Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



domingo, 5 de janeiro de 2014

Resenha: Livro "Dinossauros - Uma História Natural" (Paul Barret)

© Ikessauro
Se existe um estereótipo entre os livros é a clássica enciclopédia de dinossauros, que basicamente é composta de um único volume no qual o autor explica o que é um dinossauro, o que é a Era Mesozoica e quais são seus períodos, completando a obra com uma "lista" de gêneros de dinossauros com as suas características básicas e muitas vezes de outros animais contemporâneos a eles. Essa é a estrutura básica da maioria dos livros que encontro sobre dinossauros voltados ao público leigo, neste caso não incluindo é claro da literatura acadêmica. Um livro escrito por Paul Barrett de certa forma segue este padrão, mas não se deixe levar pela simplicidade da sua composição, pois o livro merece ser lido. É um livro muito comum e no Brasil está entre os mais populares já publicados sobre dinossauros. Vamos lá, clique no botãozinho abaixo para expandir a postagem e leia um pouquinho sobre essa obra!


O livro é uma tradução da obra "National Geographic Dinosaurs" publicada originalmente nos Estados Unidos pela própria National Geographic por volta de 2001. A obra é escrita pelo Dr. Paul Barrett e ilustrada pelo famoso paleoartista Raúl Martín.
A versão brasileira não traz a marca da National Geographic, tendo sido publicada pela Martins Fontes em São Paulo em 2005.
Se você já viu a edição brasileira, perceberá que a principal diferença entre ela e a edição original é que na capa não há menção à National Geographic e que a capa é brochura, enquanto a versão gringa tem capa dura.
Sumário do livro
© Ikessauro

Felizmente o conteúdo que é o que nos interessa parece ser o mesmo nas duas edições. O livro é ilustrado predominantemente pelo renomado artista Raúl Martín, incluindo pinturas de cenários com os animais em grandes imagens impressas em duas páginas, como um pôster interno no livro. Ele também ilustrou as espécies individualmente para cada gênero abordado, num fundo neutro. De cara posso falar que só pelas ilustrações deste mestre da paleoarte já vale a pena adquirir o livro, pois são muito bem feitas, apesar que hoje em dia algumas estão um pouco desatualizadas, como por exemplo, alguns terópodes não possuem plumagem, notavelmente os dromaeossaurídeos.
Exemplo da primeira parte
© Ikessauro
Do meu ponto de vista, o livro pode ser dividido em duas partes, as primeiras 62 páginas e as demais restantes de um total de 192 páginas. Nessa primeira parte, há tudo o que você precisa saber de básico sobre a paleontologia e dinossauros, desde a definição de dinossauro, fósseis, sua biologia, reprodução, hábitos sociais etc. Essa primeira parte aborda a Era Mesozoica, as característica dos hábitats em que viviam os dinossauros, achados importantes, eventos interessantes como a Guerra dos Ossos entre outros assuntos populares.
Um dos "pôsteres" do livro
© Ikessauro

O restante do livro é focado principalmente em gêneros e suas características, cada gênero sendo apresentado com uma boa ilustração que ocupa duas páginas, com mapas indicando localização dos fósseis e todos os dados básicos dos animais, como tamanho, período em que viveu, significado do nome além de um texto sobre a descoberta e principais características biológicas e ecológicas conhecidas sobre o gênero. Também há uma tabela comparativa comparando o tamanho do animal com uma silhueta humana.
Exemplo de um gênero abordado
© Ikessauro

No final do livro existem mais algumas páginas dedicadas é claro ao evento Cretáceo - Paleogeno, em que os dinossauros não avianos foram extintos, além de duas páginas reservadas para falar de filmes de dinossauros. Lembrando que por todo o livro estão espalhados "pôsteres", ilustrações grandes de duas páginas retratando diversas cenas lindamente pintadas.
Mais um "pôster"
© Ikessauro

