Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



domingo, 14 de setembro de 2014

É verdade que o Espinossauro viveu no Brasil? [UPDATE 14/09/14]

Spinosaurus

Não é raro eu estar usando o Facebook que é a rede social em que sou mais ativo quando me deparo com perguntas de curiosos ou leitores querendo saber o seguinte: "É verdade que o Espinossauro viveu no Brasil?" E aí, é verdade ou não é Patrick? Vamos então à resposta clicando em "Leia Mais" aqui abaixo.

Inicialmente minha resposta seria um simples e direto não! Mas parece que a coisa não é tão simples assim. Este artigo originalmente afirmava que o Spinosaurus não viveu no Brasil, porém uma contribuição do paleontólogo Felipe Alves Elias, via Facebook, sugeriu que existem indícios, embora fragmentários (dentes) de Spinosaurus no nosso país.
Seria então possível dizer que o Espinossauro vivia no Brasil? Talvez sim. Mas se você ainda não entendeu direito essa história e quer saber em detalhes o porque dessa confusão, continue lendo!
A realidade é que se você procurar na internet e em certas publicações não especializadas em paleontologia encontrará afirmações de que dentre os vários dinos encontrados no nosso país está o Espinossauro.
Isso, eu pensava ser um erro, um engano perpetuado por leigos em paleontologia devido à falta de pesquisa adequada na hora de produzir conteúdos para publicação. Parece que eu mesmo é que estava precisando pesquisar mais.
A partir das leituras que fiz no decorrer de tantos anos, jamais tinha visto afirmação concreta do gênero Spinosaurus no Brasil. Portanto, assumi que "erro" em afirmar isso ocorria por várias fatores, um deles e o mais comum é que o sujeito que estaria escrevendo a matéria não entende muito de nomenclatura zoológica e por isso não diferencia nome de espécie de nome de gênero, ou mesmo de nome de grupos mais abrangentes como classe, família etc.
Paleontólogos já descobriram no Brasil fósseis de dinossauros carnívoros aparentados do Espinossauro, sendo eles o Irritator, o Angaturama e o Oxalaia. Alguns dizem que o Irritator e o Angaturama são a mesma espécie, mas isso é uma história para outra hora.
O que ocorre é que por pertencer à mesma família esses dinossauros são denominados pelos paleontólogos como Espinossaurídeos, ou seja, dinossauros da família do Spinosaurus.
Outro fator que contribui (assim eu pensava) para o engano é a má interpretação da palavra do inglês "Spinosaurs". Ela significa "espinossauros" no sentido geral da palavra, se referindo ao grupo dos espinossaurídeos e não a uma espécie em particular.
De tanto ver erros em publicações na mídia brasileira, supus que quando um jornalista decide postar uma matéria sobre dinossauros sempre acha legal mencionar dinossauros do Brasil e busca fontes de pesquisa que inevitavelmente levam a sites e livros estrangeiros na maioria em inglês. O problema apareceria na tradução do termo "Spinosaurs", que em vez de ser transcrito como "espinossaurídeos" é entendido como Espinossauro. É fácil entender o erro, pois a diferença entre as palavras em inglês é de uma única letra U.
Ainda pensando que o Spinosaurus não teve registros encontrados no país, pensei que um possível motivo seria que o editor da matéria até entendia a diferença, mas com receio de que a matéria fique muito técnica e extensa ou que o público alvo do texto não entenda, prefere adaptar simplificando e cai nesse erro de tradução.
Porém, seguindo as sugestões de leitura oferecidas por Felipe A. Alias percebi que alguns trabalhos referem dentes de terópodes encontrados na Laje do Coringa, na Formação Alcântara, estado do Maranhão a Spinosaurus sp. com base em similaridades morfológicas observadas por comparações do material coletado com as descrições originais de Stromer (1915).
Os fósseis brasileiros estão na Universidade Federal do Maranhão sob os números UFMA 1.20.070, UFMA 1.20.443, UFMA 1.20.444 SL, totalizando de acordo com Medeiros, (2006) 275 dentes incluindo exemplares completos e fragmentários.
Lembrando que recentemente foi descrito o Oxalaia, um predador do mesmo grupo e de tamanho quase igual ao do Spinosaurus africano. Estes dentes poderiam ser do Oxalaia? Difícil dizer, uma vez que este dino é baseado em fósseis bem precários, somente uma ponta de focinho com alguns poucos dentes.
Então, que conclusão chegamos no final deste texto? Sim, podemos afirmar com algumas ressalvas que o Espinossauro pode ter vivido no Brasil e que existem pelo menos dentes fósseis indicando isso. O que podemos fazer é esperar e torcer que novos achados fósseis no país esclareçam a dúvida, com restos mais completos que os que temos disponíveis no momento.
Espero ter esclarecido essa dúvida, se você tiver mais questões acesse a página do Ikessauro no Facebook, curta e deixe um comentário lá com sua pergunta, farei o possível para responder!



0 comentários :