Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



domingo, 3 de abril de 2011

Você sabia que os animais congelados não estavam num bloco de gelo?

Mamute congelado: essa foto é uma montagem
© Penn State University

Você sabia que os animais extintos encontrados congelados não estavam em um bloco grande de gelo? Isso aí, os animais não são achados dentro de uma pedrona de gelo bonitinha, transparente, que mostra o animal ali dentro como um mosquito preso no âmbar. Interessado em saber mais? Leia a postagem completa.

Muita gente imagina que um Mamute congelado estava lá no gelo preso como era em vida, extamente igual há 10.000 anos, com tudinho preservado. Aliás, não foram apenas Mamutes os animais encontrados no gelo. Muitos outros como Rinocerontes Lanudos e Bisões entre outras espécies já foram achadas no gelo. O que na verdade ocorre é que em locais onde há gelo o ano todo, como o norte da Rússia por exemplo, há locais onde o ambiente evolui formando um tipo de solo conhecido como Permafrost (do inglês Perma = permanente + frost = congelamento). Em português temos outro nome pra tal fenômeno, um tanto mais complicado, que é Pergelissolo.
O pergelissolo na verdade é um tipo de solo que nunca descongela, pois durante períodos frios acabou se misturando com gelo e como o clima não esquenta o suficiente ele permanece sempre duro e congelado, o que ajuda a preservar qualquer carcaça de animal morto enterrada ali. Esse solo só descongela por um período curto e nunca totalmente, formando geralmente um terreno pantanoso, pois a água não é absorvida pelo solo congelado.
Outra montagem de Mamute em uma geleira
© Worth1000.com

Você deve estar se perguntando agora, se isso é um mito, porque há na internet inúmeras fotos de Mamutes presos em blocos de gelo límpidos. A resposta é que tais imagens são na verdade montagens, imagens manipuladas com programas como Photoshop entre outros. Um site interessante é o Worth 1000, que promove concursos de imagens modificadas, o que gera excelentes trabalhos, que muitas vezes acabam caindo nas "mãos" de um internauta mal intencionado, que quer fazer uma gracinha e inventa uma história sobre isso, divulgando na rede. Muitas vezes no dia 1º de abril, sites sobre ciência inventam notícias como pegadinhas do dia da mentira que acabam sendo tomadas como verdade por internautas ingênuos. Eu mesmo vi uma antes de ontem, num blog de ciência/paleontologia britânico. Segundo uma matéria do autor, haviam encontrado o famoso Mokele Mbembe, o suposto monstro mitológico africano que pode ser um saurópode sobrevivente e que vive nas matas escuras do Congo. A matéria é super bem feita, com fotos, ilustrações e imagems da carcaça do bicho abatido, mostrando partes internas etc. Incluía até mesmo referência bibliográfica! Mas era tudo mentira! Por isso precisamos aprender a distinguir entre conteúdo bom e conteúdo falso na internet, e caso haja dúvida, sempre pesquisar bem antes de repassar qualquer coisa adiante. Veja a seguir como é um Mamute congelado de verdade... o corpo se deteriora, claro que menos do que se estivesse num local quente, mas não fica perfeito. São geralmente encontrados no permafrost, que é basicamente lama congelada.
Lyuba: uma filhote Mamute congelada. Foto Real
©Francis Latreille

Fontes

2 comentários :

Roberto Ricart disse...

Muito boa postagem

Só uma dúvida, você poderia dizer qual o blog inglês que você se referiu? Fiquei com vontade de ver a postagem

Patrick disse...

Coloquei o link do blog com a matéria do Mokele Mbembe na postagem. Basta clicar no nome do monstro pra ir pro blog.