Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



sábado, 20 de junho de 2009

Fóssil de Elefante extinto foi encontrado em Java

Fósseis do elefante extinto
© BBC

Java já teve elefantes em seu território, mas eles agora infelizmente estão extintos. Para nossa felicidade, seus fósseis foram preservados e encontrados, permitindo que nós estudemos seu modo de vida. Veja o restante da postagem, que conta sobre esta descoberta.

Há cinco anos um geólogo encontrou em Blora - Província de Java Central, um pedaço de um fóssil. Se tratava de parte de uma presa de um elefante extinto, e a estimativa do tamanho da presa seria de cerca de 2,5 metros.
Este ano veio à público a notícia de que um novo achado ocorreu, durante uma escavação alguns geólogos encontraram no mês de março, alguns fósseis em uma pedreira. A pedreira desmoronou e os ossos fossilizados ficaram à mostra na rocha, então os geólogos que trabalhavam perto do local naquela ocasião foram verificar e começaram a extração dos restos do animal. Alguns pesquisadores australianos da Universidade de Wollongong ajudaram no processo de escavação, até que o grande elefante foi removido da rocha e levado para Museu de Geologia da Indonésia em Bandung, na província de Java Ocidental.
O elefante teria cerca de 4 metros de altura e 5 de comprimento, chegando a pesar 10 toneladas. A idade do fóssil não foi determinada, mas os pesquisadores estimam que seja por volta de 200 mil anos.

0 comentários :