Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



sábado, 18 de setembro de 2010

Ave gigante predadora viveu na América do Sul

Rescontrução do esqueleto e animal em vida
© Carlos Anzures

Pelagornis chilensis. Este nome te lembra alguma coisa? Não? Pois de agora em diante vai começar a impor mais respeito. Digo isso porque esta é a nomenclatura de uma espécie de ave encontrada no Chile, com idade aproximada de 5 a 10 milhões de anos. O que impõe respeito é o tamanho da criatura, cerca de 5,2 metros de envergadura, quase o dobro da maior ave voadora atual, o Albatroz-Errante. A ave era enorme e viveu na área que hoje compreende a América do Sul. Para saber mais veja a matéria completa.


O esqueleto da ave marinha, ou seja, que vivia nas regiões costeiras, está quase completo e mostra características como ossos finos, um bico com dentes para capturar peixes e lulas, presas escorregadias.
Crânio da ave
© Divulgação
Com aproximadamente 70% do esqueleto deste novo fóssil em excelentes condições, foi possível chegar à medida de 5,2 metros. Os outros fósseis da espécie, que embora fossem bons, tinham sua forma e tamanho reais difícil de estimar porque os ossos foram esmagados pelo processo de fossilização. Agora sabe-se o tamanho real do animal, um recorde em aves verdadeiras. O estudo sobre a ave foi publicado no "Journal of Vertebrate Paleontology".
Esqueleto da ave
© Divulgação
Antes estimava-se um tamanho maior que 6 metros de envergadura, porém a medida com base em fósseis incompletos estava exagerada, explicou David Rubilar, um dos líderes da análise realizada pelo Museu Nacional de História Natural do Chile.
Um pelagornitídeo voando sobre o mar
© Autor não encotrado: informe o nome se souber

É importante saber qual o tamanho máximo permitido para uma ave voadora, pois desta forma pesquisadores podem saber quais as verdadeiras leis da física agem sobre o corpo do animal, permitindo que ele voe.

Fontes

0 comentários :