Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



sexta-feira, 20 de junho de 2008

"PORCOFANTE CARIOCA"

Vocês já devem ter ouvido alguém falar o ditado "quem procura acha" não é mesmo? Isso é verdade mesmo, essa semana os pesquisadores do Rio de Janeiro andaram "fuçando" nos museus cariocas e encontraram alguns fósseis de dentes ali há muito tempo expostos mas que eram indescritos! Sim, vem um novo animal brasileiro aí gente, mas não se empolgue achando que é outro dinossauro ou crocodilo. Na verdade ele é um novo astrapotério e viveu depois dos dinossauros há aproximadamente 60 milhões de anos atrás. Para saber que bicho é esse de nome esquisito, clique no botão para expandir a postagem e leia o texto completo, com imagens muito interessantes.

Fóssil dos dentes do astrapotério, exposto em um museu do Rio de Janeiro
© Divulgação
Aposto que você está pensando "Que diabos é um astrapotério?" ou "Que nome feio, parece até palavrão", mas calma eu explico. O astrapotério é um mamífero que viveu no período Paleoceno, logo depois dos dinossauros serem extintos. Possuíam cascos, pelo menos uma espécie descoberta na Argentina tinha. A nova espécie brasileira não pode ser descrita completamente pois só foram encontrados fósseis dos dentes do animal, e para a descrição completa ser fidedigna ao animal, precisariamos encontrar mais fósseis do corpo. No título eu citei o termo "PORCOFANTE" que seria a mistura de um porco com elefante, caracterizando a aparência do astrapotério que parecia um porco com tamnho de hipopótamo ou elefante já que tinham presas grande como um javali e uma trombinha no focinho, tornado o animal bem bizarro.
O Astrapotherium magnum espécie encontrada na Argentina, viveu no Mioceno, bem mais recente, há apenas 15 milhões de anos atrás. Essa descrição do "Porcofante" é baseada nesse animal ilustrado abaixo.
Astrapotherium magnum: espécie Argentina
© Divulgação

A espécie brasileira é muito mais primitiva e pode ser que fosse bem menor que o da Argentina, e também seria desprovido da pequena tromba dos seus descendentes. Leonardo dos Santos Avilla, paleontólogo responsável pela descrição não revela o nome dado ao "porcofante" brasileiro, apenas deu uma pista, é uma homenagem à paleontóloga Lílian Paglarelli Bergqvist que foi orientadora de Avilla. Além de ser uma espécie nova esse fóssil pode representar todo o gênero de astrapotérios do período Paleoceno, isso é um passo em tanto para a paleontologia já que dá uma noção geral da fauna da época, onde também viviam antepassados das preguiças e tatus, outras como os astrapotérios que na maioria eram ungulados (tinham cascos). Assim como vários tipos de animais, os astrapotérios não tem descendentes hoje em dia, talvez devido à mudança do ambiente, o pesquisador afirma que uma teoria é a de que na época começaram a surgir as gramíneas do tipo C4, pobres em nutrientes, sendo que animais ruminantes conseguiam retirar as poucas substâncias do alimento ruminando, ao contrário dos astrapotérios que não ruminavam e acabavam morrendo pela mal nutrição.
Bem pessoal, notícia dada, espero que tenham gostado, comentem aí sobre o que acham do blog e até a próxima postagem.

Fonte

0 comentários :