Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



segunda-feira, 11 de abril de 2011

O que o Ikessauro acha de Morde e Assopra

Logo da Novela
© Rede Globo

Hoje decidi fazer um post totalmente pessoal, ou seja, minha opinião aqui é o centro de tudo e não farei aquela compilação básica de dados sobre um animal, nem trago um download pra você leitor. Mas nem por isso o que tenho pra dizer é menos importante, pelo contrário, garanto que você deve ler com atenção, pois faço um alerta. Estou aqui dando minha opinião sobre a novela da Rede Globo, intitulada Morde e Assopra. Como você deve saber, a novela tem como tema central a paleontologia, pois a protagonista, Júlia, é uma paleontóloga profissional. Já aviso que o conteúdo é um tanto direto. Se quiser saber o que eu acho da novela, basta ler o restante deste texto com um simples clique no botãozinho "Leia Mais" aí embaixo.

NOVELAS: Uma pequena explicação
Bem, todos os brasileiros com certeza devem estar acostumados com as novelas tomando boa parte da programação televisiva, programação esta, que na TV aberta pelo menos, é um lixo. Infelizmente as novelas são excelentes ferramentas formadoras de opinião e de divulgação, o que muitas vezes leva o povo a um falso saber, um saber errado ou pior ainda, apenas emburrece o sujeito. É, para ser mais direto, uma ótima forma de manipulação do povo.

Eu particularmente acho que assistir novela é uma enorme perda de tempo, enorme mesmo, no sentido "dinossáurico" da coisa, porque geralmente as novelas tomam um tempo precioso que poderia ser aproveitado para ler um livro, estudar, bater um papo interessante com algúem, ver um filme bom, passear, namorar ou qualquer outra coisa mais proveitosa, incluse escrever um blog. Pra começar preciso dizer que as novelas, principalmente as Globais, tem um esqueleto praticamente padronizado, que parece ser seguido por todos os escritores.

Sempre há uma "mocinha" e um "mocinho" que se se amam incondicionalmente e que por algum motivo idiota (se bem que tudo é idiota em novela) não conseguem ficar juntos. Durante toda a trama da novela os dois ficam num lenga-lenga, num chove e não molha para conseguirem ficar juntos e em volta há um bando de antagonistas tentando impedir que isso ocorra, geralmente porque um vilão quer ficar com o mocinho ou mocinha e não consegue.
Todo o resto além disso na novela é tema para encher linguiça! Procuram encontrar um tema pra ser o centro das atenções, tentando geralmente parecer politicamente correto, aparentando ser um tema polêmico ou de utilidade pública, algo que poderá ser relevante ao povo, mas que geralmente não dá resultado algum, pois vira moda por um tempo e depois PUF!, desaparece da boca do povo. Os temas geralmente são tratados de forma bem superficial e por vezes não do modo certo, por isso nem sempre servem para educar o espectador, somente entretê-lo de forma vazia.

A NOVELA: o que deve ser aproveitado?
Bem, isso nos leva ao motivo deste post. O tema da novela "das 7 horas" da Globo é paleontologia e ciência da robótica. O primeiro tema é o que mais aparece e por isso a novela apresenta muitos conceitos sobre esta ciência. Infelizmente, como noutras novelas, o tema é mero plano de fundo pro casalzinho ficar no velho chove e não molha de sempre. Ouvi dizer por aí, ou melhor, li numa rede social, Orkut se não me engano, que alguns paleontólogos do Museu Nacional do Rio de Janeiro participaram como consultores da novela. Isso é bom, mas infelizmente a novela assim mesmo pisa na bola e os atores saem falando muita bobagem.

Eu não sigo a novela, primeiro porque faço faculdade à noite. Só vi uns capítulos para poder ver como era o teor da coisa e poder ter uma opinião sobre. E segundo, não vejo porque desde o começo saiba que nada excelente sairia de uma novela dessas.

