Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



sábado, 20 de outubro de 2012

Resenha: Livro "Mistério sob o Gelo: uma aventura na Antártica"

Capa do Livro
© Ikessauro
Oi caro dinófilo, aqui estou com mais uma resenha de livro que acabei de ler. Espero que tenha lido a resenha anterior, sobre o livro "Na Terra de Titãs". Caso não tenha lido, sugiro que leia, afinal, o livro que avaliarei aqui nesta resenha é a continuação do outro. O livro aqui descrito também é obra de Alexander Kellner, que você já deve estar careca de saber que é. O título do livro publicado pela Editora Rocco "Mistério sob o Gelo: uma aventura na antártica". Clique ali em "Leia Mais" e aprecie e a resenha completa.
Bem, o livro é mais ou menos uma continuação do outro mencionado acima, também sendo um livro de literatura infanto-juvenil eu diria, com uma história fictícia criada sobre um alicerce de fatos reais vividos pelo paleontólogo.
Kellner passou 72 dias no continente gelado à procura de fósseis e a partir dessa participação em tal expedição acabou bolando a história do livro. A história novamente tem como personagens centrais os amigos Marcelo e João, só que dessa vez os papéis estão meio invertidos. No primeiro livro cuja aventura se passa no Mato Grosso o foco recai mais sobre João, sendo que por outro lado, nessa aventura na Antártica o personagem Marcelo ganha destaque. Não explicarei o porquê disso, deixarei que leia os livros para entender.
Enfim, quando comecei a ler o livro notei que a história segue o mesmo tom da primeira obra, linguagem simples, fácil de entender o que torna a leitura fácil e prazerosa, não permitindo que o leitor se canse e tenha que parar a leitura frequentemente.
Por outro lado, para nós amantes da paleontologia, tenho uma notícia meio desanimadora. Se o primeiro livro abordava muito a paleontologia e fósseis, até contando muita coisa técnica sobre essa ciência, o livro sobre a aventura no Pólo Sul esquece da paleo na mesma medida. Sim, a obra começa, se desenrola todo uma aventura com drama e mistério que até é legalzinha, porém um pouco similar demais à do primeiro livro. Só no final da obra é que a paleontologia tem um pouco de destaque, mas nada de mais.
Lembrando que assim como o outro livro, este não possui nenhuma ilustração ou foto, apenas texto, portanto não adianta ir comprando pra ver figurinha que não vai rolar. No geral a história é meio repetitiva, em parte por se assemelhar muito à do primeiro livro, mas também porque o tipo de enredo criado é bem popular, visto em vários livros, filmes e seriados. Quando você ler verá do que estou falando. Há uma dose de humor na obra também, garanto pra vocês que dei umas boas risadas.
Eu gostei de ler o primeiro livro, portanto gostei também do segundo, que não é lá muito diferente. É uma leitura gostosa, para passar o tempo mesmo, sem compromisso nenhum. O livro me acompanhou por vários dias durante o trajeto de ônibus até uma das escolas onde leciono, que fica numa área rural, não permitindo que minha pequena viagem se tornasse cansativa ou chata.
Como no caso do "Na Terra dos Titãs", recomendo o "Mistério sob o Gelo" para crianças e adolescentes, mas nada impede que adultos aproveitem. Acho que era isso, não tenho muito mais pra falar sobre o livro, que custa uns R$30,00 reais mais ou menos, sendo encontrado facilmente em qualquer loja de livros online.
Se curtiu deixa um comentário aí, compartilha, tuíta, conta pro vizinho ou bota um carro de som na rua pra avisar geral sobre o Ikessauro. Brincadeiras à parte, divulgação sempre é um bom meio de ajudar a manter o blog funcionando, afinal, quanto mais leitores, mais ânimo tenho de publicar. Espero você no próximo artigo, até mais!

0 comentários :