Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Zhejiangosaurus

Modelo de Zhejiangosaurus em vida
© Vitae


Você certamente deve estar familiarizado com aquele grupo de dinossauros couraçados chamados de "anquilossauros" de forma generalista, monstros pré-históricos que mais pareciam tanques de guerra que animais, de tão grossa e resistente era sua pele, dotada de espinhos e placas ósseas para proteção.
Este grupo tecnicamente se chama Ankylosauria e se divide em duas ramificações evolutivas, os mais basais da família Nodosauridae e os mais derivados que compõe a família Ankylosauridae.
Ilustração de Zhejiangosaurus em vida
© Kawasaki Satoshi

A principal diferença entre as duas famílias e mais facilmente perceptível é o porte mais robusto dos Ankylosauridae e o fato de sua cauda ser dotada de uma clava de osso na ponta, enquanto que os Nodosauridae eram em média menores e não tinham a clava na cauda. Outras diferenças entre os grupos permitem separar dinossauros couraçados entre estas famílias. E claro, estou tomando este breve momento para explicar isso, pois o dinossauro foco deste artigo é um dos membros da família Nodosauridae.
Este animal foi encontrado fossilizado na China, especificamente em um local chamado Liancheng, que por sua vez se situa na unidade administrativa de Lishui, esta localizada na província de Zhejiang, onde afloram rochas de idade cenomanianas da Formação Chaochuan. Abaixo você pode ver uma tabela da Era Mesozoica com a demarcação em vermelho de qual faixa de tempo formou as rochas onde o Zhejiangosaurus foi encontrado, que vai de 100,5 a 93,9 milhões de anos atrás, ou seja, o estágio Cenomaniano do período Cretáceo Superior.

O Zhejiangosaurus é um dinossauro pertencente ao grupo dos nodossaurídeos, dinossauros couraçados aparentados dos anquilossauros. Seus fósseis foram encontrados onde hoje é a China, precisamente na região leste, em rochas do período Cretáceo Superior, estágio Cenomaniano, na província de Zhejiang. O trabalho inclusive fornece as coordenadas do sítio: 28' 28' 36.4"N, 119'51' 54.3"E. Foi primeiramente nomeado em 2007 por um grupo de pesquisadores chineses e japoneses, incluindo Junchang Lü, Xingsheng Jin, Yiming Sheng and Yihong Li. Destes autores, Zingsheng Jin foi o responsável por coordenar a escavação do dinossauro ainda no ano de 2000.
Província de Zhejiang em vermelho
© Wikimedia Commons CC BY-SA 3.0 

Eu imagino que você já está curioso para saber mais sobre esse dino, não é? Pois vamos lá! O nome científico oficial dado a este dinossauro foi Zhejiangosaurus lishuiensis, em um estudo publicado em 2007. Este nome faz referência ao local de seu achado, mostrado no mapa acima. Portanto seu nome se traduz como "Lagarto de Zhejiang de Lishui, ou seja, ambas partes de seu nome (gênero e epíteto específico) referem ao local de sua descoberta. Esse tipo de nomenclatura é comum em dinossauros, homenageando a "terra natal" do fóssil. 
O material fossilizado encontrado é composto de um esqueleto parcial, infelizmente incompleto. Isso quer dizer que não temos todas as partes do corpo do dinossauro, mas com as partes preservadas foi possível estudá-lo e descrever como ele deveria se parecer.
O fóssil holótipo é o fóssil usado como base na descrição de uma nova espécie. Ele é de extrema importância, pois é comparando com ele que novos fósseis poderão ser identificados como a mesma espécie ou uma diferente. No caso do Zhejiangosaurus, o holótipo foi armazenado no Museu de História Natural de Zhejiang (em inglês Zhejiang Museum of Natural History) sob o número tombo ZNHM M8718. Lá está o fóssil deste dino fica armazenado para que paleontólogos do mundo todo possam estudá-lo, como um livro em uma biblioteca. Por isso museus são importantes, não apenas para o público ver artefatos, mas como centros de pesquisa onde cientistas podem consultar os materiais já estudados e comparar com novos materiais. Em geral o fóssil consiste de um esqueleto parcial que preserva um sacro com oito vértebras, que seria a região da coluna localizada acima da pelve do animal. 
Sacrum do Zhejiangosaurus
© Retirado de Lü et al. (2007)

