Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



quarta-feira, 4 de abril de 2018

Dinossauros Terra by Battat: Dan LoRusso Collection

Novas espécies de dinos Battat
Sempre que posso trago novidades aqui no Ikessauro para você colecionador, acompanhar tudo que é possível sobre o universo do colecionismo de dinossauros. Em 2015 eu postei aqui sobre a coleção de Dinossauros do Museu de Ciência de Boston, feito pela empresa Battat. Embora eu não tenha colecionado a marca na infância, pois só era vendida na América do Norte, essa coleção me agradou muito e me conquistou logo que vi seus modelos pela primeira vez. A Battat, que tinha parado de fabricar a linha, voltou após cerca de 12 anos ao mercado de dinossauros. E veio com tudo em 2014 com a coleção Terra by Battat: Dan LoRusso Collection. É sobre essa coleção que vou tratar nessa postagem, então clica aí em “Leia Mais” e saiba tudo sobre as peças.

Se você quiser saber tudo sobre a coleção original da Battat, pode acessar meu artigo sobre ela Coleção Battat Museu de Ciência de Boston, mas mesmo assim farei um rápido resumo aqui sobre ela para contextualizar.
Histórico
A Battat começou sua coleção de dinossauros em 1994 e os produziu até 2002, quando encerraram a linha. Houveram três levas de brinquedos, uma em 1994, outra em 1996 e a terceira em 1998. Durante este tempo, os seus brinquedos ganharam o gosto de crianças e colecionadores por seu baixo preço, cientificidade impecável (para a época), cores chamativas e design em escala fixa 1:40, que permitia a comparação do tamanho entre as espécies.
A Battat contratou dois paleoartistas para fazer o trabalho, Gregory Wenzel e Dan LoRusso. Ambos fizeram um trabalho ótimo nas peças e seus estilos eram muito similares, então combinavam perfeitamente. Sendo feitos por paleoartistas, artistas especializados em paleontologia, as peças eram perfeitas para a época.
Com o final da coleção, as peças sumiram dos estoques nos poucos locais onde eram vendidas e eventualmente tornaram-se raras e muito procuradas por colecionadores, ganhando uma aura mítica de “coleção perfeita” ou “melhores dinossauros de brinquedos já feitos” como alguns colecionadores descreviam a coleção. Isso elevou bastante os valores pelos quais as peças passaram a ser vendidas na internet, com leilões no eBay batendo na casa de 3 dígitos por uma única figura.
Naturalmente, nem todos conseguiam obter todos os 18 dinossauros da coleção e suas variantes, e desejavam que um dia a marca retomasse a produção dos dinossauros. Esse sonho se concretizou em 2014, quando a Battat anunciou que retomaria a venda de brinquedos de dinossauros. Eles decidiram contratar mais uma vez o Dan LoRusso para fazer novos dinossauros e também mais tarde anunciaram que relançariam a coleção antiga com novas cores!
Dan inicialmente produziu 9 novos dinossauros inéditos na coleção, seguindo a mesma escala, 1:40 e bem no estilo da coleção antiga. Infelizmente desse total, somente quatro foram de fato produzidos e postos à venda, os demais ficando até o momento em forma de protótipo apenas.
Segundo o próprio Dan, que costumava participar de fóruns e das redes sociais, havia mais espécies diferentes em planejamento. Ele confessou que buscava escolher espécies de dinossauros relativamente populares, mas ao mesmo tempo pouco conhecidas, que tivessem um tamanho médio entre 6 e 9 metros, para encaixar na escala 1:40 ficando com uma média de 14 a 16 cm em forma de brinquedo. A Battat optou pelo nome "Terra by Battat: the Dan LoRusso Collection" para a nova linha.
Dan LoRusso e algumas de suas criações!
Abaixo você confere em ordem de lançamento os bonecos de dinossauros que foram produzidos ou planejados pela Battat para a linha Terra. Cada ficha inclui o nome da peça, ano de lançamento, o código internacional do item, tamanho e link para vídeo mostrando o brinquedo, além claro das fotos do dinossauro e da embalagem.
Pachyrhinosaurus lakustai (2014)
AN4000Z – A primeira nova espécie da coleção foi o Pachyrhinosaurus lakustai. O dinossauro provavelmente deve ter sido feito para aproveitar a sua popularidade na mídia devido ao filme Caminhando com os Dinossauros 3D. Apesar de tudo Dan conseguiu recriar o animal de forma a não copiar o filme em si, dando ao Pachyrhinosaurus da linha Terra uma aparência simples, mas condizente com o animal verdadeiro. As cores sutis mesclam o animal no cenário de deserto proposto pelo plano de fundo da caixinha em forma de diorama.
Tamanho: 7 centímetros de altura e 17 centímetros de comprimento.
Vídeo: ver análise da miniatura em vídeo abaixo ou no Youtube.
  
