Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



sábado, 1 de maio de 2010

Pterossauro com dentes foi encontrado por paleontólogo amador

© Universidade Southern Metodist
Em 2006 Lance Hall, um membro da Sociedade Paleontológica de Dallas procurava fósseis por hobby quando se deparou com um estranho osso no solo, próximo a uma estrada na região, que fica no Texas. Ele encontrou fósseis e começou a remover o sedimento que encobria os ossos e ao conseguir soltar a peça do solo, virou a mesma e percebeu que se tratava de uma estranha mandíbula, fina e cheia de buracos onde encaixavam-se dentes. Depois disso rolou mais surpresas que você confere no resto da postagem.

O fóssil da mandíbula foi levado para ser identificado por paleontólogos, porque Hall não tinha ideia do que era aquilo, da Universidade Southern Metodist, que acabaram com o mistério quando reconheceram que o animal era um Pterossauro, ou réptil voador. Foi Timothy S. Myers o paleontólogo que descreveu o bicho, dando a este o nome Aetodactylus halli, escolhido em homenagem a Hall. O animal alado era pequeno comparado a outros encontrados no Texas, como o Pteranodon, pois mede somente 2,7 metros de envergadura aproximadamente e vivera há 95 milhões de anos, no Cretáceo Inferior.
O osso da mandíbula do pequeno vertebrado mede cerca de 38 centímetros e apresenta cavidades onde se encaixavam dentes, um total de 54, sendo que dois ainda estavam presentes na mandíbula. Os dentes eram bem espaçados, o que leva os pesquisadores a crer que se cruzavam quando o pterossauro fechava a boca, o que é ótimo para segurar peixes.
© Universidade Southern Metodist

O diferencial nesta espécie é que viveu durante o Cretáceo, um período em que pterossauros já não apresentavam dentes na América do Norte, com exceção de um único réptil alado, o Caloborhynchus, que também era bem dentuço.

Acabei não resistindo e resolvi meter minha opinião no meio disso! Eu pessoalmente acho que são estes indícios de que podem estar se complicando a classificação de pterossauros em primitivos e modernos. Até onde sei, duas das principais características usadas para definir os pterossauros como sendo primitivos é a presença de dentes e cauda longa. Mas se animais mais modernos começam a apresentar os mesmos traços, tudo fica mais complicado e seria necessário fazer uma revisão na classificação. Mas isso seria no futuro, caso voltem a encontrar animais com dentes e possivelmente com cauda longa também, datados do Cretáceo. A não ser que possam diferenciar os primitivos dos modernos por outros aspectos morfológicos, talvez na estrutura óssea, se é que já não o fazem, pois não posso dizer nada concreto, uma vez que não estudei este grupo de animais a fundo. Aproveitando a postagem deixo um pedido de desculpa aos meus visitantes, pois nos últimos dias não postei quase nada de novo e acabei deixando o blog às moscas (ou pterossauros??? hehe não resisti...). Mas pretendo retomar umas novas postagens que estão quase prontas e em breve haverá novidade por aqui!

Fonte

0 comentários :