A pelve em si ou região da bacia ou ainda do quadril, como é popularmente referida, foi parcialmente preservada também, tendo o ílio direito completo e ílio esquerdo parcial, púbis direito completo e o final proximal do ísquio direito. A título de curiosidade, acho legal explicar que o final proximal seria a "ponta" do osso localizada mais próxima do centro do corpo do animal quando vivo.
Cintura Pélvica do Zhejiangosaurus
© Retirado de Lü et al. (2007)

Mas o fóssil não acabou ainda! Veja que além destes ossos mencionados acima, dois membros traseiros completos foram encontrados, permitindo aos paleontólogos terem uma visão  clara de como eram as pernas traseiras do animal! 
Pernas traseiras do Zhejiangosaurus
© Retirado de Lü et al. (2007)
Fêmur direito do Zhejiangosaurus
© Retirado de Lü et al. (2007)

Para terminar, o fóssil ainda continha boa parte da cauda do animal, sendo esta parte do fóssil um conjunto articulado de quatorze vértebras caudais. Quatro osteodermas foram identificadas ao todo. Alguns outros ossos do Zhejiangossauro foram achados junto com este esqueleto parcial, mas não puderam ser identificados devido aos desgastes sofridos durante a fossilização.
Vértebras Caudais do Zhejiangosaurus
© Retirado de Lü et al. (2007)


Nome popular: Zhejiangossauro
Nome Científico: Zhejiangosaurus lishuiensis
Significado do Nome: Lagarto de Zhejiang
Quando viveu: Período Cretáceo, estágio Cenomaniano, entre 100 - 93 milhões de anos.
Local: China
Peso: 3 toneladas
Tamanho: 6 metros de comprimento e 1,8 metros de altura
Alimentação: herbívora.

No estudo original que descreve a espécie, Lü et al. (2007) indicam que ele pertenceu à família Nodosauridae, sendo classificado da seguinte forma, baseado na sua anatomia:
  • Thyreophora Nopcsa, 1915 
  • Eurypoda Sereno, 1986 
  • Ordem Ankylosauria Osborn, 1923 
  • Zhejiangosaurus gen. nov. 
  • Família Nodosauridae Marsh, I890
  • Zhejiangosaurus gen. nov. 
A classificação mais completa inclui:
  • Reino: Animalia
  • Filo: Chordata
  • Clado: Dinosauria
  • Ordem: Ornithischia
  • Subordem: Ankylosauria
  • Família: Nodosauridae
  • Gênero: Zhejiangosaurus
  • Espécie: Z. lishuiensis
Devido ao esqueleto ser incompleto e não preservar o crânio, os autores não puderam comparar o dinossauros com todos os outros anquilossaurídeos e nodossaurídeos conhecidos, somente compararam com aqueles que têm partes preservadas em comum. Entre os dinossauros usados como base de comparação estavam Ankylosaurus, Euoplocephalus, Edmontonia, Struthiosaurus, Silvisaurus, Comparando os ossos do Zhejiangossauro com os mesmos ossos nestes outros gêneros, os autores chegaram à conclusão de que ele de fato era um dinossauro nodossaurídeo, pois os caracteres observáveis de seus ossos são mais próximos desse grupo do que do grupo dos anquilossaurídeos. 
Miniatura do Zhejiangosaurus em vida
© Vitae

Sendo um nodossaurídeo, podemos entender que o Zhejiangosaurus era um animal baixo, atarracado, com pernas curtas e uma pele couraçada dotada de osteodermas e espinhos. As pernas traseiras, como outros dinossauros parecidos, tinham três dedos, claramente observáveis no fóssil das patas do Zhejiangossauro. Como somente quatro osteodermas foram preservadas, não sabemos de fato qual a aparência e configuração exata de sua armadura. Mas baseando-se em outros nodossauros conhecidos podemos supor que nos flancos do corpo e cauda haveriam espinhos mais longos e pontiagudos e placas menores no dorso.
Miniatura do Zhejiangosaurus em vida
© Vitae

