Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



segunda-feira, 13 de maio de 2013

O Domo Alto: um novo dinossauro canadense


Se tem um grupo de dinossauros simpáticos é o dos paquicefalossauros, dinossauros de porte pequeno a médio com hábitos predominantemente herbívoros e uma peculiaridade, uma cabeça reforçada por domos ósseos e espinhos! Independentemente da utilidade desses domos, esses dinos eram impressionantes e bizarros e até hoje estão entre alguns dos mais populares. Recentemente foi publicado um estudo nomeando mais um gênero e espécie de dinossauro desse grupo, um pequeno exemplar descoberto na América do norte! Clique em "Leia Mais" e saiba tudo sobre o novo dino!

O bicho foi descoberto há 50 anos por pesquisadores do Royal Ontario Museum (ROM) do Canadá, mas nunca havia sido estudado. Em 2008 o estudante de graduação da Universidade de Toronto, Caleb Brown, descobriu mais fósseis do mesmo dinossauro em uma saída de campo com uma equipe de paleontólogos.
Depois disso o dinossauro foi armazenado e estudado cuidadosamente e agora em 2013 a pesquisa foi publicada oficialmente nomeando um novo gênero e espécie, Acrotholus audeti, que significa "Domo Alto de Audet". O nome do gênero foi bem escolhido e o nome da espécie é uma homenagem a Roy Audet, dono das terras onde o bicho foi encontrado.
O dinossauro era um herbívoro de 1,80 metros e devia pesar algo em torno de 40 quilos, um animal bem pequeno se comparado a outros de seu ecossistema. O fóssil de 2008 foi achado em Alberta, na Formação do Milk River, datada de 85 milhões de anos. Isso faz dele o paquicefalossaurídeo mais antigo da América do Norte e talvez do mundo. 
Seu domo tem cerca de 5 centímetros de puro osso, fazendo juz ao nome, algo surpreendente para um dinossauro tão antigo em relação ao próprio grupo. Isso pode indicar que a evolução dos paquicefalossauros começou bem antes do que se imagina.




1 comentários :

JEAN QUILANTE disse...

Incrível esse dinossauro,eu li num site que este animal podia ser uma vitíma do tiranossauro rex,mas eu fiquei em duvida se eles estavam mesmo junto,pelo que eu sei o t-rex viveu 75 a 65 milhões de anos atrás,você sabe me dizer isso?