Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Crocodilo Escudo: novo réptil bizarro

Aegisuchus capturando um peixe
© Henry Tsai

O animal apelidado de "Crocodilo Escudo" recebeu tal alcunha devido à forma de sua cabeça, achatada feita de osso grosso que deveria ser bem duro. Viveu na África há 95 milhões vagando pelos rios e pântanos. Conheça o escamoso um pouco melhor lendo o resto do artigo.


O Professor Casey Holliday da Universidade de Anatomia do Missouri identificou o crocodilo que foi nomeado Aegisuchus witmeri, a partir de um fóssil do crânio parciamente preservado, descoberto pela primeira vez no Marrocos.
Supõem-se que a cabeça reforçada do crocodilo deveria intimidar inimigos, atrair parceiros ou até controlar a temperatura da cabeça, que por sinal é consideravelmente mais chata que de outras espécies conhecidas.
Sua cabeça era reforçada em cima, mas ao mesmo tempo frágil dada a mandíbula fraca, motivo para crer que o animal comia principalmente presas pequenas, peixes. A cabeça chata funcionava mais como camuflagem do que como arma.
"Acreditamos que o Aegisuchus pode ter usado seu rosto longo como uma armadilha para peixes," disse o co-autor do artigo Nick Gardner, um pesquisador graduando da Universidade Marshall em West Virginia.
"É possível que o réptil ficasse parado na água só esperando um peixe descuidado nadar até a frente de sua boca, assim se a presa estivesse perto o suficiente, o crocodilo simplismente abria a boca e capturava sua refeição sem problemas, eliminando a necessidade de mandíbulas fortes."
Uma análise do tamanho da cabeça do animal comparada com o tamanho da cabeça de outras criaturas levou a equipe a acreditar que o bicho suportava uma cabeça de 1,5 metros em um corpo de 9 metros.

Fonte

0 comentários :