Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



domingo, 8 de setembro de 2013

Pré-cambriano

Tabela do Pré-cambriano (clique para aumentar)
© Patrick Król Padilha

Este artigo tratará de modo bem breve uma faixa temporal conhecida como tempo Pré-cambriano. Tal parte da história geológica da Terra é classificada como um Superéon, definição que você entenderá mais adiante. Você já deve ter ouvido alguma menção a tal tempo, talvez como Era Pré-cambriana ou Período Pré-cambriano. Se levarmos em consideração as nomenclaturas usadas na tabela geológica internacional, o uso dos termos Era ou Período não é adequado ou mesmo correto. Neste artigo pretendo de maneira bem simples explicar o que é o Pré-cambriano, então clique em "Leia Mais" e aproveite bem a leitura!

O Pré-cambriano é um Superéon, uma divisão de tempo geológico. Um superéon se divide em Éons, outra categoria de divisão. Os Éons se dividem por sua vez em Eras, que se dividem em Períodos, que são subdivididos em Épocas e assim formam uma tabela chamada de "Escala de Tempo Geológico".
Essa escala ou tabela é o método usado para registrar organizadamente a história geológica do planeta e os eventos que já aconteceram há muito tempo. A medida de tempo usada na escala geológica é em o ano. Porém, como tratamos de períodos absurdamente longos, muitas vezes incompreensíveis para o ser humano, que tem uma existência muito recente no universo, somos obrigados a repartir essa história em pedaços de "milhões de anos".
Seria muito impraticável o uso de uma tabela que registrasse cada um dos 4,5 bilhões de anos do planeta Terra, pois tal tabela seria gigantesca, muitíssimo longa e em vez de facilitar a vida dos cientistas, apenas complicaria tudo. Por isso a história é particionada em faixas de tempo, assim como dividimos o ano em meses e estes em dias e assim sucessivamente até termos milésimos de segundo.
Cada divisão da tabela é feita de acordo com eventos significativos que ocorreram e que merecem ser estudados através da geologia e paleontologia. Normalmente quando ocorrem mudanças bruscas e fortes nos padrões do planeta, na vida ou clima por exemplo, se define uma divisão. Sabemos que tais eventos ocorreram pelo estudo das rochas e fósseis.
Segundo o que a ciência nos permite descobrir, atualmente se define a idade da Terra em 4,5 bilhões de anos aproximadamente. Todo o espaço de tempo decorrido entre a criação do mundo e o começo do período que chamamos de Cambriano, há 500 milhões de anos aproximadamente, é o superéon Pré-cambriano.
O nome Pré-cambriano é quase autoexplicativo, o prefixo "Pré" quer dizer "Antes, anterior", portanto o nome significa "Anterior ao Cambriano", uma fatia de tempo que durou cerca de 4 bilhões de anos e que não foi povoada por vida multicelular, de acordo com o que se percebe no registro fóssil.
Dentro dele temos 3 subdivisões de tempo chamadas de Éons. Os três Éons do superéon Pré-cambriano são: Hadeano, Arqueano e Proterozoico. O quarto éon e mais recente deles, o Fanerozoico, dura até hoje, mas não faz parte do Pré-cambriano.
De modo geral o Pré-Cambriano não apresenta muitos registros fósseis, pois os organismos daquele tempo eram minúsculos e na sua maioria unicelulares, com corpo mole e de difícil preservação. Somente o final desse tempo apresentou seres mais complexos de corpo mole e estrutura bizarra que deixaram impressões claras de vida multicelular. Porém existem sim registros de fósseis de cerca de 3,8 bilhões de anos, embora sejam indícios de vida bacteriana e afins.
Como no começo a vida era escassa e nosso planeta estava num estado caótico, em processo de formação ainda, não existem muitas subdivisões nos primeiros éons da escala de tempo geológico.
Não vou me estender mais do que isso, pois pretendo abordar cada parte do Pré-cambriano separadamente, assim como fiz com a Era Mesozoica e seus três períodos. Nas postagens específicas de cada subdivisão falarei mais detalhes sobre como era o planeta, abordando clima, formas de vida, possível geografia.


2 comentários :

Bruno Chaves Animais disse...

Já ouvi falar em Vendiano e nele teve também uma explosão de vida, assim como o Cambriano.

Unknown disse...

Sim, a fauna ediacarana, primeiras formas de vida que ocorreram nos oceanos.