Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



quarta-feira, 5 de maio de 2010

Você sabia que pensaram que o Estegossauro tinha dois cérebros?

Assim pode ter sido o interior do corpo do Estegossauro
© Ivan Stalio
Você sabia que até há algumas décadas pesquisadores imaginavam que o Estegossauro, o "Réptil Telhado", tinha dois cérebros! Sim, pois segundo a história, quando Othniel Charles Marsh ainda vivo procurava fósseis, encontrou um Estegossauro com espaços na região lombar que pareciam abrigar nervos. Para saber no que deu esta história maluca, leia o resto da postagem.

Como o animal tinha uma cabeça minúscula e tamanho corporal muito maior, imaginou-se que o espaço abrigava um 2º cérebro que comandaria a parte de trás do corpo. Mas era tudo engano!
Na verdade ali havia um amontoado de nervos e que inclusive os Saurópodes e as aves de hoje têm, que serviam para auxiliar na locomoção e transportar substâncias importantes para o funcionamento saudável do sistema nervoso do bicho, como o Glicogênio.
Sem dúvidas o cérebro, do tamanho aproximado de uma noz, era minúsculo, porém assim mesmo dava conta do recado de manter o corpo do Estegossauro funcionando. Veja mais sobre esse dinossauro clicando no nome dele nesta postagem!

Fontes

0 comentários :