Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Era Mesozóica

Tabela da Era Mesozóica com seus períodos, épocas e idades
© Blog do Ikessauro
A Era Mesozóica começou há cerca de 252 milhões de anos atrás com a extinção do Permiano e durou até cerca de 66 milhões de anos atrás, quando terminou com outro evento de extinção que ficou mundialmente conhecido como Evento K-T. Esta era da história do planeta é muito famosa por sua fauna, predominada por répteis, marinhos, voadores e terrestres, incluindo aí os icônicos Dinossauros.
Clique em "Leia Mais" e fique por dentro do que foi a Era Mesozóica!

A Era Mesozóica se divide em 3 períodos, o mais antigo é o Triássico, seguido pelo Jurássico, até o mais recente, o Cretáceo. Normalmente eu faria um longo artigo com todos os detalhes da Era Mesozóica, porém já publiquei artigos individuais de cada um dos períodos desta era, portanto acredito ser desnecessário repetir o conteúdo neste novo artigo. Para conhecer cada período acesse os respectivos artigos clicando nos links a seguir.
Este artigo é apenas uma referência para esclarescer o que foi a Era Mesozóica, que nada mais é do que a denominação de  um espaço de tempo geológico composto de 3 períodos. 
Devo lembrar que esta era foi a 3ª era na história do planeta, sendo que a 1ª foi a Era Pré-cambriana, a 2ª foi a Era Paleozóica e a 4ª e atual é a Era Cenozóica. A 2ª, a 3ª e 4ª eras fazem parte de uma divisão maior ainda de tempo chamada Eon, neste caso o Eon a que pertencem estas eras é o Eon Fanerozóico.
O significado do termo "Mesozóico" vem das palavras gregas "Meso" que significa "Meio/Intermediário" e "Zōon" que quer dizer "Animal/Ser vivo". Portanto a palavra Mesozóica significa "Vida Intermediária ou Vida do Meio". Alguns se referem à esse período de tempo como "Era Medieval da Vida".
A Mesozóica também ficou conhecida como a "Idade dos Répteis" ou "Era dos Répteis" porque os répteis formavam o grupo predominante de vertebrados terrestres e marinhos.
Tal era foi marcada pelo surgimento dos Dinossauros, dos Pterossauros, de vários grupos de répteis marinhos, dos primeiros Mamíferos verdadeiros e das primeiras Aves, além da separação do supercontinente Pangéia em vários outros continentes, dando origem à configuração continental atual.
Enfim, é isso aí, um resumo breve do que é a Era Mesozóica, pois não quer entendiar você com mais um artigo gigantesco. Espero que tenha gostado, se curtiu compartilha o artigo nas redes sociais, divulga para ajudar o Ikessauro a crescer mais e mais. Se não gostou, comenta aí, critique, sugira, mas lembre-se, sempre de maneira educada! Um abraço e até a próxima!




0 comentários :