Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Resenha: Livro "National Geographic Prehistoric Mammals" (Alan Turner)

© Ikessauro
Se você tem acompanhado o Ikessauro recentemente deve ter lido a minha última resenha, do livro "Dinossauros" escrito por Paul Barret. Aquele livro foi originalmente lançado com a marca da National Geographic nos Estados Unidos e faz parte de uma curta série, com apenas mais um exemplar, o "National Geographic Prehistoric Mammals". Mesmo se você não entende nada de inglês é fácil de entender o assunto do livro, que é mamíferos pré-históricos. A obra foi escrita por Alan Turner. Infelizmente essa publicação jamais foi traduzida para o português brasileiro e publicada aqui no país, por isso adquiri uma cópia da edição estadunidense, em inglês obviamente, sobre a qual pretendo discorrer um pouco nesta breve resenha. Clique em "Leia Mais" e aproveite o texto e quem sabe compre o livro se o achar interessante.
Muitos escritores quando publicam uma obra utilizam ilustrações e fotografias em seus livros e embora os artistas sejam creditados e recebam as devidas compensações financeiras, o leitor em si raramente presta atenção no nome do artista, o qual permanece no quase completo anonimato.
© Ikessauro
Na área da paleontologia ilustrações têm especial importância, fazendo uma ponte entre o conhecimento técnico publicado pelo cientista e o público leigo, que tem interesse superficial nessa ciência, assim permitindo maior assimilação do conteúdo. Para ser sincero, a paleontologia jamais seria uma ciência tão popular e interessante ao leigo sem a paleoarte, pois a maioria dos aficionados por paleontologia entraram na área porque um dia viram desenhos ou estátuas e até brinquedos de seres extintos. O conteúdo técnico é complexo e extenso e não atrai muitos olhares e interesses do sujeito comum em um primeiro momento. Portanto é justo falarmos do ilustrador do livro aqui resenhado.
© Ikessauro
Enquanto que o primeiro livro sobre dinossauros foi ilustrado por Raúl Martín, um excepcional paleoartista, esse de mamíferos foi ilustrado por alguém não menos competente e talvez um dos melhores ilustradores atuais de mamíferos extintos, o paleoartista Mauricio Antón. Uma curiosidade é que, coincidentemente (ou não) ambos os artistas são espanhóis.
© Ikessauro
Assim como o livro de dinossauros já vale o investimento somente pelas belas gravuras de dinossauros, esse livro sobre mastofauna extinta está recheado de pinturas lindíssimas, extremamente bem produzidas e com alto nível de acurácia científica, pois com uma rápida busca online podemos ver que o artista é muito empenhado em estudar os animais que retrata e inclusive contribui bastante nas pesquisas científicas.
© Ikessauro

De volta ao livro em si, o acabamento dele é de primeira, capa dura, com uma sobre capa (em inglês dust jacket) para proteger a capa em si do pó ou de qualquer outro possível dano. Tanto um quanto o outro são ricamente ilustrados com uma paisagem colorida pintada pelo artista.
© Ikessauro
O livro contém 192 páginas impressas em papel muito bom, grosso e com qualidade gráfica excelente, afinal as belas imagens e o texto foram impressos com tinta e resolução ótimas em um volume de aproximadamente 27 centímetros de altura por 21 de largura, tamanho padrão A4. Lembrando que o idioma do meu exemplar é o inglês estadunidense, o qual imagino ser o idioma original da publicação, que data de 2004.
© Ikessauro
Comparando ao livro de dinossauros da mesma série, este não deixa a desejar, inclusive em estruturação é muito similar e não menos interessante. O conteúdo é estruturado em uma introdução ao mundo dos mamíferos extintos, com abordagem de temas como o que são fósseis, como é reconstruída a aparência dos animais, sua classificação entre outros temas chave bem básicos na paleontologia.
© Ikessauro
A partir daí o livro aborda os grupos de mamíferos desde os mais primitivos aos mais recentes, sem deixar nenhum de fora. Vários gêneros são ilustrados, em cada página é apresentado um texto informativo sobre o grupo e alguns gêneros, em alguns casos há um mapa mostrando o local dos achados e para comparações de tamanho dos animais existe uma silhueta humana bem fraca no fundo da página, com as ilustrações dos animais em escala correspondente..
© Ikessauro
Este livro é muito recomendado aos interessados em paleontologia que buscam algo mais do que dinossauros, pois dará uma boa noção da diversidade enorme de mamíferos que existiram no planeta e também permitirá que se conheça a origem e evolução de muitos grupos modernos.
© Ikessauro
Do mesmo modo que o livro dos dinossauros, este apresenta entre as páginas de conteúdo algumas ilustrações de página inteira, que de fato ocupam duas páginas formando uma espécie de mini pôster, geralmente com uma legenda na borda direita da imagem explicando do que se trata. Eu altamente recomendo o livro para quem consegue ler inglês e quem ainda não tem o domínio do idioma aqui está um bom motivo para aprender, e uma ótima ferramenta para praticar tradução e interpretação textual.
© Ikessauro
Infelizmente, como já mencionei, o livro não está disponível em larga escala no país, algumas livrarias oferecem serviço de importação de livros, por isso talvez seja possível encomendar nestes estabelecimentos. Outra opção é a compra pelo site Amazon dos Estados Unidos. Uma edição nova lacrada dessa obra custa em média 15 - 20 dólares mais frete, o que deve totalizar algo em torno de 70 a 100 reais dependendo da cotação do dólar e métodos de pagamento utilizados.
© Ikessauro
Se tiver a oportunidade não deixe de adquirir este livro, recomendo 100% pela sua qualidade de conteúdo e acabamento primoroso. Vai ficar encantado com os diversos animais estranhos e familiares que habitaram o planeta durante e após a era dos dinossauros .Se você curtiu a resenha, compartilhe este post com seus amigos interessados em paleontologia, nas mídias sociais ou até por e-mail, é um modo muito simples de apoiar o trabalho que faço no blog.
© Ikessauro

1 comentários :

Ale Ferreira disse...

O livro parece ótimo! Se mantiver o nivel do primeiro da serie já vale a compra. Estou encomendando o meu neste exato momento.
Vai ser o segundo livro que compro/leio graças a uma resenha neste site. O meu primeiro foi "Dinossauros" de David Norman, que muito provavelmente seja o melhor livro que jáli sobre o assunto.
Obrigado por mais essa incrível descoberta!