Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



quinta-feira, 10 de maio de 2012

Anfíbios do Permiano no Piauí e Maranhão

© Divulgação

Aqui no Brasi pouco se fala sobre anfíbios pré-históricos, uma vez que sempre os "astros" da paleontologia são os dinos, você não acha? Frequentemente vemos notícias sobre grandes dinossauros que vagavam por aqui há milhões de anos, mas e o resto da fauna, que viveram aqui também em outras eras, como na Paleozóica? Eles não ganham muita atenção na mídia geral, mas aqui no Ikessauro a coisa é diferente. Por isso hoje estou trazendo uma notícia sobre a descoberta de pequenos anfíbios do período Permiano, achados no Piauí por pesquisadores durante uma prospecção paleontológica. Confira mais detalhes no resto do artigo.



Para quem não sabe, prospecção é a sondagem realizada num local para avaliar se há ou não camadas fossilíferas, pelo menos no caso da paleontologia, enquanto que pode ser a procura por veios de metais preciosos se falarmos de mineração etc. Durante esta sondagem realizada por um grupo de pesquisadores no Maranhão e no Piauí a turma encontrou alguns fósseis de pequenos anfíbios, não muito maiores que as salamandras atuais.
© Divulgação

O grupo era composto por vários pesquisadores da Universidade Federal do Piauí e pelo Dr. Kenneth Angielczyk, estadunidense do Field Museum, de Chicago. Entre os pesquisadores brasileiros estava o Dr. Juan Cisneros, professor do Departamento de Arqueologia da UFPI. Dois alunos do curso de Arqueologia da UFPI também estavam na equipe.
Os fósseis foram achados na região próxima a Teresina, especificamente em Timon-MA e Nazária-PI e serão estudados em laboratório para ajudar a entender como era o Permiano no Brasil e que animais viviam por aqui. Para saber mais, acesse o site de onde retirei a notícia e confira mais detalhes.
© Divulgação

Fonte

0 comentários :