Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



sábado, 10 de janeiro de 2009

Novo estudo sobre pterossauros

Esta postagem nos traz mais um estudo sobre o modo de voo dos Pterossauros, os répteis-voadores que viviam com os dinossauros durante a Era Mesozóica. Um paleontológo publicou um novo estudo dizendo como eles faziam para iniciar seu voo, então confira a postagem completa para saber o que diz este estudioso dos répteis alados.

Um biólogo americano, Mike Habib, diz ter encontrado a chave da questão do voo de pterossauros. Muitos afirmavam que eles só voavam após se jogar de locais altos e planar para "pegar no tranco". Outros afirmam que devido ao tamanho grande de alguns eles não conseguiriam voar e ficariam maior parte do tempo no solo. Este pesquisador agora vem afirmando que eles usavam uma técnica como a dos morcegos para voar. Eles se impulsionavam com as patas, todas elas. No caso 4, duas traseiras e as duas dianteiras transformadas em asas. Essas, mesmo sendo finas e desajeitadas seriam fortes o suficiente para impulsionar o animal a um pequeno saldo do chão, mesmo que plano, para poder bater asas e voar.
O cientista usou imagens computadorizadas e 155 pássaros e 12 pterossauros e notou que existem grandes diferenças entre aves e pterossauros. Nos répteis as pernas traseiras são mais fracas e as asas ou braços dianteiros são mais fortes, ao contrário das aves. Então segundo o biólogo, eles pulariam mais ou menos como um sapo, primeiro jogando o corpo para frente com as patas de trás e depois com os braços/asas dariam um impulso e começariam a bater asas. Esse método permitiria que grandes pterossauros decolassem em poucos segundo, caso necessitassem fugir de um predador por exemplo.
O que podemos fazer, é ler e tirar nossas conclusões a respeito, pois existem diversos estudos sobre isso, ou seja, não devemos tomar como correta qualquer opinião que nos aparece pela frente.

Fonte

0 comentários :