Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

Giganotosaurus

© Todd Marshall



O maior dinossauro do grupo dos Terópodes encontrado no hemisfério Sul foi o Giganotosaurus carolinii, nome que provém do Grego Antigo, Giga = gigante, Notos = vento sul e Saurus = lagarto, o que é entendido como "Lagarto Gigante do Sul". O nome foi escolhido por Ruben Carolini, um paleontologista amador, que encontrou os fósseis em 1993 na Formação do Rio Limay, daí o nome da espécie ser carolinii, uma homenagem ao descobridor. Em 1995 os paleontólogos profissionais, Rodolfo Coria e Leonardo Salgado, que ajudaram nas escavações do animal, descrevem-no formalmente com um artigo na revista Nature, apresentando-o como o maior Terópode do hemisfério Sul e talvez do mundo.
Aparência do Giganotosaurus
© John Burris
O fóssil de Ruben Carolini, que foi considerado o Tipo da espécie, estava bem preservado, chegando a ter 70% dos ossos conservados, incluindo um crânio de 1,80 metros, pernas, vértebras, púbis e pelvis, o que permitiu uma boa descrição e reconstituição do animal, que teve seu tamanho estimado em 12,5 metros de comprimento. Mas o solo da Patagônia reservava mais um tesouro a ser descoberto, que não tardou a ser encontrado. Um novo fóssil do animal, que era maior que o anterior, cerca de 8% mais grande, com um crânio estimado de 1,95 metros, sendo talvez o maior dentre os dinossauros carnívoros. Seu comprimento total foi estimado em 13,2 metros e cerca de 5.2 toneladas, o que o transformou no novo superpredador da era Mesozóica, muitos paleontologistas e admiradores da paleontoliga admiravam o animal, pois é maior ainda que o Tyrannosaurus rex, mesmo que por apenas 1 metro de diferença.
Comparação entre Giganotosaurus e Tyrannosaurus
©
Greg Paul

No entanto o Terópode sul-americano tinha um cérebro bem menor que os Tiranossaurídeos, além de dentes menores e mais "regulares", ou seja, quase todos do mesmo tamanho. Enquanto o T.rex tinha dentes bem maiores, talvez os maiores já conhecidos, porém mais "irregulares", de tamanhos variados. Assim como o predador americano, o Giganotosaurus tinha uma cavidade olfativa grande, indicando um aguçado olfato, além de ser relativamente veloz, segundo Blanco e Mazzetta podia correr a uma velocidade de 49 quilômetros por hora.

© Joe Tucciarone
O Giganotosaurus pode ser classificado como um Terópode, da família Carcharodontosauridae, a qual abriga a subfamília Giganotosauridae, criada para abrigar este dinossauro e seu parente mais próximo o Mapusarus.
Assim como outros terópodes o Giganotossauro era carnívoro, usava de suas garras, dentes e velocidade para capturar presas como os Iguanodontídeos ou outros animais menores que viviam junto com ele no Cretáceo Inferior da Argentina.
Giganotosaurus atacando Telenkauen
© BBC
No entanto próximo ao local exato dos fósseis do Giganotossauro, foram encontrados fósseis de dinossauros Saurópodes, o que talvez indique que ele caçasse estes animais, mesmo que tivessem mais que o dobro do seu tamanho. Como diz o dito popular, "A união faz a força", o "Lagarto Gigante do Sul" deve ter adotado este sistema para atacar presas de grande porte, como o Argentinossauro. Mesmo grande, um Giganotossauro não poderia matar um Argentinosaurus adulto, então com ajuda de outros Giganotossauros eles perseguiam a presa e aos poucos iam enfraquecendo-a com mordidas, até que esta não pudesse mais reagir.


Giganotossauros caçando em bando
© Todd Marshall
Brigas entre os membros da mesma espécie deveriam ser raras na Patagônia do Cretáceo, mas não quer dizer que não acontecessem. Talvez os grandes carnívoros lutassem entre si, por território ou por direito de acasalar com uma fêmea. Como parecem ter vivido em bando, talvez estes predadores, os machos, lutassem para definir o quem seria o líder do grupo.
Giganotossauros, uma Luta de Titãns
© Bruno Hernandez
Os restos originais desde enorme carnívoro estão na Argentina, no Museu Municipal de Carmen Funes, junto com tantos outros achados da região, mas réplicas de seu esqueleto estão espalhadas em museus do mundo todo!
Réplica do Giganotosaurus no museu de Sidney - Austrália
©
Darrick Chiu

Graças ao seu tamanho avantajado, maior que o do T.rex, o lagartão sul-americano ganhou o gosto do público, sendo cada vez mais reconhecido na mídia, como por exemplo nos documentários sobre a vida dos dinossauros. Uma destas produção é o programa Caminhando com os Dinossauros Especial, episódio Terra de Gigantes, onde Nigel Marven visita a Argentina no Cretáceo inferior e encontra o grandalhão caçando um Iguanodontideo chamado Telenkauen, e até um Argentinosaurus, porém com a ajuda de um bando. Inclusive Nigel é atacado por um Giganotosaurus, mas sua sorte é ter um jipe com que pode correr bem mais que o animal.
Giganotosaurus de Land of Giants
© BBC
Outro documentário que mostra este dinossauro é o Dinossauros - Gigantes da Patagônia, lançado pela IMAX, mas indisponível em DVD no Brasil.
Giganotosaurus de "Dinossauros - Gigantes da Patagônia" © IMAX
Em jogos também é famoso, conhecido de Dino Crisis 2, é mostrado como o " Chefe Final" do jogo, sendo seu tamanho exageradamente aumentado, de seus normais 15 metros para 20 metros de comprimento, tornando-o capaz de matar um T.rex com apenas uma mordida. Mas a fama do maior carcharodontosaurídeo não vai ficar por aí não, cada vez mais tem ganhado espaço na mídia, sendo que ira fazer uma aparição na série de TV britânica Primeval, na 3º temporada prevista para 2009, onde conseguirá chegar a uma cidade por meio de falhas no tempo/espaço, conhecidas na série como "anomalias". Infelizmente para a fama deste animal, logo depois dele ter sido anunciado como o maior dos dinossauros carnívoros, a hipótese de que o Spinosaurus tivesse em torno de 17 metros foi confirmada, porém nem isto o deixou menos imponente.


