Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



segunda-feira, 23 de abril de 2018

Shirerpeton: nova espécie de anfíbio da era dos dinossauros

Reconstrução do Shirerpeton isajii
© Takumi Yamamoto
Um anfíbio fossilizado encontrado no Japão foi identificado como uma nova espécie da família Albanerpetontidae, que foi extinta há cerca de 3 milhões de anos. O fóssil foi descoberto na escarpa fossilífera de Kuwajima, uma região proclamada como "monumento natural" pelo governo e que data de aproximadamente 130 milhões de anos, ou seja, período Cretáceo inferior, parte da Era Mesozoica. Para saber mais sobre a espécie, clique em "Leia Mais".

Esse foi o primeiro fóssil de albanerpetontídeo achado no Japão e representa um dos registros mais antigos dessa família de anfíbios na Ásia, disseram os oficiais do conselho de educação de Hakusan em 6 de abril. O fóssil foi estudado por Susan Evans, uma professora de morfologia de vertebrados e paleontologia da University College London em parceria com Ryoko Matsumoto, curador do Museu de História Natural de Kanagawa.
Os cientistas disseram que albanerpetontídeos são anfíbios terrestres que parecem ter surgido na Terra entre 160 e 65 milhões de anos e se extinguiram há cerca de 3 milhões de anos. Lembrando uma salamandra, seus fósseis foram encontrados na América do Norte, Europa e Usbequistão.
Uma tomografia computadorizada do espécime encontrado em Kuwajima mostrou 43 pedaços de ossos incluindo partes do crânio, espinha e membros traseiros. O fóssil foi atribuído ao grupo dos albanerpetontídeos baseado na forma da mandíbula inferior entre outros traços anatômicos.
Fóssil do anfíbio
© Hakusan, Ishikawa Prefecture
Os restos fossilizados do animal foram analisados e estima-se que o animal medisse cerca de 60 cm de comprimento, o que faz dele menor que indivíduos de outras espécies de albanerpetontídeos conhecidos.
Seu osso frontal tem uma forma distinta, que ajudou a diferenciá-lo. Essa e outras características levaram os cientistas a concluir que trata-se de uma nova espécie.
Os pesquisadores nomearam a espécie como Shirerpeton isajii em homenagem a Shinji Isaji, que dirige a comissão de investigação fóssil do Grupo Tetori, uma associação do governo municipal de Hakusan dedicado a estudar os fósseis de Kuwajima.




0 comentários :