Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Dinossauros do Brasil: livros recém lançados


© Patrick Król Padilha

Caro dinófilo brasileiro. Dois anos atrás não possuíamos nenhum livro ou coletânea impressa oficialmente que tratasse de dinossauros do Brasil em especial. Nosso país tem poucos dinossauros nomeados se comparado à Argentina por exemplo, mas sem dúvida nossos animais são tão intrigantes e interessante quanto os dos nossos vizinhos. Ano passado (2010) fiquei extremamente feliz com o lançamento do livro "O Guia Completo dos Dinossauros do Brasil". O agora não tão completo guia (com a descoberta do Oxalaia) foi escrito pelo Professor Luiz Eduardo Anelli, do Instituto de Geociências da USP e ilustrado pelo artista Felipe Elias (confiram aqui a arte dele). Comprei o livro logo no lançamento e não me arrependi, pois vale cada centavo. Mas não vim aqui falar novamente desse livro, mas sim da aparente moda lançar livros sobre dinossauros do Brasil. Em menos de dois anos já foram lançados 3 livros com o mesmo tema e é dos outros dois que vou tratar aqui. Leia o resto do post para conhecer os outros dois livros.

O primeiro livro que vou tratar é o que comprei antes, que se chama "Os Dinossauros do Brasil", um título simples mas eficiente que passa a mensagem de cara. Escrito por Roberto dos Anjos Candeiro e Agustín G. Martinelli, com ilustrações de Ezequiel I. Vera. O livro é interessante, muito legal mesmo, não é grande, mede apenas 17 cm x 11 cm e tem 96 páginas. Mas não se engane pelo tamanho do livro, pois o material é excelente, impresso em papel de qualidade, capa cartonada e o conteúdo é muito bom. Tem um lado mais científico sem perder a simplicidade necessária para que leigos entendam o que significa, embora o alvo maior do livro pareça ser estudantes de paleontologia e pessoas da área.

© Patrick Król Padilha
O livro é dividido em duas partes principais, sendo a primeira dedicada à explicação do que é um dinossauro, quando viveram e tudo o que é pertinente, como nomes dos períodos e tipos de dinossauros. A segunda parte aborda cada espécie brasileira separadamente, embora não tenha incluído o mais recente dinossauro nomeado, Oxalaia, pelo que não podemos culpar os autores, pois o livro é de fato de 2009 e não deste ano. Está disponível por um preço acessível, parece que cerca de 20 reais. Comprei meu exemplar no Mercado Livre.
O outro livro é de 2011 mesmo, intitulado "Dinossauros do Brasil" e foi escrito não por uma especialista em dinossauros, Luiza Massarani, mas alguém que gosta de escrever sobre ciência para crianças, sendo portanto um livro infantil. Mas não imagine que por isso o livro é sem graça ou algo assim, pois foi muito bem escrito e aborda boa parte da nossa fauna, embora não todos os dinossauros. Cerca de 16 deles estão descritos no livro e as ilustrações ficaram a cargo de Maurilio Oliveira.

© Patrick Król Padilha
O livro mede 28 cm x 21 cm e tem 53 páginas, sendo que o melhor de tudo, vem com uma surpresa! Um grande pôster com ilustrações dos dinossauros do livro e uma cena de dinos do Brasil, tudo feito pelo Maurilio. A linguagem é leve e de fácil compreensão, feita para crianças, com um tom bem didático e gostoso de ler.
© Patrick Król Padilha
Embora o livro vise um público mais jovem, não é bobo ou deixa a desejar na cientificidade, pelo contrário, tudo é muito bem explicado. Comprei o meu no Submarino.
Fica então essa dica para quem tem interesse em conhecer melhor os dinossauros do Brasil e adquirir um material de qualidade a preço acessível. Espero que tenha gostado.

5 comentários :

Anônimo disse...

Ah esse livro! Já tenho ele faz um tempinho! É bem legal, finalmente alguns dinos esquecidos do Brasil

Cristhian disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Grandes Predadores disse...

Muito legal esses livros, comprei "o guia completo dos dinossauros do brasil" no começo deste ano e não me arrependi. tenho que começar a juntar dinheiro para comprar os outros...

Miss_Meow disse...

Em outubro uma versao infantil de O GUIA COMPLETO DOS DINOSSAUROS DO BRASIL sera lancado, ja com a adicao do Tapuiasaurus e Oxalaia. A segunda edicao do livro original (ja tambem com os novos dinos) nao deve demorar.

E aguardem para um futura nao muito distante uma grande (e borta grande) surpresa!

Patrick disse...

Nossa, novidades ótimas! Lá vai mais uma graninha então. Mas garanto que cada centavo será bem investido. Adoro livros, ainda mais se forem sobre dinos.

E essa surpresa aí? Tomara que seja mesmo boa e tão surpreendente como você faz parecer. Fiquei curioso agora.