De modo geral devo dizer que o livro é muito bom, apresenta um conteúdo consistente, bem embasado, hoje vemos algumas falhas que é claro foram encontradas com o passar do tempo porque novas descobertas fósseis foram feitas, mas que na época de lançamento do livro ainda não haviam sido escavadas ou estudadas e os dados não existiam. Isso é normal em qualquer livro, com o passar dos anos se tornam um pouco desatualizados, mais ainda numa ciência tão dinâmica como a paleontologia.
Cladograma
© Ikessauro

Acredito que de 10 pontos, poderia dar ao livro nota 8, levando em consideração o acabamento, que não é capa dura. O papel é de ótima qualidade, o conteúdo é bom pela proposta, que é de ser um livro simples para leigos, provavelmente mais voltado ao público infantojuvenil. Se a proposta do livro fosse o público acadêmico eu diria que é bem fraco, pois aborda de tudo um pouco porém de modo extremamente superficial. A maioria do que está escrito no livro é facilmente encontrado hoje em dia online em sites de museus e instituições, enciclopédias virtuais e afins. É claro que o conteúdo do livro tendo sido escrito por um pesquisador competente da área, que sabe do que está falando, acrescente muito ao valor do livro como material de pesquisa. As ilustrações feitas por um paleoartista profissional especializado em reconstruir cientificamente os animais também fortalecem o caráter científico do livro, que deixa de ser mero entretenimento infantil como é o caso de muitos livros de dinossauros para ser um material de referência bem útil.
A linguagem é bem clara e fácil de entender sem ser simplificada demais a ponto de perder dados preciosos que só podem ser compreendidos com termos técnicos. Imagino que este livro esteja ainda disponível para venda na maioria das livrarias, se não estiver seria fácil achar em sebos.
Lembro que há alguns anos, antes de comprar este livro pesquisei muito o preço e ele custava em média de 80 a 120 reais em estado novo, saído da editora para a livraria. Tanto que achei caro e demorei a adquirir uma cópia. Creio que hoje é possível encontrá-lo bem mais em conta, até mesmo por cerca de 50 reais em sites como Estante Virtual, um portal de venda de livros novos e usados. Clique no nome do site e veja a busca pelo nome deste livro e confira as opções disponíveis caso queira adquirir, o que sugiro, pois com certeza não se arrependerá. Esta foi mais uma resenha do Ikessauro, simples, mas que espero tenha lhe dado uma noção do que o livro contém, agora cabe a você decidir se ele é bom o suficiente para merecer ser comprado e lido.
© Ikessauro

3 comentários :

Bruno Chaves Animais disse...

Já li este livro, mas não o tenho. uma das ilustrações do livro que eu mais gosto é a de um pliossauro devorando um tubarão. ela é muito bem feita.

Mundo da Pré-história disse...

Só pelas ilustrações serem do Raúl Martín já vale a pena comprar o livro. Imagina o resto do conteúdo ainda. Nunca vi esse livro em qualquer livraria por aqui, infelizmente. Ikessauro, que tal uma resenha sobre o livro "Enciclopédia dos Dinossauros e da vida Pré-Histórica" da Editora Ciranda Cultural. Ele é uma tradução de um livro estrangeiro também. Adquiri ele mais pelas ilustrações pra ter referencia para os meus desenhos e pela curiosidade também. Me arrependi muito. Não por ser um livro mais pra leigos, mas pelos tantos erros ortográficos e conteúdo duvidoso. Mas seria legal pro pessoal não cair na mesma roubada que eu mesmo cai. Até mais!

Unknown disse...

Tenho duas versões desse livro, a tradicional brasileira,e em inglês que comprei em uma livraria de Oxford e consegui na versão capa dura e ainda veio embalado com uma miniatura de Alosaurus,e recentemente comprei o cd rom. Na minha opinião dou 9,4 para o livro pois apesar de possuir conteúdos defasados em circunstâncias das recentes descobertas, e ter pouco detalhamento na produção textual,achei a organização plausível.