Pachyrhinosaurus AN4000Z (1)
Pachyrhinosaurus


Cryolophosaurus ellioti (2014)
AN4001Z – O Criolofossauro foi outro dos dinos escolhidos para linha, tendo sido esculpido em pose moderna e elegante, com o animal dando uma passada sutil e curiosamente com a boca fechada. Esse traço dá ao dinossauro um ar mais natural, como se fosse realmente um animal e não um monstro meramente, rugindo o tempo todo com a boca escancarada. A crista que dá nome ao animal está bem esculpida e destaca-se pela cor vermelha que contrasta com o corpo do animal, em tons mais opacos, predominando o verde. Uma ótima representação do animal, cientificamente bem correta e com um padrão de pintura bem complexo, embora as cores sejam aplicadas de forma simples. 
Tamanho: 7 centímetros de altura e 16 centímetros de comprimento.
Vídeo: ver análise da miniatura em vídeo abaixo ou no Youtube.



Dacentrurus armatus (2014)
AN4002Z – Para não faltar um dino estegossaurídeo, mas sem recorrer os já manjados Estegossauro e Kentrossauro, Dan optou por fazer um Dacentrurus armatus para sua linha. Muita gente comentou na época do lançamento que o modelo era excelente e que agradou colecionadores em geral. As cores mesclam variedades de tons verdes, com toques de preto nas placas, marrom nas garras e bico e amarelo nos olhos. Embora básico, o padrão de cor é convincente e o verde azulado levemente mais chamativo nas placas dão um toque especial ao dino. A textura é agradável e bem evidente. O dinossauro vem numa caixa diorama com cenário de floresta em período de seca, sendo o solo provavelmente um leito de rio seco.
Tamanho: 6 centímetros de altura e 16 centímetros de comprimento.
Vídeo: ver análise da miniatura em vídeo abaixo ou no Youtube.

Dacentrurus (7)



Nanshiungosaurus brevispinus (2014)
AN4003Z – A última nova espécie da coleção é o Nanshiungosaurus. Confesso que antes de ver este brinquedo de dinossauro, jamais tinha ouvido falar dessa espécie. Trata-se de um tipo de terizinossaurídeo, pouco popular e que foi reconstruído por Dan no estilo clássico sem penas. Muitos colecionadores reclamaram do fato, pois atualmente acredita-se que penas estavam presentes nesse grupo de dinos, mas Dan na época respondeu dizendo que não havendo evidência fóssil direta, preferiu ser conservador na peça. De qualquer modo acredito que foi meu preferido de todos, pelo fato de ser um dinossauro obscuro, estranho e ter sido feito com cores bem agradáveis que não deixam de ser sutis e chamativas ao mesmo tempo, se é que isso é possível. Sua caixa conta com um diorama de floresta úmida vistosa.
Tamanho: 10 centímetros de altura e 14 centímetros de comprimento.
Vídeo: ver análise da miniatura em vídeo abaixo ou no Youtube.
Nanshiungosaurus AN4003Z (1)
Nanshiungosaurus AN4003Z (2)





Em 2015 presenciamos a continuidade da linha Terra Battat, porém dessa vez não com os novos dinossauros, mas com relançamentos dos antigos com novas cores. Eles foram produzidos com os mesmos moldes usados na década de 90, porém Dan atualizou suas cores para padrões mais modernos.

Tyrannosaurus rex (2015)
AN4022Z – A mesma miniatura conhecida como T.rex versão 3 da coleção do museu de Boston, porém com um novo padrão de cor manchado. Apesar de tudo, lembra bastante a cor original, com um pouco menos de exagero no amarelo, que está bem menos brilhante, ficando menos cartunesco do que era. Anatomicamente é ótimo, mas tem um pequeno ponto negativo, que é a cauda que funciona de apoio, para contribuir para o equilíbrio da peça, embora esse traço seja feito até de forma sutil, tira um pouco a naturalidade da pose desse dinossauro de brinquedo.  Foi lançado na primeira leva de relançamentos, em meados de 2015. 
Tamanho: 11,5 centímetros de altura e 28 centímetros de comprimento.
Vídeo: ver análise da miniatura em vídeo abaixo ou no Youtube.