A minha crítica aqui é sobre a paleontologia como é mostrada na novela e que você leitor, NÃO DEVE aceitar como verdade o que dizem na telinha. Apesar de paleontólogos profissionais estarem sendo consultados, e não duvido da competência destes, o escritor e seja lá quem mais é responsável pelo texto tem conseguido fazer certas confusões. Veja este exemplo:

No primeiro capítulo, quando os personagens estão no Japão, uma das paleontólogas, que secretamente é uma vilã, demonstra não gostar de fósseis. O rapaz paleontólogo a critica e pergunta: "Então porque é que ela estudou paleontologia?"

A resposta absurda: Não conta pra ninguém, mas foi o único vestibular que eu consegui passar!

Agora vejamos o que tal fala do personagem nos dá a entender... 


  • Primeiro de tudo que existe vestibular para paleontologia com curso de graduação na área, o que é falso, pois para se estudar paleo, precisa-se primeiro cursar uma graduação de biologia, geologia, geografia ou outra que seja de área compatível.
  • Segundo que dá a ideia de que o vestibular de paleontologia, que nem existe, é muito fácil de passar ou não é valorizado, por isso falta candidato e sobra vaga. E que o curso inclusive seria fácil demais ou serve apenas como última opção para quem não consegue nada melhor;
Porém, na vida real um sujeito tem de ralar demais para ser paleontólogo, no Brasil ou no exterior. O fato é que no mínimo uns 6 anos de estudo ou mais vão ser gastos até que o sujeito consiga ser um paleontólogo formado.

Outro exemplo de falha na novela é que fósseis são mostrados como sendo valiosíssimos. Em princípio parece ser para conscientizar o povo da importância deles, mas ao mesmo tempo é um tiro no pé, porque quem mora em local onde fósseis são comuns e necessita de grana vai acabar tentando coletar pra vender. Isso só estimula o tráfico de fósseis que são para sempre perdidos para a ciência nacional.
Imagine você sendo um morador pobre de uma região fossilífera, tendo vários filhos para dar de comer. Se este morador precisa de dinheiro, está sem trabalho e descobre que um fóssil vale muito, venderá aos contrabandistas que quiserem comprar e dane-se a ciência, o que importa é a barriga cheia dos filhos durante mais alguns dias e as contas pagas! Posso parecer insensível, mas não sou. Sinto pena de pessoas que precisam recorrer ao tráfico de fósseis para sobreviver e também dos fósseis que são levados para fora do país ilegalmente. Aí está a chance do governo ajudar o povo... poderia criar um projeto de recompensa aos moradores que entregassem fósseis aos museus brasileiros.
Eu sei que pareço até ingênuo falando isso, mas seria uma boa. Não custa sonhar não é? Voltando à novela. Se procurar no You Tube você encontra facilmente vídeos da novela e pode ver os dinossauros em computação gráfica. Todos bem mais ou menos e sem falar que começa a aparecer Tiranossauro e Velociraptor no Brasil, quando claramente estes animais não viveram por aqui. A novela erra muito na divulgação científica, por mais boas que sejam as intenções.

Chega de ressaltar falhas da novela. Cansei de digitar. Já é tarde, estou sem café e preciso estudar pra um artigo hoje, depois que eu acordar. Vou dormir. Mas antes quero dizer o seguinte:

A novela tem alguns pontos positivos, mas o principal é que traz a paleontologia à mídia, o que é raro de ver em algo de grande duração como uma novela. Isso com certeza desperta e despertará até o fim da novela o interesse de muita criança Brasil afora, que podem vir a ser ótimos paleontólogos ou paleoartistas no futuro.
Mas deixo claro, antes de tomar algo como verdade só porque disseram na novela, pense e pesquise num livro ou na internet, em sites confiáveis. Procurem especialistas, museus e afins. Se quiser perguntar pra mim, apesar de eu ser apenas um amador, o meu contato aqui no blog está a disposição! Sejam críticos e não aceitem qualquer coisa enfiada goela abaixo pela TV!
Por agora é só... quem sabe mais tarde eu poste mais alguma coisa. Estou preparando uma postagem sobre um animal bem famoso e peludo... alguém adivinha qual é?????

