Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



terça-feira, 30 de agosto de 2011

Chocolate Surpresa Dinossauros: rascunhos

© 6B Estúdio

Hoje tenho um presentinho especial pra você visitante do Ikessauro! Como sabem, o álbum lançado pela Nestle em 1993 para abrigar os cards da coleção Dinossauros marcou muito minha infância e foi um dos fatores que influenciou minha paixão pela pré-história. Eu já fiz um post aqui no blog sobre o álbum, inclusive disponibilizando-o escaneado para download. Mas o que eu trago hoje é bem diferente e você confere abaixo lendo o resto do post.

Confira a postagem "Álbum Marcante" que fiz sobre este álbum há muito tempo aqui no Ikessauro. Recentemente recebi uma dica de um amigo de que havia um site disponibilizando imagens escaneadas dos rascunhos das figuras e partes do álbum.
Encontramos as imagens num blog de um estúdio chamado 6B Estúdio, que também possui um site (www.6bestudio.com.br) e descobri que foi este estúdio o criador do álbum. Em 1992 a empresa de publicidade W/Brasil contratou o estúdio para criar a coleção de Cães de Raça e como o resultado foi muito bom o 6B Estúdio ficou encarregado, em 1993, de fazer a coleção de dinossauros. Dois artistas foram responsáveis pelas ilustrações, sendo que um deles, Rodrigo Leão, foi encarregado de desenhar as charges e criar o personagem que "conversa" com o leitor, aquele dinossaurinho das explicações. O outro artista, Brasílio Matsumoto, ficou com a tarefa de desenhar os dinossauros e imagens comparativas de peso e tamanho. Segundo o blog do estúdio, as figuras tinham o dobro do tamanho original quando desenhadas e na época não haviam programas como Photoshop, então o processo de ilustração foi todo manual, com lápis, tinta e aerógrafo. O resultado ficou maravilhoso posso dizer.
Entrei em contato com o estúdio e consegui autorização para postar as iamgens escaneadas de alguns rascunhos desenhados na época, incluindo a escolha da ilustração da embalagem.

Arte conceitual da embalagem
© 6B EstúdioPersonagem das charges
© 6B EstúdioArte conceitual da capa e contra capa
© 6B Estúdio
Outra versão das charges
© 6B EstúdioOutra versão do personagem
© 6B EstúdioArte conceitual do Baryonyx
© 6B EstúdioArte conceitual da tabela comparativa
© 6B EstúdioArte conceitual do personagem em várias situações
© 6B EstúdioArte conceitual do Triceratops
© 6B EstúdioArte conceitual do Dilofossauro: meu preferido
© 6B EstúdioArte conceitual do Styracosaurus
© 6B EstúdioArte conceitual do Paquicefalossauro
© 6B EstúdioArte conceitual do Compsognathus
© 6B EstúdioArte conceitual do Apatossauro
© 6B EstúdioArte conceitual do Allosaurus
© 6B EstúdioArte conceitual do Elasmosaurus: parece que era pra ser um Thalassomedon
© 6B EstúdioArte conceitual do Euoplocephalus
© 6B Estúdio

Enfim, aí estão as fotos que foram disponibilizadas pelo estúdio, acredito que irão gostar assim como eu gostei bastante. Entrei em contato com o estúdio para ver se existem mais rascunhos do resto do álbum e caso me forneçam eu posto aqui também.

3 comentários :

Mario Carneiro Jr. disse...

Rapaaaz, muito legal, fantástico mesmo! Também adoro esse álbum, parte da minha infância (na verdade, adolescência, he he), os desenhos são absolutamente maravilhosos. Parabéns, ótima postagem!

Ka Yen disse...

será que é possível ter o rascunho / desenho dos 30 dinossauros?

eu lembro que tinha quase todos os cards...mas deve ter ido pro lixo em algum momento... =(

Lextekila disse...

Nossa, desenterrou essa hein. Muito bom, ainda tenho o álbum, mas falta o card do iguanodonte, infelizmente.