Ceratosaurus nasicornis (2015)
AN4023Z – A mesma miniatura de ceratossauro da coleção do museu de Boston, porém com um novo conjunto de cores. As cores são totalmente opostas ao original que era verde e agora é representado em um vermelho vivo manchado de preto, com o ventre branco. Essa cor, embora um pouco exagerada do ponto de vista científico, para um grande predador, é interessante e definitivamente única. Como o T.rex, infelizmente possui a cauda como ponto de apoio, tirando a dinâmica da pose. Foi lançado na primeira leva de relançamentos, em meados de 2015. 
Tamanho: 8 centímetros de altura e 14 centímetros de comprimento.
Vídeo: para ver análise da miniatura em vídeo clique aqui.


Amargasaurus cazaui (2015)
AN4027Z – A mesma miniatura de Amargassauro da coleção do museu de Boston, porém com um novo conjunto de cores. A cor difere bastante da cor anterior, com tons mais quentes terrosos, em vez do cinza azulado que tinha na peça da década de 90. De qualquer modo o modelo em si continua ótimo em anatomia, embora a textura não seja perfeita se comparada à modelos mais modernos. Foi lançado na primeira leva de relançamentos, em meados de 2015. 
Tamanho: 7,8 centímetros de altura e 16,5 centímetros de comprimento.
Vídeo: para ver análise da miniatura em vídeo clique aqui.


Euoplocephalus tutus (2015)
AN4029Z – A mesma miniatura de Euoplocéfalo da coleção do museu de Boston, porém com um novo conjunto de cores. Apesar de tudo é um padrão remanescente das cores originais, que já eram tons azulados e meio roxos. A cor nova mescla um tom marrom claro com azul e placas brancas, o que dá destaque a estas estruturas. Anatomicamente é um modelo ótimo. Foi lançado na segunda leva de relançamentos, em dezembro de 2015. 
Tamanho: 5,5 centímetros de altura e 15 centímetros de comprimento.
Vídeo: para ver análise da miniatura em vídeo clique aqui.


Acrocanthosaurus atokensis (2015)
AN4030Z – A mesma miniatura de Acrocantossauro da coleção do museu de Boston, porém com uma nova coloração. O original mesclava dois tons de verde, uma mais claro e um escuro Apesar de tudo é um padrão parecido, com tons verdes, similar ao original, só que troca o verde claro por outro tom mais esbranquiçado e as listras e manchas adotam formas diferentes da peça antiga. Foi lançado na primeira leva de relançamentos, em meados de 2015. 
Tamanho: 8,5 centímetros de altura e 25 centímetros de comprimento.
Vídeo: para ver análise da miniatura em vídeo clique aqui.



Carnotaurus sastrei (2015)
AN4034Z – A mesma miniatura de Carnotauro da coleção do museu de Boston, porém com um novo conjunto de cores. Bem diferente do original que era vermelho e preto, essa versão com tons cinza é mais sóbria e talvez mais realista, faz mais sentido para um grande predador que precisa ser discreto para aproximar-se das presas sem alarde. Parece bem trabalhado com tons escuros no dorso e claros na barriga, com um toque vermelho na papada. Uma ótima atualização. Novamente devo reclamar da cauda usada como apoio, que estraga o dinamismo da peça, que por outro lado é anatomicamente perfeita. Foi lançado na primeira leva de relançamentos, em meados de 2015. 
Tamanho: 7,5 centímetros de altura e 17,5 centímetros de comprimento.
Vídeo: para ver análise da miniatura em vídeo clique aqui.

Parasaurolophus walkeri (2015)
AN4035Z – A mesma miniatura de Parassaurolofo da coleção do museu de Boston, porém com um novo conjunto de cores. Bem diferente do original que era azul e amarela, essa versão com tons mais terrosos para o animal, combinando bem com seu estilo. Parece até mais plausível que o modelo antigo. Um dinossauro herbívoro sem muitas defesas como este, provavelmente seria facilmente identificado com cores chamativas e atacado, por isso esta cor é mais lógica para o animal. Foi lançado na segunda leva de relançamentos, em dezembro de 2015. 
Tamanho: 8,5 centímetros de altura e 21 centímetros de comprimento.
Vídeo: para ver análise da miniatura em vídeo clique aqui.

