Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



sábado, 10 de outubro de 2009

Canibalismo: no Cretáceo isso também ocorria?

Analisando um fóssil, paleontologistas descobriram algo intrigantee e que pode ser uma pista de canibalismo entre dinossauros de grande porte no Cretáceo canadense. A espécie é Gorgosaurus, um primo do Tiranossauro. Veja mais sobre este curioso fato lendo a postagem na íntegra.


Na Universidade de Alberta, paleontologistas estavam reexaminando uma mandíbula do que seria um Gorgossauro, um terópode de cerca de 10 metros, até mesmo considerado como um exemplar de Albertossauro.
Datado de cerca de 70 milhões de anos, a mandíbula foi encontrada em 1996 e nesta está encravada a ponta do dente de outro dinossauro carnívoro.

Phil Bell, líder da pesquisa, disse que existem duas possibilidades que podem responder à questão sobre como o dente foi cravado no osso do outro dino. Não dá sinais de cicatrização no fóssil, então o animal não sobreviveu depois da mordida. É provável que o atacante tenha matado e comido o Gorgossauro, ou que ele já estivesse morto e foi comido pelo predador que deu de cara com o almoço fácil.

Devido ao fato de que o Gorgossauro era o terópode mais comum na região, acredita-se que foi um caso de canibalismo, onde um comeu outro da própria espécie.

O que quer que tenha acontecido entre os dois dinossauros, foi bastante violento: a mesma força usada por um tubarão branco de duas toneladas em duas dentadas é a quantia de força da bocada do dinossauro em questão.

Fonte

0 comentários :