Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



terça-feira, 8 de maio de 2012

Dinos flatulentos contribuíram para o aquecimento do clima

Não é todo dia que você começa a ler sobre as novidades da paleontologia e é forçado a criar uma imagem mental de um dinossauro de uns 20 metros soltando um pum, correto? Pelo menos comigo isso é a primeira vez que acontece. Para minha surpresa alguns especialistas em climatologia, o estudo do clima, publicaram um estudo afirmando que os gases produzidos pela flatulência de dinos durante a Era Mesozóica deve ter contribuído para o aquecimento do planeta! Parece piada, mas é verdade, por isso leia o resto do artigo e fique sabendo de tudo com mais detalhes!

Eu venho publicando periodicamente alguns artigos aqui no Ikessauro sobre os períodos da era dos dinossauros e sempre me vejo estudando sobre o clima, que geralmente era mais quente que o atual durante o tempo dos grandes répteis. Mas nunca me ocorreu que o calor pode ter sido originário de um efeito estufa pré-histórico causado pelo pum dos dinos!
Mas era necessário mesmo levar em conta todos estes fatores, que muitos pesquisadores acabam esquecendo ao estudar a pré-história. Assim como hoje as Vacas, Ovelhas, Girafas, Búfalos, enfim, todos estes animais herbívoros, soltam gases através de flatulências, os dinos devem ter feito o mesmo, tudo resultado do processo digestivo deles.
Quando o animal ingere o alimento e o seu estômago não é suficientemente eficiente na digestão por si só, a "vida encontra um meio" (see what I did here?? LoL) de contornar o problema. Alguns animais como aves e até dinos mesmo engoliam pedras para ajudar a moer o alimento. Mas muitos animais herbívoros contam com uma população de micróbios dentro de seu sistema digestivo, que ajudam na digestão das plantas, mas que como resultado liberam uma quantia de gás metano muito grande.
Alguns cientistas, divulgando o estudo no Current Biology, calcularam qual seria a quantidade de metano liberada na atmosfera caso os Saurópodes soltassem uma quantia de flatulência similar às dos animais de hoje.
Dave Wilkinson. da Universidade John Moores de Liverpool e o co-autor Graeme Ruxton, da Universidade de St. Andrews afirmam que o metano tem um potencial de aqueciamento 25 vezes maior que o dióxido de carbono. Segundo Wilkinson, bastam alguns cálculos simples para mostrar que de fato se os dinossauros afetariam a atmosfera com seus puns.
Junto com o especialista em metano Euan Nisbet na Universidade de Londres, os dois pesquisadores estimaram que se o Saurópode médio tem cerca de 20 toneladas e houvessem pelo menos alguns a cada quilômetro quadrado, a quantia de metano liberada pelos seus gases seriam equivalententes à todas as emissões atuais combinadas, tanto naturais quanto as artificais. Segundo eles, cerca de 50 a 100 milhões de toneladas anuais de metano são liberadas atualmente por animais, enquanto que naquele tempo, só os Saurópodes liberariam 520 milhões de toneladas por ano.
Vamos falar a verdade hein gente, é pum que não acaba mais. Fiquei depois dessa pensando em que outros fatores poderiam ter influenciado no clima da época e que geralmente passam despercebidos. É algo para refletirmos bastante, afinal, como amantes da paleontologia e dos dinos, precisamos saber tudo o que pudermos sobre eles, certo? Imagem ainda que na pesquisa não foram levados em conta os outros dinossauros herbívoros, só os Saurópodes. Acho que eu não gostaria de estar no meio de uma manada desses grandalhões quando resolvessem aliviar seus gases. E você, o que acha disso tudo? Comente aqui, deixe sua opinião, sua contribuição é importante pro Ikessauro!

Fonte

0 comentários :