Stegosaurus ungulatus (2015)
AN4037Z – A mesma miniatura de Estegossauro da coleção do museu de Boston, porém com um novo conjunto de cores. Bem diferente do original que era laranja e marrom, esta versão é verde. Foi lançado na segunda leva de relançamentos, em dezembro de 2015.
Tamanho: 10 centímetros de altura e 14 centímetros de comprimento.
Vídeo: para ver análise da miniatura em vídeo clique aqui.

Europasaurus (Não lançado)
AN????Z – Um belo brinquedo do dinossauro saurópode Europasaurus. Esta peça não chegou a ser lançada até o presente momento.
Tamanho: ?? centímetros de altura e ?? centímetros de comprimento.
Vídeo: para ver análise da miniatura em vídeo clique aqui.
Europasaurus (1)

Gastonia burgei (Não lançado)
AN????Z – Um bonito brinquedo do dinossauro Gastonia, um nodossaurídeo. Esta peça não chegou a ser lançada até o presente momento. 
Tamanho: ?? centímetros de altura e ?? centímetros de comprimento.
Vídeo: para ver análise da miniatura em vídeo clique aqui.
Gastonia (1)

Gastonia (3)

Gigantoraptor erlianensis (Não lançado)
AN????Z – Um belo brinquedo do dinossauro oviraptorossauro Gigantoraptor. Esta peça não chegou a ser lançada até o presente momento. 
Tamanho: ?? centímetros de altura e ?? centímetros de comprimento.
Vídeo: para ver análise da miniatura em vídeo clique aqui.
Gigantoraptor (1)

Gigantoraptor (2)

Nasutoceratops (Não lançado)
AN????Z – Um belo ceratopsídeo que recentemente se tornou bem popular, o dinossauro Nasutoceratops. Esta peça não chegou a ser lançada até o presente momento. 
Tamanho: ?? centímetros de altura e ?? centímetros de comprimento.
Vídeo: para ver análise da miniatura em vídeo clique aqui.
Nasutoceratops

Pentaceratops (Não lançado)
AN????Z – Um belo brinquedo do dinossauro de chifres Pentaceratops. Esta peça não chegou a ser lançada até o presente momento. 
Tamanho: ?? centímetros de altura e ?? centímetros de comprimento.
Vídeo: para ver análise da miniatura em vídeo clique aqui.
Pentaceratops

Diplodocus longus (Não lançado)
AN????Z – A mesma miniatura de Diplodocus da coleção do museu de Boston, porém com um novo conjunto de cores.  Não foi lançado até o presente momento.
Tamanho: 35 centímetros de altura e 13 centímetros de comprimento.
Vídeo: para ver análise da miniatura em vídeo clique aqui.

Dilophosaurus wetherili (Não lançado)
AN????Z – A mesma miniatura de Dilofossauro da coleção do museu de Boston, porém com um novo conjunto de cores totalmente diferente.  Não foi lançado até o presente momento.
Tamanho: 9 centímetros de altura e 13 centímetros de comprimento.
Vídeo: para ver análise da miniatura em vídeo clique aqui.
10966980_1052396684775711_1070265586_n

Pachycephalosaurus wyomingensis (Não lançado)
AN????Z – A mesma miniatura de Paquicefalossauro da coleção do museu de Boston, porém com um novo conjunto de cores totalmente diferente.  Não foi lançado até o presente momento.
Tamanho: 6 centímetros de altura e 13 centímetros de comprimento.
Vídeo: para ver análise da miniatura em vídeo clique aqui.
10994835_1052398281442218_1926455643_n

Maiasaura peeblesorum (Não lançado)
AN????Z – A mesma miniatura de Maiassaura da coleção do museu de Boston, porém com um novo conjunto de cores totalmente diferente.  Não foi lançado até o presente momento.
Tamanho: 8 centímetros de altura e 19,5 centímetros de comprimento.
Vídeo: para ver análise da miniatura em vídeo clique aqui.
11002324_1052397881442258_902202267_o

Triceratops horridus (Não lançado)
AN????Z – A mesma miniatura de Triceratops da coleção do museu de Boston, porém com um novo conjunto de cores totalmente diferente.  Não foi lançado até o presente momento.
Tamanho: 8 centímetros de altura e 19 centímetros de comprimento.
Vídeo: para ver análise da miniatura em vídeo clique aqui.

