Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

The Four-Winged Dinosaur - O Dinossauro de 4 asas (2008)

Menu Principal do DVD
© NOVA
Em o Dinossauro de 4 Asas (The Four-Winged Dinosaur), acompanhamos uma discussão a respeito do surgimento das aves a partir dos dinossauros e qual a origem do voo. Conhecemos as descobertas de alguns dinossauros com plumas e ainda o achado da "estrela" deste documentário, o Microraptor gui que é o propriamente dito, dinossauro de 4 asas. O foco é uma disputa entre duas equipes, uma delas acredita na evolução das aves a partir dos dinossauros, a outra não! Clique para expandir a postagem e confira mais sobre esta batalha, incluindo imagens de algumas cenas.

Ambos os grupos de paleontólogos construirão modelos do Microraptor para testar sua capacidade de voo, e farão de acordo com seu ponto de vista, baseando-se nos fósseis do animal.
De um lado o grupo de Xu Xing, o paleontólogo que descreveu o Microraptor, que conta com a ajuda de Mark Norell e Mick Ellison, dois paleontólogos do Museu Americano de História Natural que junto com as habilidades artísticas e científicas de Jason Brougham, irão montar seu modelo do dinossauro com base nos 16 espécimes fósseis da coleção que se encontra no laboratório de Xu na China.

Estranho dinossauro emplumado
©
NOVA

De outro lado, Larry Martin, paleontologista da Universidade do Kansas contraria a ideia de que dinossauros originaram aves e afirma que provará isso com seu modelo, que será criado a partir de um fóssil que sua equipe têm à disposição. David Burnham, também paleontólogo da Universidade do Kansas, usou uma técnica que permite observar um fóssil pelos dois lados, sem remover toda a matriz que o preserva. Ele pegou a placa com o fóssil e usou plástico transparente em um dos lados, para fazer uma espécie de placa, que protege e ao mesmo tempo permite ver os ossos. Estando o fóssil coberto com aquela placa em um lado, ele virou o fóssil e simplesmente escavou o outro lado, expondo os osso, que agora podem ser vistos dos dois ângulos.
Fóssil do Microraptor
© NOVA

A equipe de Xu enviou fotografias de alta resolução dos fósseis para o Museu Americano de História Natural junto com dados e medidas precisas de cada osso, o que foi entregue a Jason Brougham que esculpiu o esqueleto, osso por osso, a partir de todos estes dados, respeitando as medidas dos ossos originais e seu formato, além de que Jason é um anatomista experiente e sabe como funciona o esqueleto de um dinossauro. A partir do esqueleto, farão a reconstrução completa do animal.
O modelo quase pronto feito pela equipe de Xu
© NOVA

Já a equipe de Martin, tirou um molde do fóssil que possui e fez cópias, recortando os ossos individualmente para poder montar o esqueleto. Mas muitos dos ossos estavam esmagados e não permitem boa observação de detalhes. Com seu esqueleto montado, Martin e Burnham observam que o animal ficou em uma pose reptiliana, com as pernas traseiras ao lado do corpo, o que segundo eles provaria que o animal nem era um dinossauro, descartando a teoria de que pássaros descendem deste grupo. É sobre este estranho esqueleto que eles adicionam a "carne" e penas de seu modelo.
O modelo feito pela equipe de Martin
© NOVA
A partir destes modelos a discussão vai se desenrolando e todos buscam uma resposta para a pergunta principal, que é onde e quando surgiu o voo em dinossauros. No caso daqueles que não creem na teoria "dinossauro > ave" a busca se foca em derrubar os argumentos dos outros pesquisadores.
No fim de tudo, em um teste com o modelo do AMNH em um túnel de vento, Xu Xing surpreende diversos cientistas presentes resolvendo, pelo menos por enquanto, a principal dúvida a respeito do Microraptor. Ele voava ou planava?
Fóssil de um réptil
© NOVA

O documentário nos mostra como diferentes pesquisadores interpretam de forma diferente os mesmos animais e como seu ponto de vista pode alterar em sua descrição do funcionamento de algo. Em palavras simples e populares, cada um vê o que quer nos fósseis, embora saibamos que só uma das opiniões é a correta.
Pequeno dinossauro com penas
© NOVA

Veja o documentário e tire suas conclusões, aprenda mais sobre os dinossauros com penas e tudo relacionado a isto, pois este documentário é bem interessante, principalmente no fato de assistirmos a "briga" de opiniões.
Este documentário foi realizado por NOVA em associação com David H. Koch, HHMI e Corporation for Public Broadcasting.
Fóssil de um dinossauro com penas
© NOVA
Fonte
  • The Four-Winged Dinosaur em DVD

0 comentários :