Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



quinta-feira, 18 de junho de 2009

Um terópode herbívoro foi descoberto na China

Fóssil do Limusaurus
© James Clark
Desta vez a descoberta além de importante é diferente, pois o animal é um terópode herbívoro! Sim, isto mesmo, assim como o Therizinosaurus e ornitomimossaurídeos, este dinossauro é um terópode, porém comia plantas, mas é totalmente diferente do animal citado acima. Leia toda a postagem para saber mais sobre este novo dinossauro.

Ele é diferente, viveu há 155 milhões de anos e pertence ao grupo dos Ceratossauros, o mesmo a que pertencem os dinossauros carnívoros de crista ou chifre. O animal foi descoberto na Formação Shishugu, na bacia de Junggar, que se situa no oeste da China.
As rochas datadas do Jurássico preservaram o animal, que foi escavado pela equipe do paleontologista Xing Xu, e, nomeado de Limusaurus inextricabilis.
No entanto o que chamou a atenção dos pesquisadores não foi sua dieta, mas sim a forma de seus membros e dedos. Segundo os pesquisadores, os dedos dos dinossauros terópodes que mais se desenvolviam correspondem ao polegar, o indicador e o médio, enquanto que nas aves os dedos mais desenvolvidos são o indicador, o médio e o anular, pois formam as asas quando o animal está crescendo no ovo.
Veja como deve ter sido o Limusaurus
© Portia Sloan
Você deve estar se perguntando o que as aves tem a ver com o assunto e porque os dedos do dinossauro são tão importantes. Na verdade, a forma dos dedos do Limusaurus é diferente da maioria dos Terópodes, porque o que seria o polegar é muito reduzido, enquanto o indicador, o médio e o anular são bem desenvolvidos, como nas asas das aves. Isto reforça a ideia de que as aves descendem dos dinossauros e a suposição de que as asas não poderiam ter se desenvolvido a partir dos membros dos terópodes cai por terra.
Cabeça do Limusaurus
© Portia Sloan


O professor Xu do Instituto de Paleontologia de Vertebrados e de Paleantropologia de Pequim acredita que este ceratossaurídeo pode ser uma espécie em estágio intermediário de evolução entre dinossauros e os primeiros pássaros.
Este dinossauro não era grande, media em média 1,7 metros de comprimento e tinha uma boca desdentada, além dos estranhos braços com poucos dedos e provavelmente tinha penas primitivas. Na verdade, ele teve 4 dedos, como todos os Ceratossauros, e, é por isto que foi inserido neste grupo, mas dois deles eram tão pequenos que mal eram notados.

Fonte

0 comentários :