Um fato pouco conhecido do público leigo é que dinossauros couraçados como anquilossauros e nodossauros tinham um corpo bizarramente largo, parecendo um barril gigante meio achatado com espinhos por todos os lados. Na imagem acima do brinquedo desse dinossauro podemos notar essa característica tão peculiar, bem retratada pela fabricante Vitae. A réplica de dinossauro também permite notar uma reconstrução especulativa de seus espinhos.
Não temos preservado o crânio desse dinossauro, mas em geral, nodossaurídeos apresentam um crânio piriforme, mais comprido que largo, geralmente sem chifres e dotado de um bico córneo na boca para cortar vegetação. O focinho é estreito permitindo ao animal selecionar melhor entre as plantas que comia, afinal era um dinossauro vegetariano. Talvez por isso mesmo é que tinham barrigas gigantescas, para abrigar um sistema digestivo enorme especializado em fermentação de plantas duras que esses dinos comiam. Claro que estou especulando aqui, mas com base em evidências oriundas de outras espécies.
É bem provável, embora não tenhamos certeza, que a cabeça do Zhejiangosaurus fosse assim também, como a de seus familiares e diferente das cabeças de anquilossaurídeos, que são mais largas que compridas e têm um focinho bem mais largo com chifres grandes na nuca.
No artigo de descrição do Zhejiangosaurus, Lü et al. (2007) apontam que ele foi o segundo nodossaurídeo da China, sendo o primeiro o dinossauro Zhongyuansaurus descrito no mesmo ano por outros paleontólogos. Em 2012 um novo estudo sobre a filogenia (parentesco evolutivo) de anquilossauros foi publicado por Richard S. Thompson e colegas e neste novo estudo os autores apontavam que o Zhongyuansaurus na verdade seria um anquilossaurídeo basal o que tornaria o Zhejiangosaurus o único nodossaurídeo chinês conhecido.
Mas eis que temos uma reviravolta na história desse dinossauro, que faz dele um animal duvidoso em sua classificação! No ano de 2013 outro nodossaurídeo foi descrito, oriundo da mesma formação que o Zhejiangosaurus, descrito com o nome Dongyangopelta. Este novo nodossaurídeo é bem parecido com o dino que apresentamos nesta postagem, e portanto alguns paleontólogos poderiam tentar afirmar que Dongyangopelta é o mesmo que Z. lishuiensis.  Se fosse comprovado que ambos eram a mesma espécie, o nome que tem prioridade é o que foi criado antes, logo, Zhejiangosaurus seria válido e Dongyangopelta seria um sinônimo júnior.
Reconstrução do Dongyangopelta em vida

