Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Leite de Dinossauro: verdade ou matéria sensacionalista?

Hoje me deparei com uma notícia um tanto curiosa sobre uma hipótese sugerida por um pesquisador australiano chamado Paul Else, que diz ser possível a existência de dinossauros produtores de um tipo de "leite". O título da matéria era chamativo, afinal não é todo dia que você dá de cara com uma matéria chamada "Cientista Australiano diz que Dinossauros produziam Leite"! Resolvi ler sobre o assunto em fontes estrangeiras como faço, porque normalmente as matérias em sites de notícias brasileiras não especializadas em paleontologia contém vários erros ou enganos de tradução e isso geralmente causa o surgimento de mais um mito paleontológico. Vou então esclarecer o tal "Leite de Dinossauro" pra você não sair por aí falando que os dinos eram as Vacas Leiteiras do Mesozóico! Clique em "Leia Mais" e saiba tudo sobre a notícia.


Primeiramente vamos com calma, não fique aí pensando no leite igual ao que você bebe não, o "leite" em questão é um pouquinho diferente e a proposta dele surgiu a partir do fato que algumas aves atuais produzem um tipo de substância similar ao leite e que serve de alimento aos filhotes, assim sendo os dinossauros ancestrais das aves o autor acredita ser uma hipótese plausível. O estudo foi publicado semana passada no The Journal of Experimental Biology. 
O cientista Paul Else, da Universidade de Wollongong, que trabalha na área de fisiologia comparativa, afirma que a ideia mais popular em relação a alimentação de filhotes por parte dos adultos era aquela de que os pais traziam ao ninho um punhado de plantas e pronto, o filhote se virava como podia.
Porém, afirma ele, dinossauros mostram uma taxa de crescimento muito rápida e isso não condiz com este tipo de alimentação. Seria muito difícil para um filhote digerir toda a matéria vegetal sem um sistema digestório experiente e isso complicaria o crescimento.
Então Paul sugere que talvez alguns dinossauros, assim como certas aves modernas, costumavam regurgitar alimento pré-digerido para os filhotes, no entanto ele ainda afirma que até essa comida parcialmente processada daria trabalho aos bebês dinos. 
Alguns dinos chegavam a tamanhos incríveis, titânicos, pouco tempo após nascer de ovos pequenos com não mais do que alguns centímetros de comprimento. Paul afirma que isso não bate com a ideia dos filhotes sendo alimentados com comida não processada.
Para explicar esse crescimento rápido Else propôs que dinossauros utilizavam um processo de "lactação" similar ao de mamíferos e de algumas aves modernas, incluindo Pombos e Flamingos. O "leite" dessas aves não é igual ao leite mamífero, mas sim uma substância nutritiva gerada no papo que é misturada à comida regurgitada para os filhotes comerem.
Os pesquisadores da Universidade de Deakin descobriram em 2011 que o "leite de pássaro", que é encontrado em forma de pequenos pelotes ou em forma de uma "substância oleosa amarelada semelhante ao queijo", contém proteínas e gorduras assim como fatores que aumentam a imunidade do corpo, além de antioxidantes que permitem aos filhotes crescer mais rápido que se comessem apenas a comida regurgitada sem essa substância.
Sendo os pássaros os descendentes vivos dos dinossauros, Paul questiona se alguns dinossauros teriam usado um mecanismo similar. "Eu penso que esse é o tipo de mecanismo que seria muito fácil de ser desenvolvido independentemente por diferentes grupos de animais," diz ele.
O "leite de dinossauro" poderia ter sido carregado com hormônios de crescimento, antioxidantes, cálcio e minerais para potencializar o crescimento. Como um bonus, ambos os pais, ou seja, macho e fêmea, podiam realizar o processo diz Paul. O problema agora é encontrar um fóssil que evidencie tal teoria, o que "será muito difícil" ele afirma.
As partes do corpo responsáveis pela secreção do "leite" seriam feitas de tecido mole que é raramente preservado no registro fóssil. Uma fonte de provas seria o órgão das aves chamado papo, que é responsável pela secreção da substância similar ao leite em aves modernas. Recentemente surgiu uma teoria de que pássaros antigos também tinham tal órgão e isso talvez indique que seria encontrado em dinossauros mais aparentados com as aves.
A ideia é "definitivamente controversa", comenta o Professor Frank Seebacher, um biólogo da Universidade de Sydney, que concorda que será praticamente impossível encontrar qualquer evidência para comprovar a hipótese. "Eu acho, em minha opinião, que isso permanecerá apenas como uma ideia, mas é disso mesmo que a ciência é feita", afirma.
O Dr. Steve Salisbury da Universidade de Queensland, um dos principais especialistas em dinossauros da Austrália,  diz que "o uso do termo lactação é um tanto enganador", porque o processo é bem diferente da lactação dos mamíferos.
De qualquer modo, ele argumenta que a ideia de Paul é uma progressão lógica de nosso entendimento da relação aves/dinossauros. "Acho que em vez de estar oferecendo um incrível novo olhar, somente está alterando um pouco o que já estamos aceitando sobre os dinossauros," falou Steve à Australian Geographic. Nos últimos anos muitos comportamentos de produção de ovos e ninhos e até o ato de chocar tem se mostrado como algo que surgiu com os dinossauros. Os grandes "dinos bico de pato" ou Hadrossauros e seus parentes em particular são bem conhecidos por formar vastas colônias de ninhos onde cuidavam de seus filhotes, como muitas aves marinhas fazem hoje em dia.
Enfim meu caro dinófilo, como você pode ver, matérias de notícias podem ser um tanto quanto exageradas ou sensacionalistas, tudo em prol da obtenção de leitores, não importando se o conteúdo é ou não de qualidade. Claro que no artigo em português que vi online o texto não estava tão ruim comparado à outros por aí, mas enfim, só pra esclarecer bem, dinossauros NÃO produziam leite igual ao dos mamíferos, menos ainda tinham glândulas mamárias ou algo assim. O que o pesquisador sugere é que como certas aves modernas, os dinos poderiam produzir uma substância nutritiva de função igual ou similar à que o leite tem nos mamíferos. Curtam, compartilhem, comentem... Go!



0 comentários :