Styracosaurus albertensis (Não lançado)
AN????Z – A mesma miniatura de Estiracossauro da coleção do museu de Boston, porém com um novo conjunto de cores totalmente diferente.  Não foi lançado até o presente momento.
Tamanho: 7,5 centímetros de altura e 15 centímetros de comprimento.
Vídeo: para ver análise da miniatura em vídeo clique aqui.
11003938_1052398858108827_1791501984_n

Edmontonia rugosidens (Não lançado)
AN????Z – A mesma miniatura de Edmontonia da coleção do museu de Boston, porém com um novo conjunto de cores totalmente diferente.  Não foi lançado até o presente momento.
Tamanho: 5,5 centímetros de altura e 18 centímetros de comprimento.
Vídeo: para ver análise da miniatura em vídeo clique aqui.
11003991_1052396938109019_1477229060_n

Ouranosaurus nigeriensis (Não lançado)
AN????Z – A mesma miniatura de Ouranossauro da coleção do museu de Boston, porém com um novo conjunto de cores totalmente diferente.  Não foi lançado até o presente momento.
Tamanho: 5,5 centímetros de altura e 16,5 centímetros de comprimento.
Vídeo: para ver análise da miniatura em vídeo clique aqui.
11004764_1052398104775569_580298831_n

Estes modelos concluem a linha Terra by Battat de dinossauros,como conhecemos até o momento. Se você conhece a coleção antiga da Battat, vai perceber que somente dois modelos de dinossauros da coleção original ficaram fora desse relançamento, dos quais não temos nem foto do protótipo. São eles o Gallimimus e o Utahraptor
O escultor Dan LoRusso havia explicado para a comunidade de colecionadores na internet que pretendia reesculpir a textura dessas peças para adicionar plumagem, de acordo com as pesquisas mais recentes. Por essa razão ele não chegou sequer a repintar os modelos para a nova linha. 
Infelizmente, devido a uma doença incurável, o artista veio a falecer ainda em 2015, antes de concluir a atualização dos modelos mencionados. 
Dan estava lutando contra a doença há algum tempo e todos os fãs de seu trabalho torciam por sua melhora, mas ele não resistiu. Assim os planos de continuidade da coleção Dan LoRusso parecem ter esfriado. Dan havia planejado ainda produzir mais espécies, três das quais já havia começado a modelar, e que divulgou o nome para os fãs, sendo eles Yutyrannus, Plateosaurus e Majungasaurus. Outras espécies haviam sido cogitadas para coleção, mas tendo Dan falecido, a coleção parou.
E você pode estar se perguntando, quando a Battat vai lançar os modelos que faltam, dos que já estão prontos, isto é repintados. Até o momento, isto é, março de 2018, não há previsão de lançamento dos novos modelos pela empresa. Colecionadores já tentaram contato com a companhia perguntando dos brinquedos de dinossauro, se vão sair ou quando e a resposta sempre é inconclusiva, nem confirmam o lançamento ou o cancelamento da coleção.
O que sabemos é que Dan havia terminado a repintura das peças e que teoricamente elas já podiam ser produzidas. As peças cujos protótipos vemos nas fotos de fundo azul, estariam prontos. Os únicos impossíveis de serem produzidos seriam os modelos inacabados mencionados e as versões sem repintura do Gallimimus e o Utahraptor
A este ponto só nos resta aguardar e torcer que a empresa Battat decida continuar com os relançamentos mesmo que aos poucos, uma maneira de resgatar a coleção, agradar aos colecionadores e fãs e manter a memória de Dan e sua arte viva! 
O problema é que ao que parece pelo menos um dos novos modelos, o Nanshiungosaurus, já parou de ser fabricado e até mesmo no site oficial da marca não está listado. Para quem gosta da marca é legal correr atrás de adquirir os modelos já lançados o quanto antes. Eles não custam tanto e tem um ótimo acabamento, valendo cada centavo investido.
Em média cada peça custa em torno de R$149,99 na Dinoloja, onde podem ser encomendados. Caso deseje comprar, acesse o site e procure nas categorias as peças, caso não encontre a versão/espécie desejada, entre em contato por e-mail pedindo, assim a equipe da loja pode procurar a peça para encomendar.

0 comentários :