Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Stygimoloch

© Joe Tucciarone



Veja quando viveu o Stygimoloch!© Patrick Król Padilha
Descoberto nos Estados Unidos, restos deste Dinossauro foram recuperados na Formação Hell Creek e na Formação Lance, posteriormente nomeado em 1983 como Stygimoloch spinifer, nome que significa "Diabo com Espinhos do Rio Styx". Seu nome começa com a palavra do grego, "Stygi", mas ao contrário da maioria dos dinossauro, o final "moloch" vem do Hebreu, língua quase nunca é usada em nomes científicos. Os responsáveis pela descrição foram dois paleontólogos, um inglês, Peter Galton e um alemão, Hans Dieter Sues do Museu Nacional de História Natural. Os fósseis datam do Cretáceo, cerca de 70 a 65 milhões de anos, época em que viviam os mais famosos dinossauros, como o Tyrannosaurus rex, Triceratops, Anatotitan entre outros. Em 1995 o paleontologista Mike Triebold encontrou um espécime de Stygimoch muito bem preservado, com o esqueleto completo, incluindo o crânio. Foi um grande achado, porque antes nunca haviam encontrado o corpo de um Paquicefalossaurídeo junto com seu crânio. Com este esqueleto novos estudos importantes foram elaborados, mostrando mais sobre animais deste grupo.
© Jim Robins

O Stygimoloch era um Paquicefalossaurídeo, ou seja, um dinossauro com o crânio espesso, com uma abóbada de puro osso na parte superior do crânio. Este é o segundo maior dino deste grupo encontrado no continente americano, perdendo em tamanho apenas para o maior dinossauro de cabeça grossa conhecido, o Pachycephalosaurus.
Como nos outros animais de sua família, este dinossauro chamava atenção pelo seu crânio espesso, rodeado de espinhos ósseos que poderiam servir como defesa, exibição entre machos e fêmeas ou para atacar outros rivais. Seu crânio não era tão largo mas era muito espesso, chegando a ter 18 centímetros de espessura na parte mais alta e 46 centímetros de comprimento, só perdendo para o do Pachycephalosaurus. Além disso na sua nuca havia dois espinhos grandes, com 15 centímetros de comprimento e 5 de diâmetro na base, rodeados de espinhos menores, porém não se sabe se serviam de proteção ou exibição, sua função é ainda desconhecida. O focinho deste dinossauro também tinha espinhos, mas bem menores que os da parte posterior do crânio.
Observe o crânio espesso cheio de espinhos ósseos
©
 Gabriel Lio
Por muito tempo se pensou que os "dinos de cabeça grossa" usavam essa reforçada cabeça em lutas de marradas, batendo cabeça com cabeça, no entanto alguns paleontólogos discordam, afirmando que na verdade batiam a cabeça contra o dorso do rival. Esta conclusão veio do incrível fóssil encontrado por Mike Triebold em 1995, permitindo avaliar o resultado do choque de uma batida da cabeça em outra. Seria impossível lutarem assim, quebrariam o próprio pescoço, diz o pesquisador!
Imaginava-se o Stygimoloch lutando assim,
agora sabemos que quebraria o próprio pescoço desta forma
© Mike

De qualquer forma estas estranhas estruturas serviam para proteger-se dos inimigos e predadores, seja usando como uma defesa ou apenas para exibição, fazendo parecer mais perigosos do que realmente eram. Este tipo de ilusão hoje é usado por muitos animais, como alguns anfíbios por exemplo, que ao sentir-se ameaçados usam a tática de inflar o corpo para parecer maior do que são, assim intimidando o predador. O Stygimoloch deveria exibir sua cabeça cheia de chifres ao rival, tentando intimidá-lo em batalhas por território ou em disputas por uma fêmea.
Mesmo vivendo no período Cretáceo, o Stygimoloch parece ter estranhas características primitivas. A começar pelos seus dentes do fundo da boca, que parecem os do Estegossauro! Suas mãos tem cinco dedos, característica de dinossauros primitivos. No início imaginou-se que era um Paquicefalossauro jovem, porque algumas características são muito semelhantes, mas agora imagina-se que o Stigymoloch realmente seja uma espécie diferente, mesmo que alguns acreditem que não. Só com mais descobertas e estudos teremos confirmações absolutas. Além disso, há uma suspeita de que o Dracorex, outro Paquicefalossaurídeo, seja um indivíduo juvenil do "Diabo com Espinhos" ou talvez do Pachycephalosaurus, baseando-se no fato do seu crânio não estar totalmente desenvolvido.
O tamanho de um adulto Stygimoloch é estimado em 3 metros de comprimento, o que é grande dentre os dinossauros da sua família. Ele era herbívoro, usava os dentes e um bico córneo na ponta do focinho para cortar as plantas de que se alimentava. Provavelmente comia plantas como cicas e cavalinhas. O ambiente onde viveu é ainda apenas suposição, não se sabe se preferia áreas de florestas densas ou campos abertos, porém a maioria dos artistas imagina-o em montanhas ou locais altos e pedregosos, talvez pela teoria de que lutavam como os carneiros montanheses, dando marradas.

Geralmente artistas retratam Pachycephalosaurídeos
como carneiros da montanha.
© John Bindon

0 comentários :