Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



domingo, 20 de abril de 2008

Pterossauro à venda: a triste realidade dos fósseis brasileiros

Crânio do Pterossauro em questão
© Paleodirect
Venho por meio desta postagem, infelizmente, dizer ao pessoal que adora dinossauros e outros animais pré-históricos que o nosso patrimônio está virando produto comercial. Este mês a notícia de que num site americano um fóssil de pterossauro brasileiro ainda desconhecido pela ciência está à venda por US$ 700.000 (setecentos mil) dólares foi publicada pela Folha de São Paulo. Para saber mais sobre este ultraje para com o nosso patrimônio fóssil, clique para expandir a postagem.

O fóssil consiste num crânio em excelente estado de conservação, contando inclusive com crista, mandíbula e por incrível que pareça as partes internas do osso, ou seja, tecidos moles de dentro do crânio, de difícil preservação, mas que foram fossilizados, sendo substituídos por minerais de fosfato que mantiveram o material em boas condições.
Crânio: os tecidos moles estão marcados com círculos nº 1 e 2
©
PaleodirectDetalhe dos tecidos: círculo nº 1
©
PaleodirectDetalhe do tecido do interior do bico: círculo nº 2
© Paleodirect

O site Paleodirect está vendendo o fóssil que provém da Formação de Santana, provavelmente do Ceará, onde foram encontrados diversos fósseis de pterossauros no Brasil, e que é um dos maiores sítios fossilíferos de répteis alados do mundo. No site, o dono do fóssil diz que este mesmo item foi comprado de um colecionador alemão, hoje já falecido, que possuía a peça em sua coleção particular. O dono do site crê que 700 mil dólares é um preço barato por uma peça tão rara e conservada, e diz que prefere que o fóssil seja comprado por um museu qualquer, permitindo uma descrição adequada e exposição à comunidade científica. Mas atenção, ele também anuncia que se nenhum museu der os 700 mil pedidos e aumentará o valor e colocará a peça no mercado de colecionadores que compram sem pestanejar peças assim para aumentar suas coleções particulares. Paleontólogos ficaram "babando" ao ver o espécime e alguns dizem que provavelmente nenhum museu tem dinheiro suficiente para comprar a peça.
O site anuncia este tesouro natural como uma raridade, peça única e como uma descoberta que só ocorre uma vez em várias vidas, o que não é de se espantar, pela condição da peça.
Muitos vão perguntar, que se estão vendendo uma peça rara dessas por um preço tão alto porque se preocupar já que não temos grana pra bancar uma maravilha dessas? A questão é que no Brasil, a venda ou qualquer comércio de qualquer tipo de fóssil nacional é proibido por lei. Mas então se é proibido por lei, como podem estar vendendo o fóssil que é de propriedade brasileira por direito? Com certeza, se ele houvesse tentado pegar o fóssil diretamente do Brasil, seria barrado e teria que devolver a peça e pagar multas, mas como ele adquiriu a peça fora daqui, ele diz que ele agora é dono e pronto.
Se a peça saiu do Brasil ilegalmente não podemos pedir repatriação do fóssil? Sim podemos, mas não é bem assim, ir lá e dizer " dá aqui o fóssil porque é nosso" e trazê-lo ao Brasil. O dono que está vendendo diz que o fóssil foi retirado do país antes de 1942, ano em que começou a valer a lei contra a venda de fósseis no Brasil, e foi levado para a Alemanha por estudiosos de lá que vieram ao nosso país numa expedição. Como o rapaz não tem documentos que provem essa data o Brasil quer repatriar o fóssil, mas também não se pode provar que foi contrabandeado depois de 1942, por isso o caso virou um "chove e não molha" que chega a dar dó. Sem provas do contrabando fica difícil repatriar e sem prova da legalidade do fóssil o rapaz não fica em paz. As autoridades brasileiras no ramo da paleontologia estão tentando repatriar o fóssil, mas tudo depende da legalidade/ilegalidade da retirada do fóssil do Brasil e pelo visto vai ser difícil provar algo. Temos mais chances de recuperar o tão raro pterossauro se o estado onde o fóssil está , neste caso a Flórida, tiver leis de repatriação de patrimônio estrangeiro, mas na minha opinião sem querer ser pessimista, esse fóssil não vem para nosso país muito logo não. Paleontólogos brasileiros concordam, o fóssil saiu sim, ilegalmente do país, assim como muitos outros já saíram, tanto dinossauros, quanto crocodilos, pterossauros e peixes, devido à falta de fiscalização pelo governo.
Reconstrução do animal em vida
© Felipe Alves EliasOutra versão do animal vivo
© Folha de São Paulo
Fontes

0 comentários :