Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



sábado, 10 de outubro de 2009

Mais antiga ave não é tão ave assim: seria o final da fama do Archaeopteryx?

Archaeopteryx lithographica
© Alain Beneteau/Paleospot.com
De fato, estudos de reconhecimento liderados pelo paleobiologista Gregory M. Erickson da Universidade do Estado da Florida jogou por terra a imagem icônica de primeiro pássaro conhecido que era sustentada pelo Archaeopteryx. Ao contrário, segundo os novos estudos feitos por este pesquisador e seus colegas, o animal agora está sendo visto mais como um dinossauro emplumado, ou seja, pássaro por fora, dinossauro por dentro. Confira tudo sobre esta nova concepção do "Asa Antiga" expandindo a postagem.

Pesquisadores afirmam isto a partir de novas fotografias microscópicas de células e vasos sanguíneos tiradas do fóssil desta criatura emplumada, dotada de asas e mãos com garras. Inesperadamente notou-se que seu crescimento é lento e ele levava anos para chegar à maturidade, característica semelhante à dos dinossauros, dos quais os pássaros evoluíram. Os pássaros modernos por sua vez crescem rapidamente e chegam à maturidade em questão de semanas.
Outra descoberta que deixou os pesquisadores perplexos é que o crescimento rápido dos ossos comum à todos aves vivas e surpreendentemente faltante no Archaeopteryx não era necessário para o voo de dinossauros avianos.

O estudo teve a participação de vários pesquisadores além de Erickson, como um professor associado ao Departamento Estadual de Ciências Biológicas da Florida e um pesquisador associado ao Museu Americano de História Natural, assim como co-autores, sendo um deles o biólogo Brian D. Inouye, da Universidade Estadual da Florida e ainda outros cientistas americanos, alemães e chineses.

"Pássaros atuais amadurecem muito rápido," Disse Erickson. "É por isso que em um bando de pombos de tamanhos iguais não reconhecemos os filhotes". Praticamente, os adultos e filhotes são iguais, porque crescem rapidamente. Animais de crescimento lento como o Archaeopteryx podem parecem como estranhos aos olhos dos pássaros contemporâneos.

Erickson ja disse que as evidências confirmam de fato que aves são dinossauros. "Mas quanto dinossauro, ou até mesmo quanto pássaro", era a primeira ave?" Ele perguntou. " Quase nada sabemos da biologia do Archaeopteryx. Existe um debate para saber como voava, se é que voou. Alguns sugerem que os primeiros pássaros tinham uma fisiologia diferente das aves atuais, mas ninguém se baseou em fósseis de animais próximos à base dos ancestrais das aves.

Restos fossilizados de Archaeopteryx foram encontrados na Alemanha em 1860, um ano depois de Charles Darwin ter publicado seu livro "A Origem das Espécies". Com a combinação de características de ave, incluindo penas e fúrcula, com traços de répteis, dentes, mãos com 3 dedos e uma cauda óssea longa, o esqueleto tornou a teoria da evolução mais plausível e lhe deu mais credibilidade.
Thomas Henry Huxley, um evolucionista da década de 1860, viu o Archaeopteryx como uma perfeita transição entre aves e répteis. Erickson chama isso de " O garoto propaganda da Evolução."
"Para nosso estudo, o qual precisou de tremenda colaboração, nós iniciamos uma viagem para determinar como o Archaeopteryx cresceu e comparar ao crescimento dos pássaros vivos, fortemente relacionados aos dinossauros não avianos, e outras aves antigas que surgiram depois dele," disse Erickson.
"Eu fui para Munich com meu colega Mark Norell do Museu Americano de História Natural, e nos encontramos com Oliver Rauhut, curador da Coleção de Paleontologia e Geologia da Bavária, o qual abriga um pequeno exemplar de um jovem Archaeopteryx, um dos 10 espécimes já encontrados até a data. Deste fóssil, nós extraímos pequenas lascas de osso e então examinamos ao microscópio."

Para surpresa dos paleontólogos, os ossos do Archaeopteryx juvenil não era repleto de vasos sanguíneos, o que indicaria uma taxa de desenvolvimento baixa, porque quando o animal cresce rápido, seus ossos contém muitos vasos sanguíneos.

Isso nos levou a pensar, "O Archaeopteryx crescia de um modo único?" disse o pesquisador.

Para explicar o tipo estranho de osso, os pesquisadores também examinaram diferentes espécies de dinossauros de tamanhos variados e que são relacionados ao Arqueopterix, incluindo maniraptores. Eles então procuraram por colegas da China para analisar espécimes de dois dos pássaros mais antigos: Jehelornis prima, uma creatura de cauda longa e um chamado Sapeornis chaochengensi, de cauda curta, os quais possuíam dentes e 3 dedos cada.

"Nas menores espécies de dinossauros, e em aves primitivas, nós encontramos o mesmo tipo de osso encontrado no espécime do jovem Archaeopteryx," disse Erickson.

Com base nos dados da taxa de formação dos ossos os cientistas usaram um fêmur do Archaeopteryx para calcular sua taxa de crescimento.
"Nós aprendemos que os adultos podem ter chegado ao tamanho de um corvo e ainda levar cerca de 970 dias para chegar à maturidade" disse Erickson.

Alguns pássaros atuais do mesmo tamanho podem crescer o mesmo em 8 ou 9 semanas. As taxas máximas de crescimento para o Archaeopteryx lembram as dos dinossauros, os quais são 3 vezes mais lentos que pássaros vivos atualmente e 4 vezes mais rápido do que os répteis vivos hoje.

"A partir desses achados, nós vemos que a transição metabólica e fisiológica em aves verdadeiras ocorreu há milhões de anos depois do Archaeopteryx," afirma o especialista. "Mas, talvez igualmente importante, nós mostramos que animais avianos eram capazes de voar mesmo com uma fisiologia de dinossauro.
Inouye ainda conclui, "Nossos dados sobre taxa de crescimento e de sobrevivência em dinossauros estão trazendo a moderna fisiologia e população biológica para um campo que historicamente falando, tem se focado mais em achar e nomear fósseis".

E com a palavra...

Oi pessoal
É, sou eu mesmo escrevendo agora. O Patrick novamente, dando pitaco na matéria. Não podia de deixar de dizer que a matéria toda é somente uma tradução do conteúdo retirado do site Science Daily e que só fiz foi mesmo traduzir, livremente que fique claro e de acordo com minha compreensão do texto. Se algum dado estiver incorreto podem me avisar comentando aí na postagem.
Voltando ao texto, acho que é interessante vermos que o Archaeopteryx ainda sim tem boa parte "dinossauresca", pois nunca me agradou a ideia de que ele fosse somente ave ou pelo menos mais ave que dinossauro. Ele recebeu a fama que tem porque é uma mistura dos dois grupos animais e isso fica evidente pelos dentes, garras, dedos nas asas e agora pela sua fisiologia. De forma algum o Archaeopteryx poderia ser considerado menos importante, agora que os estudiosos afirmaram que ele é mais dinossauro do que ave, pelo menos por dentro.

Fonte

0 comentários :