Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



sábado, 26 de abril de 2008

T. rex era só uma galinha crescida?

Tyrannosaurus Rex© Scott Hartman

Recentemente paleontólogos americanos realizaram testes e comprovaram uma teoria antiga, as aves descendem dos dinossauros da classe Theropoda. Além disto, conseguiram definir que um dinossauro tem parentesco maior com uma ave bem comum e também a relação entre alguns paquidermes. Veja tudo sobre isto expandindo a postagem.

Neste grupo, Theropoda, estão praticamente todos os dinossauros carnívoros como o Tyrannosaurus rex que foi o "objeto de estudo em questão". Os cientistas retiraram de um fêmur fossilizado a proteína conhecida como colágeno, comum nos ossos, mas rara em fósseis.

Fêmur de T. rex usado nos testes© Science/Divulgação
De posse desse material coletado do T. rex e de um Mastodonte coletaram também os mesmos materiais de 21 animais atuais, inclusive do homem. Os testes e comparações comprovaram que realmente o Mastodonte (Mammut americanum), uma espécie de elefante extinto é realmente parente do atual Elefante Africano (Loxodonta africana) e mais precisamente de um primo do elefante, também habitante da África, conhecido por Tenrec, que mais parecem ratos do que elefantes.

Já o objetivo principal de eu postar aqui sobre esta notícia é que os testes do colágeno do T.rex é bem próximo do colágeno de duas aves atuais, a avestruz e "pasmem" a galinha! Sim as teorias de que as aves tem parentesco com os dinossauros estão se concretizando em fatos, mas aí surge a questão de quem é mais próximo do T.rex, a galinha ou a avestruz?
Isso ainda ninguém pode afirmar com toda certeza, pois para se detalhar mais esses parentescos seriam necessárias amostras do DNA do dino em questão e por enquanto isso só é possível nas telonas dos cinemas em filmes como Jurassic Park. Essa proteína, o colágeno, dá uma ideia de como seria o DNA do dino, mas somente um esboço, nada muito exato. Mas as análises com o colágeno já permitiu definir que a nossa conhecidíssima galinha é mais próxima do rex na árvore genealógica. Poderíamos até dizer figurativamente que o T.rex é uma galinha crescida ou que as galinhas são minidinossauros.
T.rex e a galinha: você vê semelhanças?
©
Luis Rey

Agora sabemos que o rex é parente mesmo da galinha, mais próximo ainda do que da avestruz, mas o trabalho ainda está iniciando. O fêmur do T.rex somente rendeu 89 aminoácidos, mas nada de DNA, então o "diagnóstico" definitivo deve vir nos próximos anos, com novos estudos.
O trabalho dos pesquisadores de Harvard e da Universidade Estadual da Carolina do Norte foi publicado esta semana na edição da revista Science.

Fonte

0 comentários :