Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



terça-feira, 22 de setembro de 2009

Dino Death Trap - O Elo Perdido (2007)

© National Geographic Channel

Você visitante deve conhecer muitos dinossauros e alguma vez, provavelmente, imaginou como pequenos dinos terópodes primitivos evoluíram para gigantes como o T.rex no decorrer da Era Mesozóica. Paleontologistas sabiam mais ou menos como aconteceu, mas faltavam animais para preencher a lacuna evolucionária que ficou entre os pequenos animais do Triássico e Jurássico e os grandes do Cretáceo. Um achado na China, contendo vários esqueletos, ajudam a saber como pode ter ocorrido esta evolução. Os paleontologistas haviam achado o "Elo Perdido" em uma armadilha de dinossauros. É sobre isto que o documentário Elo Perdido ou "Dino death Trap" (Armadilha Mortal de Dinossauros) trata, nos mostrando como os dinos evoluíram e como tantos animais foram parar juntos em uma mesma cova. Confira mais expandindo a postagem e não deixe de ver este documentário.

Dino Death Trap foi produzido pelo National Geographic Channel, com foco em uma importante descoberta na China, que mostrou aos paleontologistas um achado incrível.

© National Geographic Channel

Os desbravadores de fósseis, liderados por Xu Xing da Academia de Ciências da China e James Clark da Universidade George Washington, procuravam no deserto de Gobi esqueletos fossilizados e encontraram um bem preservado em um bloco de rocha, mas quando foram removê-lo tiveram uma grande surpresa, pois logo abaixo do primeiro dino, havia um outro esqueleto também em ótimo estado de conservação, separado do outro por apenas 30 centímetros de rocha.

Tal descoberta causou euforia, então imaginem o que ocorreu quando descobriram debaixo do 2º fóssil um terceiro animal e ainda um quarto esqueleto abaixo deste!

© National Geographic Channel

Aquela rocha fora formada por uma espécie de piche ou lama grudenta que prendera tantos animais juntos, praticamente ao mesmo tempo, além de que cinzas vulcânicas indicam que a lama tornou-se um armadilha a partir da mistura com as cinzas, o que tornava tudo pegajoso.

Ao fim do episódio vemos a reconstituição completa de uma cena, a provável catástrofe que matou os animais, mostrando que um animal preso na lama atraía mais e mais predadores que se prendiam também. Atividade vulcânica pode ter assustado os animais que correram desesperadamente e se atolaram no poço grudento.
Diversos dinossauros chineses aparecem com destaque, mas diversos outros animais fazem participações rápidas. Confira a lista de animais abaixo:
© National Geographic Channel

Se você ficou curioso para saber mais, sugiro que assista o documentário assim que puder, podendo comprá-lo em DVD em lojas do ramo do exterior, pois aparentemente não há versão brasileira do DVD.

0 comentários :