Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



segunda-feira, 7 de maio de 2012

Crocodylus thorbjarnarsoni: o valentão da África Pleistocênica

Crocodylus thorbjarnarsoni
© Smokeybjb
Um crocodilo de mais de 8 metros de comprimento, grande o suficiente para engolir um humano, viveu no Leste da África dizem pesquisadores. Um equipe da Universidade do Iowa diz que a nova espécie viveu entre 2 e 4 milhões de anos no Kenya. É parecido com seu "primo" atual, o Crocodilo do Nilo, mas mais robusto, de acordo com o artigo publicado no Journal of Vertebrate Paleontology. Confira mais sobre este gigante no resto do artigo!

É o maior crocodilo verdadeiro conhecido. Pode ter passado dos 8 metros, o que se comparado ao maior Crocodilo do Nilo já registrado, com 6,4 metros, o coloca como o grandalhão da família.
Os pesquisadores reconheceram a nova espécie a partir de fósseis que examinaram há três anos no Museu Nacional do Kenya, no Nairobi. Alguns foram encontrados em sítios conhecidos por importantes restos fossilizados de humanos. Brochu, um dos autores, afirma que o crocodilo viveu junto com nossos ancestrais e deve ter, muito provavelmente, comido alguns.
Não temos de fato fósseis humanos com marcas de mordidas de crocodilos, mas os crocodilos eram maiores que os de hoje e nós humanos éramos menores na época, então nos tornávamos alvos fáceis, diz o pesquisador. Com certeza uma hora ou outra, em busca de água para beber, nossos ancestrais deram de cara com um destes valentões dos rios pré-históricos da África.
O crocodilo, como já está indicado no título, foi nomeado Crocodylus thorbjarnarsoni em homenagem a John Throbjarnarson, famoso especialista em crocodilos e colega de Brochu, que morreu de malária enquanto fazia pesquisa de campo muitos anos atrás.
"Ele foi um gigante em campo, então faz muito sentido que eu batize um gigante em homenagem a ele," diz Brochu. "E certamente sinto saudades e precisava honrá-lo de alguma maneira. Eu não conseguiria não fazer isso."
Segundo o que relatam os pesquisadores, foram necessários 4 homens para levantas só o crânio do animal, que apesar de grande não havia chamado a atenção de outros pesquisadores antes. Até então pensaram que o fóssil era de uma espécie já catalogada. Mas Brochu percebeu a diferença e partiu para o estudo do fóssil. Ele afirma que as coleções de fósseis de Nairobi são belas e ricas, mas muita coisa está ainda sem ser estudada. Ele já havia feito descobertas na África antes, em 2010 precisamente, quando publicou um artigo sobre seu achado, um crocodilo com chifre da Tanzânia, chamado Crocodylus anthropophagus, que segundo afirma, é aparentado ao C. thorbjarnarsoni.
Por outro lado, o C.thorbjarnarsoni não é um parente verdadeiro do Crocodilo do Nilo, ou seja, não há ligação evolutiva entre ambos. Segundo Brochu, o Crocodilo do Nilo é muito recente e só surgiu depois que gigantes como este haviam desaparecido. Na verdade não se sabe ao certo de onde surgiu o Crocodilo do Nilo.

Fontes

0 comentários :