Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Descoberta brasileira: um anfíbio pré-histórico gaúcho

© Unipampa/Divulgação
Paleontólogos brasileiros descobriram no Rio Grande do Sul o crânio fossilizado de um anfíbio pré-histórico, medindo cerca de 60 centímetros de comprimento com 80% preservado. Se quer saber como isso aconteceu, leia toda a postagem.

A descoberta ocorreu por acaso, quando pesquisadores da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) pesquisavam em campo na cidade de São Gabriel junto com alunos de paleontologia, e o professor Sérgio Dias da Silva avistou na rocha fragmentos ósseos, e cavando, encontraram o crânio de 60 centímetros de um anfíbio cuja espécie ainda não foi definida, pois é necessário que se façam estudos de reconstrução e comparação, pois na retirada, o fóssil foi um pouco danificado.
Seria assim o anfíbio gaúcho?
© Unipampa/Divulgação

Mas pode-se deduzir que era um grande animal, passando de 1,5 metros, a julgar pelo tamanho do crânio e devia ter um hábito parecido com o dos crocodilos, ficando na água e saindo apenas em caso de necessidade. Talvez na Fazenda Boqueirão, local da descoberta, existam mais fósseis, por isso os pesquisadores pretendem continuar a explorar a área, quem sabe em busca de um novo dinossauro.

Fonte

0 comentários :