Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



terça-feira, 29 de maio de 2012

Vamos proteger nossos fósseis?

Oi você que está aqui no Ikessauro. Aceita meu convite? Esse aí mesmo, do título! Sim, precisamos proteger nosso patrimônio fossilífero, pois a cada dia que passa, mais e mais fósseis são contrabandeados para fora do Brasil a preços irrisórios e vendidos como tesouros em sites e lojas estrangeiras. Precisamos apoiar nossa comunidade científica e ajudar os paleontólogos desse país a proteger nossa riqueza cultural e científica. Decidi escrever este apelo aqui a você leitor, pois a coisa está feia.
Agora pouco mesmo estava lendo uns artigos no "Colecionadores de Ossos", mantido pela Aline, pelo Tito e mais uma penca de gente boa, profissionais envolvidos com paleontologia, biologia e geologia e eles fizeram uns artigos interessantes e que ao mesmo tempo me deixaram triste. Recentemente mais e mais fósseis estão aparecendo à venda em sites do exterior e nosso governo e órgãos públicos responsáveis pela proteção desse patrimônio não fazem nada! NADA! Sim, poucas são as vezes em que um fóssil sai do país ilegalmente e os pesquisadores conseguem recuperá-lo, tudo devido à falta de apoio do governo! Como a galera do "Colecionadores" disse, o remédio mesmo é divulgação do problema, conscientização e educação do povo a respeito. Quanto mais gente se mobilizar, maiores chances haverão de dar resultado! Confiram estes artigos aqui no blog deles e formes opiniões, divulguem e ajudem a proteger nossos fósseis. E leiam também no blog deles como se faz para estudar fósseis dentro da lei, pois lembrem-se, não é sair por aí escavando tudo e pegando a torto e a direito. Eu quero que nossos fósseis continuem aqui, e você?

4 comentários :

Aline Ghilardi disse...

Muito obrigada pela forca, Patrik. A ajuda e a divulgacao no seu site vao ser de grande apoio nessa causa. O Ikessauro hoje, e o sitio virtual mais acessado sobre Paleontologia. Seus anos de esforco geraram uma intimidade fantastica com o seu publico. O seu dialogo facil e aberto conquista. Espero sinceramente que seus leitores apoiem tambem essa causa! Obrigada pelo seu trabalho fantastico de sempre e continue na luta!
Com admiracao,

Toda a equipe dos Colecionadores de Ossos

Grégory 777 disse...

Apoiado!

Unknown disse...

Isso é - desculpe a expressão - sacanagem do governo brasileiro. Eles deviam dar mais valor e atenção à uma das maiores ciências existentes. O Brasil teve uma grande variedade de dinossauros e eles tão se lixando. Vamos tentar reverter a situação!!

Unknown disse...

Sim realmente o Brasil é rico de fósseis, mais tem muito mal caráter, que ganha dinheiro em cima de valiosodade, e riquezas do nosso país.