Fontes

10 comentários :

Netinho disse...

O giganotossauro era um grande terópode de cerca de 11-13.5 metros de comprimento mas não supera o t.rex pois os maiores fosseis de "gigas" tem 12.2 , 12.5 e o maior 13.2 enquanto do t.rex são os maiores com 11-15 metros de comprimento .(e provavelmente um de 16.8 metros de comprimento)

Cesar Gabriel disse...

Pelo que eu vi, Apenas um Giganotossauro maior que o Tiranossauro Rex foi encontrado, porém depois foram descobertos outros Giganotossauros só que, menor que o Tiranossauro Rex, tendo só 5 metros de altura e 13 de comprimento.

Patrick disse...

Nล†รµ Dяลφиээℓ

Um Giganotossauro maior já é prova suficiente de que ele era maior que o T.rex. E com 13 metros, qualquer Giganotossauro era maior que Sue, o maior T.rex encontrado com 12,8 metros.

Netinho disse...

Eu vi em vários sites que existem espécimes de T.rex's de mas de 13.8m...se quiser deiuxo até os links...

Anônimo disse...

o giga é demais realmente, u vi no G1 que em novembro deste ano eles encontraram um fóssil que deveria ser apnas um pedaço de um crânio de carcharodontosaurideo. Provando que esses animais também viveram aqui, pelo pedaço ser o unico achado é ímpossível colocar o animal em um gênero existente ou colocar em um novo gênero, mas pelo que vi o animal deve ter medido de 12 a 13 metros, ou seja mais um dinossauro gigante no Brasil que pode seuperar o T-rex que tem até 13 metros

Unknown disse...

Ele tbm viveu no brasil ?

Gustavo disse...

Bela postarem, mais 15 metros? A média do giganotosaurus é 13 Patrick, o fóssil quase coleto prova isso, você baseia o tamanho no t-rex em Sue, então por que você também não faz o mesmo com o giga? Não tem porque ou lógica agora em sua postagem, se analisar os dois fósseis a média seria de 13 metros, nada mais que isso, como a média do t-rex que seria 12 após anos de estudos e achados fósseis deste. Só acho que isso valeria para o Giganotosaurus, que nunca nem chegou na casa dos 14 metros, nem do 13,5 ,agora imagine na casa dos 15? Apenas análise os fósseis e a database do teropodes tido com um sistema métrico mundial da paleontologia, e verá que ele tem "apenas" 13 metros, digo isso, em comparação com o Tiranossauro, é apenas um metro, e Sue nunca foi o maior T-rex,nunca viu fragmentos de tiranossauro que o jogam na casa dos 14? Do mesmo jeito que colocou o tambor do giganotosaurus na suposições máximas de seu tamanho, que não sei porque colocam na casa dos 15, do T-Rex essas suposições são 14, ja que são os dois maiores teropodes, o mais pesados, com 1 metro apenas de diferença... Apenas uma observação real,e só por curo ti ajudar sempre. Fora o seu tamanho exagerado nada de errado suas postagem possui, ah, a altura também, 5,5? Sério isso? Giganotosaurus foi tido menor que o T-rex em altura, outro erro sempre cometido,mas isso é normal, sempre existem erros, e sobre o Carcharodontosaurus, são suposições nada mais,e mesmo ela, não o fazem passar da casa dos 13 metros também, suposições e hipóteses de 14, e nem sempre estimativas estão certas, a ciência já provou várias vezes que está errada como você sabe ...abraços

Unknown disse...

Giganotossauro foi um dos meus favoritos quando eu era criança. Sempre achei ele imponente, sem contar que viveu aqui na America do Sul.
Patrick me tira uma dúvida, algumas pessoas dizem que ele poderia ter 6 metros de altura por causa do crânio dele, é só teoria isso? Você estimou 5,5 de altura, já li vários livros dizendo isso, alguns dizem que era menor também, fico confuso. Sobre a estimativa, acho que ele variava sempre entre 12 e 14 metros, ou estou errado?
E acho cômico a galera SEMPRE comparar os maiores terópodes com o T.rex, qual é, não sabem admitir que existiram terópodes MAIORES do que o Rex?Carcha, Spino, até o Giga era estimado ter 1 metro a mais que o Rex, mas mesmo assim, era maior. Acho muito engraçado galera tentar desmerecer outros terópodes em favor de um "favorito".

Unknown disse...

Igor, é só ESTIMATIVA do Rex possuir mais de 13 metros. Da mesma forma que estimam que o Spino chegava a 18 metros. Isso vária conforme individuos. E o Giga era maior que a Sue sim, pelo menos as comparações dos esqueletos de 1 espécime de um Giga de 13 metros com a Sue, sim. Logo, as chances do Giga ser maior pelo menos 1 metro, eram altas. O rex não é o maior terópode, tem vários outros terópodes do mesmo tamanho ou maior que ele.

Patrick disse...

Diego, muito bons seus comentários, concordo com muito do que vc disse. Realmente, estimativas de dinos variam muito. Há fontes que citam a altura com base no topo da cabeça, outros medem no topo do quadril, o que dá mais baixo. Enfim, sempre gira entre 12 e 15 metros de comprimento o Giga e 4 a 6 de altura.