Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



quinta-feira, 24 de setembro de 2009

When Dinosaurs Ruled - Quando os Dinossauros Reinavam (1999)

Quando os Dinossauros Reinavam é uma série de documentários produzida pelo The Learning Channel em 1999 e exibida no Brasil pelo Discovery Channel, contendo 5 episódios que tratam da vida dos gigantes do Mesozóico, abordando diversos assuntos importantes, como seu surgimento, evolução, extinção etc. Abaixo você confere um resumo breve de cada episódio. O que está esperando, clique em "Leia Mais" e divirta-se.

Desconheço a ordem dos episódios, se é que eles tem uma, então postarei os resumos de episódios escolhidos aleatóriamente.

Título original: "When Dinosaurs Ruled - Ground Zero"
Título no Brasil: "Quando os Dinossauros Dominavam - Ponto Zero"

Este episódio trata dos tesouros paleontológicos sul-americanos, mostrando como dinossauros primitivos surgiram e que possivelmente a América do Sul foi o "berço" dos dinossauros. Contando com a participação de paleontologistas diversos, entre eles Paul Sereno, este documentário mostra a expedição de Paul em busca do Herrerassauro. O Eoraptor, considerado um dos mais antigos dinossauros já descobertos, está neste documentário, para mostrar como animais muito primitivos habitavam o continente. O clima é abordado, outros dinossauros também, todos encontrados na América do Sul, como o Carnotaurus, Argentinosaurus e Giganotosaurus. Além destes, os dinossauros e pterossauros brasileiros são outra atração do episódio "Ponto Zero".

© Blog do Ikessauro

Título original: "When Dinosaurs Ruled - Birth of Giants"
Título no Brasil: "Quando os Dinossauros Dominavam - Nascimento dos Gigantes"

Este episódio se baseia na história paleontológica européia, principalmente nos achados da Inglaterra, onde a paleontologia começou a tomar forma. Com base em fósseis de dinossauros, pegadas e até ovos fósseis, o episódio nos mostra muito da paleontologia européia, apresentando-nos diversos dinossauros, como o Ampelosaurus, Iguanodon, Neovenator entre outros encontrados naquela região. Aprendemos sobre a história da paleontologia, primeiros achados e enganos ocorridos e diversas outras curiosidades. Assim como nos demais episódios, paleontologistas famosos com o Paul Sereno e Bob Bakker participam, explicando ao telespectador os mais diversos assuntos.
© Blog do Ikessauro


Título original: "When Dinosaurs Ruled - The Land that Time Forgot"
Título no Brasil: "Quando os Dinossauros Dominavam - A Terra Esquecida ou A Terra que o Tempo Esqueceu"

Existem diversos boatos de criaturas fantásticas vivendo escondidas pelo mundo em diversos locais, desde as mais altas montanhas aos mais repugnantes pântanos, em locais abertos ou subterrâneos, em florestas e lagos. Mas seriam estas criaturas reais? Podem ser animais pré-históricos sobreviventes da extinção? É atrás desta resposta que os pesquisadores correm atrás neste episódio, precisamente usando a lenda africana do Mokele-Mbembe, que segundo eles, sugerem um animal aquático de porte grande, semelhante a m saurópode. Na verdade o episódio não é um documentário focado em uma expedição em busca de seres mitológicos em um "mundo perdido", mas sim em uma busca pelos dinossauros africanos, dentre eles o Brachiosaurus, Deltadromeus, Massospondylus e vários outros animais.
© Blog do Ikessauro

Título original: "When Dinosaurs Ruled - The Real Jurassic Park"
Título no Brasil: "Quando os Dinossauros Dominavam - O Verdadeiro Parque Jurássico"

Em se tratando de "Parque Jurássico" sabemos que a América do Norte é imbatível, pois para receber um título assim, precisaríamos de muitas espécies de diferentes períodos e a América do Norte tem isto, contando com animais do Triássico, Jurássico e Cretáceo em grande abundância. Este episódio trata dos animais desta parte das Américas, nos mostrando as evoluções, comportamentos, espécies, como o Estegossauro, Tiranossauro, Pteranodon etc. Com uma diversidade de espécies tão vasta e de impressionantes formas e tamanhos aquele lugar pode ser considerado "O Verdadeiro Parque Jurássico".
© Blog do Ikessauro

Título original: "When Dinosaurs Ruled - At The End of Earth"
Título no Brasil: "Quando os Dinossauros Dominavam - No Fim do Mundo"

A Antártica hoje, juntamente com a Austrália, podem ser considerados os continentes do "fim do mundo" devido à grande distância que ficam dos demais continentes e também pela pouca quantia de habitantes, pelo menos no gelado pólo sul. Na Era Mesozóica ambos os continentes eram frios, mas mesmo assim abrigavam dinossauros, como o hadrossauro Mutaburrassauro e o pequenino Leaelinassaura, além do Rhoetosaurus, um saurópode entre outros. Temos também o Criolofossauro da Antártica, o terópode de crista proeminente. Perto de outros continentes, estas terras longínquas tem poucos dinossauros, mas mesmo assim encontraram lá espécies formidáveis que se adaptaram ao clima frio e viveram com grande sucesso naquele clima desolador. Este é o tema deste episódio, os dinossauros do continente gelado e da Austrália.
© Blog do Ikessauro

Em suma, "Quando os Dinossauros Dominavam" é uma série de documentários, onde cada episódio traz as descobertas de algum continente específico, faltando apenas detalhes do continente asiático. O tempo de duração é de aproximadamente 45 minutos para cada programa.

0 comentários :