Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Resenha: Livro "Na Terra dos Titãs"

Capa do Livro
© Ikessauro

O livro de que falarei hoje nesta resenha foi escrito pelo hoje famoso paleontólogo brasileiro Alexander Hellner. Para quem não sabe, Kellner nasceu na Europa e depois dos 4 anos mudou-se para o Brasil e depois acabou conseguindo naturalizar-se brasileiro. Já descobriu inúmeros pterossauros e dinossauros no país e no exterior. Esse livro "Na Terra dos Titãs" é apenas um dos seus vários livros. Quer saber mais sobre o livro? Acesse o resto do artigo!

A primeira vez que vi o livro "Na Terra dos Titãs" pensei que fosse um livro sobre paleontologia no Brasil, falando de dinossauros Brasileiros e coisa do tipo. Ainda mais porque o autor é um paleontólogo profissional. Lembrando que na minha cidade não tem livraria, menos ainda um sebo, portanto todo o material bibliográfico que compro é adquirido online. Não foi diferente com o "Na Terra dos Titãs". Vi o livro e pensei de comprar, mas não me interessei tanto. Nem havia lido a sinopse do livro, apenas via nas livrarias a foto da capa e acabava sempre deixando pra depois.
Uns dias atrás aproveitei uma promoção num site e comprei vários livros, inclusive outro livro do Kellner de que falarei na próxima resenha. Descobri que o livro em questão era uma espécie de continuação do "Na Terra de Titãs" e que na verdade eram livros de ficção, ou seja, nada de teoria paleontológica e fósseis, desenhos de dinos ou afins. O livro conta uma história.
"Bem, já comprei um deles..." pensei, "... que mal há em comprar o outro, afinal, preciso saber onde tudo começou." Aguardei a chegada dos livros. Comecei a ler o "Na Terra dos Titãs" e descobri que é a narração da aventura de dois amigos adolescentes, João e Marcelo, que participam de uma escavação paleontológica no Mato Grosso, em busca de dinos.
Li o livro todo e agora aproveito para lhes dar minha opinião sobre o material. Lembrando que é uma questão pessoal, o que eu penso sobre a obra. Enfim, o livro é bom de ler, leitura fácil, linguajar comum, nada rebuscado, típico de livro infanto-juvenil. Não chequei, mas acho que esse livro se encaixa mesmo nessa categoria, literatura infanto-juvenil.
A história é interessante, nos permite ver como realmente é um trabalho de campo de paleontólogos no Brasil, pois apesar de ser ficção, a trama foi construída sobre as experiências pessoais do próprio Kellner, ou seja, tem um quê de realidade.
Muitas coisas que acontecem na história realmente aconteceram na expedição feita ao Mato Grosso, outros fatos são mera invenção para que a trama fique legal do ponto de vista do entretenimento. Para o leigo em paleontologia é interessante, pois no livro há uma boa carga de conceitos básicos da paleo, desde definição de certos termos até explicação dos processos de coleta de fósseis. Dá mesmo pra aprender como funciona tudo isso.
Em relação à parte mais ficcional da obra, é um drama adolescente pra falar a verdade. Tem bagunça, namoro com um leve drama, ação e uma pitadinha de suspense. Não é ruim, é um livro excelente para crianças e adolescentes se entreter por algumas horas. Confesso que mesmo sendo uma história simplista, nada muito novo, tirando o cenário paleontológico, a narração prende a atenção, dá aquela vontade de continuar lendo pra saber o que vai acontecer. Eu mesmo dei umas risadas em certos trechos engraçados. 
Enfim, não falarei muito mais do livro para não estragar a surpresa de quem por ventura decida ler. Me limito a falar que se você pequeno ou jovem leitor, está procurando uma história legal pra ler, busque numa livraria perto de você ou mesmo numa biblioteca o "Na Terra dos Titãs", não vai se arrepender. E aos adultos de plantão, porque não ler também ? De vez em quando precisamos de uma folguinha dos textos técnicos e acadêmicos, ou até mesmo dos clássicos da literatura universal. Pra quem tá precisando disso pode aproveitar e ler também, o livro não é muito caro, paguei menos de 30 reais neste meu exemplar, com frete incluso, pelo site Estante Virtual. Aliás, se você não conhece "O Estante" e gosta de livros, não sabe o que está perdendo. Corra lá fuçar nos milhares de livros disponíveis a preço de banana. Pra mim foi divertido escrever este texto, espero que tenha se divertindo lendo-o, nos encontramos na próxima resenha. Abração e até mais!

0 comentários :