Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



segunda-feira, 7 de maio de 2012

Ceratopsianos e Hadrossauros já estavam sumindo antes da extinção

Como todos sabemos muito bem, muito se fala sobre os Dinossauros e como sumiram repentinamente por uma extinção em massa causada por um asteróide gigante e assim por diante... Mas uma pesquisa recente publicada na Nature Communications, indica que alguns tipos de dinos já estavam no caminho certo para "bater as botas"! Isso mesmo, os dados desse artigo publicado em 2 de maio dizem que os grandes herbívoros como Ceratopsianos e Hadrossauros entre outros grupos já estavam em declínio. Como sempre o Ikessauro conta mais sobre isso no resto do artigo!

Durante os últimos 12 milhões de anos do Cretáceo os grandes vegetarianos estavam sumindo, enquanto que os espertalhões Terópodes estavam a todo vapor, dando origem às aves modernas. Herbívoros de porte médio e pequeno também se safaram dessa e permaneciam estáveis no ecossistema.
Ao que parece, localização geográfica pode ter sido um fator importante para o sucesso biológico dos dinos.
O autor o artigo, o graduando Steve Brusatte, da Universidade de Columbia e afiliado ao departamento de paleontologia do American Museum of Natural History (Museu Estadunidense de História Natural XD;) disse que a extinção dos dinos é um tema fascinante e que muitos querem saber como aconteceu, mas que na realidade deve ter sido um evento muito mais complexo do que imaginamos e não algo tão instantâneo quanto parece.
Brusatte, Richard Butler do GeoBio-Center de LMU Munich, Albert Prieto-Márquez do Bavarian State Collection for Palaeontology e Mark Norell, membro da Divisão de Paleontologia do AMNH foram os primeiros a levar a disparidade morfológica em questão no estudo da extinção. Disparidade morfológica é a diferença básica corporal, como forma do corpo, tamanho etc, características obvias mas muitas vezes ignoradas em estudos. Antes deste estudo, só haviam pesquisas baseadas em mudanças no número de espécies de dinossauros com o passar do tempo.
Porém, Butler diz que é muito difícil contar o número de espécies nas camadas do registro fóssil, porque não podemos ver todas as rochas de todos os períodos. Já um olhar mais focado das características dos animais pode ser mais um modo de estudar o caso.
Avaliando as variedades e diversidade dentro de um mesmo grupo, cientistas podem entender se mais espécies estavam surgindo ou desaparecendo. Neste estudo foram usados sete grupos principais de dinossauros com dados sobre estrutura óssea em detalhes de mais de 150 espécies. Costuma-se generalizar hábitos ou características quando falamos em dinossauros, diz Butler, mas eles não eram um monte de animais de um tipo só, havia centenas de espécies de vários tipos e com hábitos, tamanhos e morfologia diferentes. O estudo feito comprova isso!
Segundo a pesquisa, animais como os Ceratopsianos e Hadrossauros, que comiam de tudo sem selecionar muito, estavam em declínio nos últimos milhões de anos do Cretáceo, enquanto que Terópodes, Paquicefalossauros, Anquilossauros e Saurópodes ainda estavam aguentando firme, por vezes até aumentando em biodiversidade. Além disso, a pesquisa mostra que havia flutuações no padrão entre diversas regiões. Enquanto que os Hadrossauros da América do Norte estavam em processo de desaparecimento, na Ásia estavam cada vez mais diversos. É difícil afirmar com certeza algo a nível global, dizem os autores.
Pode ser que algumas espécies ou até grupos completos sumissem mesmo sem a queda de um asteróide... ou não, pelo menos é o que dão a entender os pesquisadores.

Fonte

0 comentários :