11 comentários :

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Marivan disse...

Passando para te adicionar como nova amizade, seguir seu blog e prestigiar suas postagens e desejando sucesso em suas divulgações,
abçs Marivan

TH Spike disse...

eu fui conferi e também notei os diversos erros, vi uma cena que eles acharam um fossil inteirinho e já separado da rocha e ultraleve, pq tem um terremoto e a galera sai correndo com ele na mão... além de não parecer muito de um ser marinho... dai pari ver ver e só vejo esporadicamente uma ou outra cena de cg ou outra...
Tomara que alguem começe mesmo a gostar de paleo depois dessa novela e que não seja só uma modinha passageira... XD

Rafael Augusto disse...

O mais triste da novela é ter uma velociraptor e t-rex no Brasil! Além disso, eu acho que aquele titanossauro ta pequeno demais pro tamanho real do bicho.

suÊ lee disse...

sou eu fã de seu blog assisto a novela por que é engrassada e hoje vi un grande um velociraptor largou de comer bandos de titanossauros bebes que nasceram de ovos que estavam espostos e nasseram iguais os adultos mas minusculos e o velociraptor prefirio o ovo , ele o pegou com as mãos e fugio é um erro. eu acho que éssa postagem do animal famosso e peludo é sobre o mamute,continuarei lendo seu blog.

JVR Camisetas disse...

Nussa, é a pura verdade...
Infelizmente o povo brasileiro perde muito tempo vendo novela... Lembro q na quinta serie a professora parava a aula pra ficar comentando o q acontecia nos ultimos capitulos... e olha q a escola era particular rsrsrs
Muito bom o texto
Posso "fazer propaganda" e manda-lo (junto com o link, claro) para algumas pessoas?
Vida longa ao seu blog!

Patrick disse...

Pode sim passar o texto adiante, mas não na íntegra. Passa um resumo ou diz do que se trata e passa o link pra postagem aqui no blog.
Valeu.

Mundo da Pré-história disse...

gostei do q vc disse, é muita verdade, eu acompanhei a novela por uma semana, e tava gostando até. Só aí resolveram colocar dinos do JP em vez dos dinos brasileiros e eu então comecei a odiar.

Antonio T. disse...

Nas poucas partes dessa novela que eu assisti, percebi muitos erros.Eu já não tenho costume de assistir novelas, até porque, assim como ikessauro disse, é tudo a mesma coisa: um casal tenta ficar junto, vem um ou dois antagonistas, até que no fim ficam juntos. Os dinossauros em morde e assopra são só um tema de fundo. Como já disse, há muitos erros: os fosseis são muito leves, estão desprendidos, não se percebe a real textura de fossil algumas vezes, tiranossauros e velociraptors no brasil, de onde tiraram isso? Uma outra coisa: nos sonhos de julia, a vegetação esta totalmente incorreta, porque o local onde a novela foi gravada seria uma floresta tropical e umida, não uma campina, acredito.
Porem muitas pessoas acreditam no que é dito na novela pelo fato de não entenderem basicamente nada de dinossauros, em pórem, sou somente um amador, iniciante.

Unknown disse...

Oi, sou nova aqui no blog.
Gosto muito de animais, mas meus preferidos mesmo são dinossauros.
Sei muitas coisas sobre dinos mesmo sendo menor de idade, e concordo plenamente com você.
Novelas são praticamente chatas e tudo isso que você postou.
Beijos Ana Laura

DjGomaSar disse...

Você está totalmente certo! Eu lembro de ter visto o último episódio da novela. Parece que a Globo quer deixar o povo alienados com seus programas! Não vale mais a pena assistir as novelas de hoje!