Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



sábado, 23 de agosto de 2008

Tigres-de-dentes-de-Sabre na Venezuela

Crânio fóssil do felino de grandes dentes
© AP

Já perceberam que funcionários de construções sempre tem sorte para achar fósseis? Pois é, desta vez os funcionários de uma companhia petrolífera na Venezuela encontraram fósseis durante a instalação de um oleoduto, como você pode ver lendo toda postagem.

Durante a instalação, um poço de piche muito antigo surgiu e neste foi encontrada uma variedade grande de fósseis, incluindo até uma espécie de felino de dentes de sabre, que os paleontologistas ainda desconheciam na América do Sul.

A idade estimada dos fósseis é de 1,8 milhões de anos e os fósseis dos Tigres-dentes-de-Cimitarra são os que mais chamam a atenção, sendo que tais ossos são partes de crânios e maxilares de 6 destes carnívoros, que são parentes do Smilodon, porém tem dentes mais curtos e finos.
O paleontologista venezuelano Ascanio Rincón liderou uma equipe de pesquisadores em uma exploração ao sítio paleontológico e após constatar que era um achado legítimo anunciou ao público esta descoberta.
Estes fósseis provam que este felino viveu na América do Sul também e ainda toda a variedade fóssil encontrada permite que se esboce um retrato do ambiente, do ecossistema da época, mostrando como era o continente americano há mais de 1 milhão de anos e o que a junção entre América do Sul e do Norte causou na diversidade animal.
Rincón acha que este é um dos sítios fossilíferos mais importantes desta década e outros especialistas concordam. "O achado é uma das descobertas científicas mais interessantes da última década", disse Larry D. Martin, da Universidade do Kansas. O poço é tão largo quanto dois campos de futebol e fica próximo à superfície, no Estado de Monagas. O achado de Rincón, que foi anunciado pela primeira vez em maio, sugere que os felinos de dentes de sabre migraram da América do Norte para a América do Sul pouco depois que os continentes se juntaram.


Fonte

0 comentários :