Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



quinta-feira, 26 de junho de 2008

Novo peixe é descrito como fóssil de transição

Philip Renne e Per Ahlberg
© AP/Reprodução
Suécos descobriram, na Letônia, um animal primitivo quadrúpede. Não é um dinossauro, muito menos um mamífero e sim um peixe! A descoberta ajuda a explicar como foi a transição da água para a terra firme e mostra um pouco mais da evolução dos peixes para répteis, aves e mamíferos.

O fóssil tem 365 milhões de anos, composto por crânio, ombros e parte da pélvis do animal aquático, batizado de Ventastega curonica. A descrição foi feita na nova edição da revista científica Nature.
Analisando os fósseis do Ventastega, os paleontólogos concluíram que ele teria de 0,9 a 1,2 metros de comprimento e comia peixes que caçava em águas raras e salobra que era seu habitat. Teria 4 membros e seriam estes grossos, porém não se definiu o números de dedos exatamente sendo que devia ter muitos passando de sete.
O professor de biologia evolutiva Per Ahlberg, da Universidade de Uppsala - Suécia, diz que devia se parecer com um jacaré pequeno de longe, porém de perto a barbatana dorsal era mais visível. Como possuía patas poderia caminhar tranquilo na margem da água porém não longe ou fora dela. O peixe possuía uma boca com dentes fiados para caçar e está sendo considerado o elo perdido entre peixes e tetrápodes e ele responde às dúvidas deixadas pelos fósseis de outro peixe também considerado um fóssil de transição, chamado Tikaalik roseae.

Fonte

0 comentários :