Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



domingo, 22 de dezembro de 2013

Siats: um novo superpredador

Siats meekorum
©
Jorge Gonzalez
Descobertas de carcharodontossaurídeos são mais comuns no hemisfério sul, principalmente na América do Sul e África, porém algum tempo atrás uma nova espécie deste grupo foi encontrada na América do Norte causando furor na mídia e opiniões diversas entre especialistas e interessados. O novo dinossauro, o segundo carcharodontossaurídeo norte americano, foi nomeado Siats meekorum, um nome peculiar. Para saber o significado deste nome e todos os detalhes sobre o novo dino clique em "Leia Mais" abaixo e aproveite o texto completo!


O bicho não é nada pequeno, media em torno de 9 metros de comprimento e está sendo considerado o terceiro maior dinossauro predador da América do Norte, perdendo apenas para o Tyrannosaurus rex e Acrocanthosaurus, primeiro e segundo lugares respectivamente. O Acrocantossauro foi o primeiro carcharodontossaurídeo norte americano achado há mais de 60 anos e só agora um novo gênero do grupo foi encontrado naquela parte do continente americano e é também o primeiro carcharodontossaurídeo norte americano encontrado fora dos estados Wyoming, Oklahoma e Texas.
Ele foi encontrado na Formação Cedar Mountain, no estado de Utah, local em que viveu a tribo indígena Ute. Nas lendas da mitologia Ute há um monstro comedor de homens a partir do qual deriva o nome de gênero do dinossauro, sendo o epíteto específico uma homenagem à família Meeker, que apoiou o começo da carreira de paleontólogos iniciantes do museu. O resultado do estudo sobre este dinossauro foi publicado na Nature Communications.
O animal, que deveria pesar 4 toneladas aproximadamente, foi encontrado em 2008 e o processo de escavação demorou 3 anos. A paleontóloga Lindsay Zanno do Museu de Ciências Naturais da Carolina do Norte e Peter Makovicky do Field Museum de Chicago, encontraram os primeiros ossos fossilizados negros aparecendo em um barranco durante uma saída de campo e no decorrer de três temporadas de escavação conseguiram recuperar um esqueleto parcial do animal, que parece ser um exemplar juvenil.
Isso sugere que Siats poderia ser ainda maior do que estimado para este exemplar, se completamente desenvolvido, alcançando talvez o tamanho do Acrocantossauro ou maior, só seria possível saber com exatidão se mais restos forem encontrados.
O Acrocantossauro data de cerca de 120 milhões de anos, enquanto que o Tiranossauro rex viveu há cerca de 60 - 65 milhões de anos. Mas o período entre estas duas épocas ainda é pouco estudado por falta de material fóssil, pouco se sabe sobre os predadores de topo dessa época na América do Norte. Alguns poucos tiranossaurídeos menores e outros terópodes pequenos são conhecidos, mas o Siats vem preencher essa lacuna, ajudando a ver que tipo de animal viveu nesse período, por volta de 100 milhões de anos.
O paleontólogo Michael D'Emic da Universidade de Stonybrook, afirma que o achado do Siats comprova que os carcharodontossaurídeos dominaram a América do Norte por 20 milhões de anos a mais do que se imaginava.
Ele deveria ser o predador de topo do seu hábitat, o que levou os pesquisadores a acreditar que nessa época os tiranossauros ainda não haviam adotado o posto de carnívoros dominantes. Após o desaparecimento destes predadores maiores do grupo do Siats, os tiranossauros finalmente ficaram livres para se tornar os principais predadores da América do Norte. Aos poucos as lacunas vão sendo preenchidas, os ecossistemas completados e segundo Zanno, eles pretendem descobrir em detalhes o máximo possível sobre esses ecossistemas do Cretáceo médio, ainda pouco estudados, ajudando a completar o quadro ecológico que está por enquanto, em branco.

Siats e pequenos tiranossaurídeos
© Julio Lacerda




0 comentários :