Eddie Carr
  • Joseph Mazello---------- Timothy "Tim" Murphy
  • Ariana Richards---------Alexis "Lex" Murphy
  • Camilla Belle-------------Cathy Bowman

O filme tem vários erros, como aconteceu com o primeiro, então confira no site Falha Nossa, os 68 erros catalogados pela equipe do site, onde você também confere alguns outros dados do filme. Para ver os erros, clique aqui.

Fontes

0 comentários :