Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Pegadas de dinossauros são digitalizadas em Portugal

© Adriano Miranda
Em Portugal existem diversas trilhas de pegadas feitas por dinossauros, que agora estão sendo material de estudo de uma pesquisa bem interessante e moderna, que você pode conferir nesta postagem.

Tais pegadas ficam em um local chamado Cabo Espichel, em uma tal Pedra da Mua e na Pedreira do Galinha, lugar na Serra de Aire, além de trilhas do Vale de Meios. Paleontologistas do Instituto Catalão de Paleontologia e da Universidade de Manchester, em parceria com o Museu Nacional de História Natural de Portugal estão tentando criar imagens em 3 dimensões das pegadas, com um equipamento já usado em outras pesquisas paleontológicas chamado LIDAR (Laser Imaging Detection and Ranging), que analisa por escaneamento as pegadas e cria modelos virtuais das mesmas fundindo os dados do escaneamento a laser, dados fotográficos e de GPS. A primeira vez que tal equipamento foi usado em pegadas de dinossauros foi em Fumanya, ao norte de Barcelona, pelos mesmos pesquisadores.
Este estudo trará dados novos sobre a locomoção dos dinossauros e seu hábito social, pois há cerca de 145 milhões de anos, no Jurássico Médio, os animais costumavam andar em bandos. Pegadas do Cretáceo também serão estudadas.

Fonte

0 comentários :