Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Terópode maniraptoriforme é descoberto da Argentina

Comparação de tamanho
© Rodrigo Vega

Vocês acreditam? Mais um achado argentino, aqui do ladinho da gente, ocorreu há pouco tempo, um terópode encontrado na província de Rio Negro, no norte da Patagônia, em rochas de 70 milhões de anos, o que quer dizer que o bicho era do Cretáceo! O dino foi apresentado nesta quarta-feira no Museu Argentino de Ciências Naturais Bernardino Rivadavia, em Buenos Aires. Veja tudo sobre o dinossauro no resto da postagem.

O fóssil foi achado quando faziam uma exploração financiada pela prestigiada National Geographic Society, a qual era chefiada pelo paleontólogo Fernando Novas, que fez a apresentação do fóssil à imprensa. É nessas horas que me dá uma inveja dos Argentinos!
Fernando Novas, paleontólogo coordenador da descoberta
exibe a réplica do esqueleto
© Divulgação© Divulgação
Enquanto os dinos lá estão sendo achados aos montes aqui o nosso grande bioma do pantanal impede que grandes achados aconteçam, pois o solo acaba sendo encharcado e estraga os fósseis. Por isto que nossos "hermanos" tem tanta vantagem na paleontologia, o país deles tem muitas áreas secas e desérticas. Não duvido que muitos dinos desses tenham vivido no Brasil, mas o problema é que não se conservaram.
Mas agora deixemos minha opinião de lado e vamos ao que interessa, o dino. Batizado de Austroraptor cabazai, o animal foi tema de uma publicação de um artigo científico na revista "Proceedings of the Royal Society of London". Os restos do dinossauro foram descobertos no Baixo de Santa Rosa, local que já havia apresentados vestígios fósseis de dinossauros herbívoros.
© Rodrigo Vega

Os paleontólogos estão animados com a descoberta porque o Austroraptor cabazai é um dos maiores raptores já descobertos em todo o mundo. Outro quesito que o torna importante é a época que viveu, o fim do Cretáceo. Esse carnívoro media cerca de cinco metros, de comprimento apresentava braços proporcionalmente curtos e possuía um crânio achatado e largo, com uma mandíbula de dentes pontiagudos. Uma réplica do esqueleto feito em resina de poliéster é outra aquisição para uma exposição de dinossauros argentinos, que provavelmente vai entrar em exibição em 2009, na Europa.
Austroraptor ataca um saurópode
© Rodrigo Vega

Fonte

1 comentários :

kratosdeus disse...

poxa que legal adorei esse dinossauro,ele parese ser um otimo predador,pelas imagens ele parese ser agil,forte,e inteligente