Entretanto, numa revisão sobre anquilossaurídeos feita em 2015 por Arbour, a autora indica que Dongyangopelta tem caracteres únicos (autapomorfias) bem preservados permitindo que seja mantido como uma espécie válida, enquanto que o esqueleto do Zhejiangosaurus carece de caracteres diagnósticos suficientes para uma descrição melhor.
Ela prossegue revisando o estudo original e comentando que embora os autores tenham confiantemente informado que o Zhejiangosaurus é um nodossaurídeo, seu esqueleto não apresenta autapomorfias claras que permitem incluí-lo neste grupo. Autapomorfias são características anatômicas novas que surgem em grupos de animais ou em uma única espécie e que são exclusivos daquela espécie ou grupo. Segundo Arbour, Zhejiangossauro não têm essa combinação de autapomorfias evidentes o que dificulta sua inclusão no grupo dos nodossaurídeos. Indo além, a autora ainda relembra que características do quadril do dinossauro o aproximam muito de Euoplocephalus o que indicaria um parentesco maior com anquilossaurídeos que nodossaurídeos. Dessa forma em sua revisão dos dinossauros couraçados, Arbour (2015), a autora considera o Zhejiangosaurus lishuisensis como um nomen dubium, ou seja, um "nome duvidoso" no jargão científico e ainda sugere que seja um anquilossaurídeo indeterminado. 
Entretanto, um detalhe a notar é que a autora mesmo em seu artigo ressalta a grande semelhança entre Dongyangopelta e Zhejiangosaurus, sendo que o primeiro gênero Arbour mantém como um nodossaurídeo válido. Se Dongyangopelta é de fato um nodossaurídeo é bem provável que Zhejiangosaurus se comprove mesmo como um membro deste grupo, bem como a própria Arbour comenta em seu blog Pseudocephalus.
Sendo assim, nos resta aguardar novas descobertas de fósseis desses animais enigmáticos para entender melhor sua anatomia. Por enquanto podemos confiantemente dizer que sim, era um dinossauro couraçado herbívoro que viveu em uma região onde coexistiram diversos dinossauros, dos quais podemos citar novamente o Dongyangopelta da mesma formação. Áreas próximas na China apresentam rochas desse mesmo período em que foram encontrados outros dinossauros diversos, de saurópodes de pescoço longo até o terópode, dinossauro carnívoro Chilantaisaurus.
Não sabemos exatamente quais eram os predadores que importunavam o Zhejiangossauro, mas ele provavelmente se defendia abaixando a barriga no solo e deixando somente as costas enrijecidas voltadas aos dentes de seus predadores. Isso diminuía muito o acesso da boca do predador a áreas vitais do dinossauro. Alternativamente ele poderia golpear os predadores com seus espinhos, caso de fato possuísse tais projeções longas. 
Anquilossauros e nodossauros eram pesados e isso unido às pernas curtas e corpo desajeitado tornavam tais animais em bestas lentas, incapazes de fugir de predadores muito mais ágeis. Essa falta de agilidade era compensada pela pele grossa bem protegida. 
Os dentes desses dinossauros eram bem pequenos e provavelmente não eram muito eficientes na trituração dos alimentos, que eram finamente macerados no estômago e sistema digestivo como um todo, provavelmente com ajuda de gastrólitos, pedras pequenas engolidas pelos animais, como fazem aves e répteis modernos. Já foram encontrados diversos dinossauros que adotam essa estratégia para processar plantas duras na falta de um sistema de mastigação eficiente.
As cores verdadeiras desse dinossauro até o momento são desconhecidas, para analisar a cor e padrões de camuflagem seria preciso ter acesso à pele preservada, o que não acontece nesse gênero de dinossauro, mantendo sua coloração uma incógnita. Portanto quaisquer figuras ou esculturas desse animal apresentam cores especulativas.
O processo de estudo dos dinossauros por si só é um trajeto árduo e longo, muitas vezes demorando anos para que um fóssil seja coletado, preparado e descrito. Foi o caso desse animal, que fora avistado em campo em 2000, mas só foi descrito em 2007. Foram 7 anos entre o primeiro vislumbre de seus ossos na rocha e a publicação oficial de um estudo batizando-o. Muitas vezes leva ainda mais tempo até que pessoas leigas ouçam sobre essas novas espécies de dinossauros. E mesmo assim, com um bom tempo se passando a mídia popular ignora muitos tipos de animais, por eles não serem tão chamativos quanto outros. Embora o Zhejiangossauro seja um animal impressionante, sem dúvida, com espinhos, couraça e tudo mais, seu esqueleto é incompleto e isso não atrai tanta atenção na mídia. Além disso, sua incompletude impede que saibamos sua verdadeira aparência e por este motivo a espécie acaba sendo ignorada por livros, filmes e jogos populares sobre dinossauros.
Miniatura do Zhejiangosaurus em vida
© Vitae
Sendo assim, o público leigo nunca vê menções ao animal na cultura popular e ele permanece conhecido apenas em meio à academia científica e pelos fãs mais obcecados por dinossauros. Se ninguém conhece, ninguém produz brinquedos e outros produtos retratando o animal.
Infelizmente este é o caso de grande parte dos dinossauros e inclusive do Zhejiangossauro. Ele nunca ganhou destaque midiático até agora, 11 anos após sua descrição, quando uma nova empresa de brinquedos colecionáveis especializada em dinossauros resolveu produzir uma miniatura do animal. As fotos da miniatura espalhadas por este artigo do Ikessauro estão entre as melhores reconstruções que pude encontrar do dinossauro, pois ele é tão enigmático que fica difícil até encontrar ilustrações dele. A empresa Vitae é uma empresa asiática e por isso ousaram reproduzir esta espécie em forma de brinquedo, uma maneira de divulgar a fauna pré-histórica de seu país, estratégia esta que eu acho, está começando a funcionar. Se não fosse tal brinquedo eu continuaria, sabe-se lá por quanto mais tempo, sem saber desse dinossauro. Fico feliz que a Vitae tenha fabricado esta miniatura de dinossauro, mais uma para enriquecer nossas coleções. Já garanti um pra mim e você também pode, caso queira comprar. Está disponível no site da Dinoloja, no endereço www.dinoloja.com/vitae você confere todos os dinos dessa marca, mas caso queira ver especificamente o anúncio do Zhejiangosaurus Vitae, clique aqui.
Miniatura do Zhejiangosaurus em vida
© Vitae

E com isso, não me resta mais nada a adicionar sobre o Zhejiangossauro, ao menos até que novos fósseis sejam encontrados ou novos estudos sejam publicados revendo os fósseis conhecidos. Espero que tenha lido até o final e se achar interessante, compartilhe o texto nas redes sociais com seus amigos! Vou ficando por aqui, até mais. Abraços pré-históricos!


0 comentários :